16.5 C
Belo Horizonte
dom, 16 junho 24

Megaleite 2024 começou hoje em BH

O Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, voltou a ser o palco da maior feira de pecuária leiteira da América Latina. Com expectativa de movimentar mais de R$ 200 milhões, começa hoje, terça-feira (11) e vai até sábado (15) a 19ª edição da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite, conhecida como Megaleite. A Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite hospeda minicursos e exposições de animais, além de torneio leiteiro e leilões de gados.

Cerca de 1500 animais das raças bovinas Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Jersolando, Simental, Simbrasil e Búfalos. As fêmeas inscritas para o torneio leiteiro, competição que premia as vacas de maior produção de leite em nove ordenhas e as de melhor qualidade o leite, já estão preparadas para o espetáculo. No ano passado, a grande campeã do torneio leiteiro da raça Girolando produziu 259,385 kg/leite, com média de 86,462 kg/leite/dia. Para a 33ª edição do torneio leiteiro da raça Girolando, os expositores campeões das duas categorias levarão para a casa uma moto 0 km 125 CC. A competição terminará no dia 12 de junho, com o anúncio das campeãs de cada raça.

Pela primeira vez, o evento terá cinco dias de duração, como forma de comportar toda a programação. São esperadas mais de 70 mil pessoas, que poderão acompanhar competições na pista de julgamento, leilões e shoppings, torneio leiteiro, palestras, minicursos, diversos lançamentos, área gourmet especial para a apreciação da gastronomia mineira.

“A expectativa é de receber inúmeras comitivas internacionais, tanto da América Latina quanto da Ásia e da África, interessadas na genética Girolando por conta do que a raça vem confirmando por meio das avaliações genéticas e genômicas e por sua performance no campo”, destaca Domício Arruda da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

 

 

 

 

A Megaleite 2024 conta com o apoio do Governo de Minas que valoriza o setor agropecuário do estado. A Megaleite conta com cerca de 1,5 mil animais do Brasil inteiro e movimenta mais de R$ 250 milhões. É a força da pecuária leiteira de Minas Gerais”. O Governo de Minas apoia a cadeia do leite através de programas de melhoria da genética do rebanho como o Mais Genética e o Pró-Genética, voltados principalmente ao pequeno produtor, para que ele possa ter mais lucro.

Leilões de gado

Os leilões de gado também são destaque durante o evento e ocorrem em oito momentos distintos.

Quarta-feira (12)

  • 18h | Reserva Girolando Rafas. Raça: Girolando. Modalidade: Virtual – Estande Agro Reserva. Transmissão: YouTube Berrante;
  • 20h | 3° Leilão Virtual Sul das Gerais. Raça: Girolando. Modalidade: Virtual – Restaurante do Camarote Master. Leiloeira e Transmissão: Nem Assessoria;
  • 20h | Leilão o Fabuloso Gir Leiteiro. Raça: Gir Leiteiro. Modalidade: Presencial – Tatersal 1 “Redondinho”. Transmissão: Canal Terra Viva.

Quinta-feira (13)

  • 14h | VI Leilão Núcleo Girolando das Gerais. Raça: Girolando. Modalidade: Presencial – Tatersal 1 “Redondinho”. Leiloeira e Transmissão: Nem Assessoria;
  • 18h | Reserva Especial Fazenda Santa Luzia. Raça: Girolando. Modalidade: Virtual – Estande Agro Reserva. Transmissão: YouTube Berrante;
  • 20h | Leilão Gir Leiteiro Fazenda Brasília 63 Anos. Raça: Gir Leiteiro. Modalidade: Presencial – Tatersal 1 “Redondinho”. Transmissão: Remate Web.

Sexta-feira (14)

  • 14h | Leilão Elo de Minas. Raça: Girolando. Modalidade: Presencial – Tatersal 1 “Redondinho”. Transmissão: Remate Web e Canal Terra Viva;
  • 20h | 18° Leilão Gir Leiteiro Reserva Especial 2B. Raça: Gir Leiteiro. Modalidade: Presencial – Tatersal 1 “Redondinho”. Transmissão: Remate Web.

A Megaleite 2024 terá ainda em sua programação competições de julgamento das raças, de 12 a 15 de junho. Outras atrações da feira serão leilões e shopping de animais, mostra de bovinos, palestras, minicursos, minifazendinha, lançamentos de Sumários de touros e de Vacas, apresentação de novas tecnologias e mais de 100 empresas expositoras no recinto.

Festival do Queijo Artesanal de Minas: A Megaleite acontece paralelamente ao Festival do Queijo Artesanal de Minas, agendado para o período de 13 a 15 de junho, no Expominas. Os horários de funcionamento são: dias 13 e 14 de junho de 12h às 22h; e no dia 15 de junho de 10h às 22h.

 

Posts Relacionados

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Inverno Mágico de Tiradentes começa em julho

Para quem gosta de passeios voltados ao tema religioso,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui