21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Projeto inédito e gratuito “Casa Digital” estreia no cenário carioca

Festival de Cultura Digital, na Rocinha, e um Programa de Capacitação

Projeto sociocultural inédito e gratuito de integração social, cultural, digital, profissional e tecnológica, a “Casa Digital” está chegando ao Rio de Janeiro. Idealizada pela agência de comunicaçãoTrinity e executadaem parceria com o Instituto Consuelo, a iniciativa tem um forte compromisso com a inclusão, formação, transformação e a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A“Casa Digital” engloba duas frentes: oFestival de Cultura Digital, na Biblioteca Parque da Rocinha C4, e oPrograma de Capacitação, que consiste em promover cursos com foco no desenvolvimento prático e técnico para ensinar aos alunos habilidades necessárias para navegar e prosperar na era digital.

Os objetivos do projeto são criar, fomentar, promover e propagar a cultura digital em suas diversas vertentes, apoiar os profissionais da área, ampliar o acesso da população a ela e iniciar os jovens interessados em aprender de forma prática.A “Casa Digital” também tem a finalidade de encurtar a distância existente entre os jovens de comunidade e o universo da tecnologia, os preparando para o mercado de trabalho.

O Festival de Cultura Digital será realizado na Biblioteca Parque da Rocinha C4, na zona sul do Rio, de junho a outubro. Irá promover atividades de integração tecnológica, que incluem os games (GameDev), a arte digital e a música tech, além de workshops de NFT Art e Realidade Aumentada, palestras e oficinas gratuitas sobre o universo de programação.Além disso, os participantes também terão acesso a materiais e temáticas de empreendedorismo à educação financeira.A Biblioteca Parque da Rocinha C4, que é um espaço da Secretaria Estadual de Cultura, é considerada hoje um relevante polo de empreendedorismo dentro da comunidade devido às inúmeras ações promovidase idealizadas pela agência Trinity.

Dentro do Programa de Capacitação, serão oferecidos dois cursos: Formação em Engenharia de Dados e Capacitação em TI. O início das oficinas está marcado para o dia 7 de maio (terça-feira), às 15h00, com o curso Capacitação em Tecnologia da Informação. No dia 11 de maio (sábado), às 14h00, será a 1a aula presencial do curso Formação em Engenharia de Dados. A curadoria dos conteúdos e a administração das master classes ficarão por conta do especialista em finanças e embaixador do projeto, Gilvan Bueno.

Os inscritos precisam estar cursando ou ter concluído recentemente o ensino médio e ter mais de 16 anos.Ao todo serão selecionados por turma 30 alunos, que passaram por um processo seletivo. As aulas acontecerão nos modelos on-line (terças e quintas, de 15h às 17h e de 19h às 22h) e presencial (aos sábados, de 10h às 12h e de 14h às 16h,no polo Tijuca, na Rua Campos Sales, número 55, no bairro da Tijuca, próximo à estação de metrô Afonso Pena, na zona norte do Rio).

Os alunos receberão uma bolsa auxílio e lanches no local das aulaspresenciais. Aspessoas interessadas em obter mais informações sobre a Casa Digital podem acessar o site:casadigital.cc.

A “Casa Digital”também visa estabelecer um centro tecnológico que atue comoum catalisador para a inclusão digital e a inovação. Por meio de atividadesinterativas e educativas, os alunos serão introduzidos ao mundo digital de uma maneira que estimule o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Os idealizadores e organizadores do projeto têm o intuito de transformar a “Casa Digital” em um espaço onde a tecnologia servirá como ponte para o futuro, preparando os jovens para as demandas de um mundo cada vez mais conectado.

A iniciativa é organizadapela Trinity, agência especializada em marketing de causa, em parceria com o Instituto Consuelo, e conta com o apoio da Biblioteca Parque da Rocinha C4. Fernando Oliveira, diretor-geral da Trinity e idealizador da “Casa Digital”, destaca: “Nosso foco é a entrega social.” O ciclo é concluído com a contratação dos beneficiários do projeto nos quadros das empresas incentivadoras, gerando transformação social e inclusão.

O projeto “Casa Digital” é patrocinadopela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, pelas empresasElogroup, Zoop, CMCorp, Zoox, QV Benefícios, Vtex, Triscal, Crescera Capital, Monex Energia, Grupo GR e Faros, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui