17 C
Belo Horizonte
sex, 11 julho 25

Sérgio Pererê repudia vídeo racista após show em Ouro Preto

O cantor e compositor mineiro Sérgio Pererê publicou nesta quinta-feira, 6/10, em seu perfil no Instagram, nota de repúdio a um vídeo que o ataca por conta de uma apresentação realizada no “Festival de Fado”, na cidade histórica de Ouro Preto (MG). Postado na mesma rede social, em uma página intitulada “Guerreiros da Santa Igreja”, o vídeo faz críticas em tom agressivo ao show do multiartista, realizado dentro da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no dia 1/6.

A narradora, que não se apresenta, chama a apresentação de “profanação da Igreja Católica” e questiona a legitimidade da presença de Pererê dentro da igreja, por não se tratar de um “artista cristão”. “Ele se diz espiritualista, mas as músicas dele são indicadas ‘Samba de Preto Velho’, ‘Conversas de Terreiro’, entre outras barbaridades”, afirma em referência a faixas de “Samba de Preto Velho”, último álbum do artista, lançado no ano passado.

“É evidente e revoltante como o discurso do vídeo é impregnado de racismo e intolerância religiosa, motivo pelo qual manifesto publicamente o meu repúdio”, sublinha o Pererê na nota de repúdio. “Enquanto artista negro, filho de benzedeira e rei no Congado, é muito legítimo ocupar o espaço de uma igreja. Afinal, é sabido que as joias das cidades históricas de Minas Gerais foram construídas com a força, o coração e o sangue dos meus ancestrais”, completa.

Leia aqui a nota de repúdio na íntegra

Mantendo uma produção de alto nível, Sérgio Pererê lançou, em 2024, “Samba de Preto Velho”, quarto disco da carreira e primeiro dedicado ao samba. O trabalho sucede “Canções de Outono” (Natura Musical), primeiro álbum do mineiro dedicado à temática do amor e gravado junto a 14 cantoras, incluindo Mônica Salmaso, Fernanda Takai e Letrux. Ainda no ano passado, o multiartista mineiro lançou “Sérgio Pererê e Bloco Oficina Tambolelê”, que comemora os 25 anos do Tambolelê, um dos precursores dos blocos afro em Minas Gerais; e “Bentu”, gravado com a cantora e violonista paulista Badi Assad.

Cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical, Pererê é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. Sua poesia entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e em países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina. Sérgio Pererê considera-se amadrinhado pelas raízes banto de Minas.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Mercado de cafeterias em Minas Gerais em plena efervescência

O café, que por séculos esteve intrinsecamente ligado à...

Salão do Móvel Brasil apresenta tendências e novidades

Belo Horizonte está recebendo até o próximo dia 11...

Cemig alerta sobre riscos com rede elétrica nas férias

Empresa orienta pais e responsáveis sobre medidas simples que...

Construtora e cidade são condenadas por morte de criança

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de...

Le Creuset chega a Belo Horizonte e inaugura loja própria

Visando aumentar ainda mais sua relação com os consumidores...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui