29.2 C
Belo Horizonte
sex, 01 março 24

Autor mineiro revela todos os bastidores da presidência

O ar não foi isento de tensão, mas a democracia foi fortalecida graças aos dois personagens "abertos ao imprevisível" e suas respectivas expressões.

Qual a diferença entre Fernando Henrique Cardoso chegar ao Lula em 2003 e Jair Bolsonaro entrar para o Lula 20 anos depois? O ar não foi isento de tensão, mas a democracia foi fortalecida graças aos dois personagens “abertos ao imprevisível” e suas respectivas expressões.

“Nos Bastidores da Política” ajuda você a entender melhor o curso da história e refletir sobre os eventos que levaram um país a viver momentos tão contrastantes em seu desenvolvimento recente. a escritora e jornalista Mona Dorf são os bastidores revelados na rica exposição de Eles não são loucos, de João Borges. O encontro será no Teatro da Urca Espaso Cesc no dia 5 de maio, às 17h30, durante a programação da FLIPOÇOS em Poços de Caldas. Esta é a primeira vez que Borges fala sobre o livro em um evento público.

Veja imagens inéditas, incluindo uma conversa amigável entre Lula e a família FHC no Palácio do Planalto enquanto se aguarda a chegada do próximo presidente em 2003. quem sobe a rampa Uma cena bem diferente do clima de conflito que ocorria na época da posse, em janeiro.

Na época dessa transição histórica, Borges era assessor de imprensa do Banco Central e tinha amplo acesso a reuniões sigilosas. Para escrever este livro, ele revisitou suas memórias da época e concedeu várias entrevistas.

Entre outras boas histórias, Borges vai relembrar o primeiro encontro entre os dois políticos. Após receber sinal positivo do mensageiro, FHC ligou para Lula e marcou uma reunião no Palácio da Alvorada, convidamos o então governador Christobam Bouark. Depois disse a Lula: “Venha ver onde você vai morar um dia.” Vinte anos depois, o presidente é o mesmo, mas o país ainda se recupera da turbulência política.

As mesas poderão ser acompanhadas pelo Youtube da FLIPOÇOS: @flipocos-pc

Sobre o autor

João Borges formou-se em jornalismo pela UnB. De 2003 a 2020 foi repórter e comentarista de economia da GloboNews. No portal G1, assinou o Blog do João Borges. De 2000 a 2002 foi chefe de comunicação do Banco Central. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal de Brasília, na revista IstoÉ e na TV Bandeirantes. Também foi comentarista de economia na Rádio CBN. Em 2017, eleito jornalista de economia do ano pela Ordem dos Economistas do Brasil. Hoje, é diretor de Comunicação da Febraban. É autor, em coautoria com Claudia Safatle e Ribamar Oliveira, do livro Anatomia de um desastre, finalista do prêmio Jabuti. É mineiro de Pirajuba.

Sobre Mona Dorf

Tem uma consagrada trajetória na televisão e no rádio. Iniciou sua carreira como repórter de cultura no projeto Abril Vídeo, da Editora Abril, em São Paulo, passando logo para a TV Globo, TV Cultura, TV Manchete, Record e Canal Ideal, com programação dedicada ao mundo corporativo. Em todos elas, atuou como repórter e âncora no telejornalismo. Apresentou o Opinião Nacional ao lado de Heródoto Barbeiro, na TV Cultura. O Jornal da Globo e SP TV e Jornal da Manchete. Voltou-se para a internet, quando a nova mídia surgiu. Em 2010 lançou o livro “Autores e Ideias”, pela editora Benvirá, reunindo algumas das entrevistas realizadas com escritores brasileiros durante seu programa de rádio. O envolvimento com a literatura brasileira levou-a a acompanhar de perto os principais festivais de literatura do país: Flip, Fliporto, A (o) Gosto das Letras, Festival da Mantiqueira, onde mediou diversas mesas com os autores. Atua em eventos corporativos como Mestre de Cerimônia, Moderadora de debates e fóruns, em vídeos e locuções institucionais. Atuando hoje na comunicação da Febraban.

Mais informações sobre a programação do festival em Link.

 

Posts Relacionados

Evento inédito que reúne música ao vivo na sala de cinema

Os amantes do choro podem comemorar: no sábado, 02 de...

Nota de esclarecimento – BH Stock Festival (Stock Car em BH)

As empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do...

Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios...

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui