23.1 C
Belo Horizonte
sáb, 17 janeiro 26

Autor mineiro revela todos os bastidores da presidência

O ar não foi isento de tensão, mas a democracia foi fortalecida graças aos dois personagens "abertos ao imprevisível" e suas respectivas expressões.

Qual a diferença entre Fernando Henrique Cardoso chegar ao Lula em 2003 e Jair Bolsonaro entrar para o Lula 20 anos depois? O ar não foi isento de tensão, mas a democracia foi fortalecida graças aos dois personagens “abertos ao imprevisível” e suas respectivas expressões.

“Nos Bastidores da Política” ajuda você a entender melhor o curso da história e refletir sobre os eventos que levaram um país a viver momentos tão contrastantes em seu desenvolvimento recente. a escritora e jornalista Mona Dorf são os bastidores revelados na rica exposição de Eles não são loucos, de João Borges. O encontro será no Teatro da Urca Espaso Cesc no dia 5 de maio, às 17h30, durante a programação da FLIPOÇOS em Poços de Caldas. Esta é a primeira vez que Borges fala sobre o livro em um evento público.

Veja imagens inéditas, incluindo uma conversa amigável entre Lula e a família FHC no Palácio do Planalto enquanto se aguarda a chegada do próximo presidente em 2003. quem sobe a rampa Uma cena bem diferente do clima de conflito que ocorria na época da posse, em janeiro.

Na época dessa transição histórica, Borges era assessor de imprensa do Banco Central e tinha amplo acesso a reuniões sigilosas. Para escrever este livro, ele revisitou suas memórias da época e concedeu várias entrevistas.

Entre outras boas histórias, Borges vai relembrar o primeiro encontro entre os dois políticos. Após receber sinal positivo do mensageiro, FHC ligou para Lula e marcou uma reunião no Palácio da Alvorada, convidamos o então governador Christobam Bouark. Depois disse a Lula: “Venha ver onde você vai morar um dia.” Vinte anos depois, o presidente é o mesmo, mas o país ainda se recupera da turbulência política.

As mesas poderão ser acompanhadas pelo Youtube da FLIPOÇOS: @flipocos-pc

Sobre o autor

João Borges formou-se em jornalismo pela UnB. De 2003 a 2020 foi repórter e comentarista de economia da GloboNews. No portal G1, assinou o Blog do João Borges. De 2000 a 2002 foi chefe de comunicação do Banco Central. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal de Brasília, na revista IstoÉ e na TV Bandeirantes. Também foi comentarista de economia na Rádio CBN. Em 2017, eleito jornalista de economia do ano pela Ordem dos Economistas do Brasil. Hoje, é diretor de Comunicação da Febraban. É autor, em coautoria com Claudia Safatle e Ribamar Oliveira, do livro Anatomia de um desastre, finalista do prêmio Jabuti. É mineiro de Pirajuba.

Sobre Mona Dorf

Tem uma consagrada trajetória na televisão e no rádio. Iniciou sua carreira como repórter de cultura no projeto Abril Vídeo, da Editora Abril, em São Paulo, passando logo para a TV Globo, TV Cultura, TV Manchete, Record e Canal Ideal, com programação dedicada ao mundo corporativo. Em todos elas, atuou como repórter e âncora no telejornalismo. Apresentou o Opinião Nacional ao lado de Heródoto Barbeiro, na TV Cultura. O Jornal da Globo e SP TV e Jornal da Manchete. Voltou-se para a internet, quando a nova mídia surgiu. Em 2010 lançou o livro “Autores e Ideias”, pela editora Benvirá, reunindo algumas das entrevistas realizadas com escritores brasileiros durante seu programa de rádio. O envolvimento com a literatura brasileira levou-a a acompanhar de perto os principais festivais de literatura do país: Flip, Fliporto, A (o) Gosto das Letras, Festival da Mantiqueira, onde mediou diversas mesas com os autores. Atua em eventos corporativos como Mestre de Cerimônia, Moderadora de debates e fóruns, em vídeos e locuções institucionais. Atuando hoje na comunicação da Febraban.

Mais informações sobre a programação do festival em Link.

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Mostra de Cinema de Tiradentes 2026: veja a programação

A cidade histórica de Tiradentes volta a ser a...

Buritis Folia anuncia sua programação para o carnaval 2026

O carnaval de Belo Horizonte atrai cada vez mais...

Fagner traz nova turnê ao Palácio das Artes em março

Belo Horizonte recebe em março um dos maiores nomes...

Mineiros brilham na Orquestra Jovem Sesc Brasil em 2026

Os jovens mineiros Lucas Afonso Silva, 15 anos, e...

Amanda Birchal: a nova aposta da música brasileira em Minas

A nova cena da música brasileira ganha um reforço...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui