18.9 C
Belo Horizonte
dom, 26 maio 24

Sábado acontece importante palestra na Academia Mineira de Letras

A palestra é gratuita e acontece no dia 11.05, sábado, no auditório da Academia Mineira de Letras. Parceria da AML com o movimento Quem Ama Não Mata, o projeto segue até novembro com palestras mensais sobre a pauta feminista.

No dia 11 de maio, sábado, a partir das 10h, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe a palestra “O protagonismo da mulher negra, hoje, na educação e na política” com Macaé Evaristo, deputada estadual, doutoranda em Educação, e Luana Tolentino, doutoranda em Educação e escritora. Ambas comprometidas com a pauta feminista e antirracista.

O evento faz parte do terceiro encontro do Ciclo de Debates “Sábado Feministas”, realizado em parceria entre o Movimento Quem Ama Não Mata (QANM) e a Academia Mineira de Letras. A palestra será no auditório da AML com abertura de portões 30 minutos antes do início do evento. Com entrada gratuita e interpretação em Libras, a palestra acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.

Durante palestra, a deputada estadual Macaé Evaristo fala da importância das mulheres negras na política, abordando a desigualdade de gênero e de raça e a trajetória de mulheres negras inspiradoras como Sojourner Truth, Benedita da Silva, Antonieta de Barros e Lélia González. A palestrante traz uma reflexão a partir dos conceitos “feminismo afrolatinoamericano” e “escrevivência na política”.

Já Luana Tolentino apresenta palestra a respeito da importância de se promover uma educação antirracista nas escolas, enquanto elemento primordial para construção de uma sociedade justa e democrática. Apresenta ainda reflexões sobre o que tem significado ser mulher negra no Brasil, sobre os desafios enfrentados por esse grupo social, como também as estratégias encontradas para sobreviver ao racismo.

Sobre Macaé Evaristo

Atuou por 19 anos como professora na rede municipal de Belo Horizonte. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação em BH (2005 a 2012) e no estado de Minas Gerais (2015 a 2018). Como vereadora, atuou por uma cidade educadora e antirracista.  Em 2013 e 2014 foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). Assumiu em fevereiro de 2023 o primeiro mandato como deputada estadual, da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Graduada em Serviço Social e mestre em Educação, é também doutoranda pela UFMG. A parlamentar coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC, atuando em prol da inclusão educacional e da valorização dos professores.

Sobre Luana Tolentino:

É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG. Professora de História da Educação Básica, desde 2008, tem se dedicado à Formação Inicial e Continuada de Professores. É autora dos livros “Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano na discriminação no Brasil” e “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula”.  É pesquisadora do NEIA -Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade/UFMG.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

SERVIÇO

SÁBADOS FEMINISTAS

Com Macaé Evaristo e Luana Tolentino

Palestra “Protagonismo da mulher negra, hoje, na educação e na política ”

11 de maio, sábado às 10h

Local: auditório da Academia Mineira de Letras

(Rua da Bahia, 1466 – Lourdes)

 

Acesso gratuito | abertura de portões 30 minutos antes do evento.

 

Informações para o público:

Instagram @amletras @quem.ama.não.mata

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui