24.4 C
Belo Horizonte
sáb, 19 abril 25

Varejo mineiro cresce, mas segue abaixo da média nacional

O volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais registrou um aumento de 0,1% em fevereiro, em comparação ao mês anterior, segundo análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base em dados do IBGE. Apesar do crescimento, o desempenho ficou abaixo da média nacional, que registrou alta de 0,5% no mesmo período.

Na comparação com fevereiro de 2024, o varejo mineiro expandiu 2,2%, um desempenho inferior ao apresentado no ano anterior (6,8%). No contexto nacional, o crescimento foi de 1,5%. No acumulado do ano, Minas Gerais registra alta de 3,2%, superando a média nacional (2,3%). Nos últimos 12 meses, o estado acumula avanço de 2,9%, contra 3,6% no país.

“O setor de comércio em Minas Gerais demonstra resiliência, com crescimento nas vendas do varejo, mas em ritmo inferior ao distribuído no Brasil”, afirma a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves. “Alguns setores específicos, como equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação, apresentaram desempenho positivo, impulsionando o resultado. A inflação dos alimentos acrescido do maior nível de individualização, promove redução do consumo em diversos setores, mas o aquecimento do mercado de trabalho mantém a economia com perspectivas positivas”.

Uma análise da Fecomércio MG também avaliou o desempenho do comércio ampliado, que inclui veículos e materiais de construção. Em fevereiro, o setor registrou desaceleração de 0,9% em Minas Gerais, e de 0,4% no Brasil, na comparação mensal. No entanto, no acumulado do ano, Minas Gerais superou a média nacional, com alta de 2,8% contra 2,3% do país.

“O setor de veículos, motocicletas, peças e peças tem se destacado em Minas Gerais, com crescimento expressivo tanto no acumulado do ano quanto nos últimos 12 meses”, destaca Fernanda Gonçalves. “Esse desempenho positivo reflete a confiança do consumidor e o bom momento do setor automotivo no estado”.

A economista ressalta ainda que o desempenho do comércio ampliado nos últimos 12 meses demonstra a solidez do setor em Minas Gerais. “O crescimento de 1,5% no estado, impulsionado pelo bom desempenho dos setores de veículos e materiais de construção, indica que o comércio mineiro segue em trajetória de crescimento”, completa.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Manu Bahtidão brilha em dueto com Bastian Baker

Diretamente da Suíça, Bastian Baker aterrissou com tudo no Brasil essa...

Capital Moto Week celebra 65 anos de Brasília

Brasília, a jovem capital do país, comemora 65 anos...

Guillain-Barré: rara síndrome pode causar paralisia

Uma doença autoimune pode transformar a vida de um...

Bernarda Alba volta aos palcos no Circuito da UFMG

O espetáculo A Casa de Bernarda Alba , do poeta e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui