25.4 C
Belo Horizonte
dom, 11 janeiro 26

Varejo mineiro cresce, mas segue abaixo da média nacional

O volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais registrou um aumento de 0,1% em fevereiro, em comparação ao mês anterior, segundo análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base em dados do IBGE. Apesar do crescimento, o desempenho ficou abaixo da média nacional, que registrou alta de 0,5% no mesmo período.

Na comparação com fevereiro de 2024, o varejo mineiro expandiu 2,2%, um desempenho inferior ao apresentado no ano anterior (6,8%). No contexto nacional, o crescimento foi de 1,5%. No acumulado do ano, Minas Gerais registra alta de 3,2%, superando a média nacional (2,3%). Nos últimos 12 meses, o estado acumula avanço de 2,9%, contra 3,6% no país.

“O setor de comércio em Minas Gerais demonstra resiliência, com crescimento nas vendas do varejo, mas em ritmo inferior ao distribuído no Brasil”, afirma a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves. “Alguns setores específicos, como equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação, apresentaram desempenho positivo, impulsionando o resultado. A inflação dos alimentos acrescido do maior nível de individualização, promove redução do consumo em diversos setores, mas o aquecimento do mercado de trabalho mantém a economia com perspectivas positivas”.

Uma análise da Fecomércio MG também avaliou o desempenho do comércio ampliado, que inclui veículos e materiais de construção. Em fevereiro, o setor registrou desaceleração de 0,9% em Minas Gerais, e de 0,4% no Brasil, na comparação mensal. No entanto, no acumulado do ano, Minas Gerais superou a média nacional, com alta de 2,8% contra 2,3% do país.

“O setor de veículos, motocicletas, peças e peças tem se destacado em Minas Gerais, com crescimento expressivo tanto no acumulado do ano quanto nos últimos 12 meses”, destaca Fernanda Gonçalves. “Esse desempenho positivo reflete a confiança do consumidor e o bom momento do setor automotivo no estado”.

A economista ressalta ainda que o desempenho do comércio ampliado nos últimos 12 meses demonstra a solidez do setor em Minas Gerais. “O crescimento de 1,5% no estado, impulsionado pelo bom desempenho dos setores de veículos e materiais de construção, indica que o comércio mineiro segue em trajetória de crescimento”, completa.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH Airport é um dos dez aeroportos mais pontuais do mundo

Com localização estratégica e um dos principais hubs do...

Camarote Salvador divulga line-up completo

A menos de 40 dias para o Carnaval, o...

Saúde mental deixa o campo simbólico e avança

Aplicação da NR1 impulsiona abordagem mais ampla proposta pelo...

Roteiro de férias dos shoppings de BH: atrações para todos

Durante o mês de janeiro, faça chuva ou faça...

UVVA apresenta Bateia: a essência lapidada da Chapada Diamantina

O terceiro blend tinto da vinícola de Mucugê celebra...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui