20.4 C
Belo Horizonte
sáb, 27 abril 24

Nova Lima recebe, o espetáculo “E no entanto é preciso cantar”

Espetáculo musical será apresentado com entrada gratuita no dia 10 de março de 2024, domingo

“E no entanto é preciso cantar”, que tem direção de Cássio Pinheiro, direção musical de Christiano Caldas e conta com a participação da Fractal Orchestra, regida pelo maestro Rodrigo Garcia. A entrada é gratuita e o evento faz parte do projeto Orquestra em Cena.

A peça conta a aventura de uma personagem em busca de si mesma que, a partir do encontro com um palhaço, começa a descobrir o mundo de outras formas. “O palhaço a convida a viver um pouco o real a partir do lúdico e de sonhos em contato com a arte, a música e o circo. Assim, a personagem sai numa viagem para conhecer-se e explorar-se, enfrentando seus desertos e fantasmas”, explica Cássio Pinheiro.

No elenco, Cauã Esteves, Lucas Chiaradia, Gabriel Martins, Meibe Rodrigues, Fernanda Flores e Ana Cândida Mello. “O teatro, o circo, a dança, o espetáculo. A música dando cor e vida às cenas. Um espetáculo para a primeira infância até a última ou melhor idade. Para pessoas humanas”, complementa.

A participação da Fractal Orchestra, executando as músicas ao vivo, é um diferencial. “A ideia de ter uma ‘Orquestra em Cena’, parte de um desejo de tornar mais acessível o contato do público com uma orquestra que preserve as características de um grupo de concerto. Para esse projeto, escolhemos instrumentos que representam a formação clássica de uma (cordas, metais, madeiras e percussão), adicionando alguns instrumentos que contribuem para um toque brasileiro nos arranjos (acordeon, pandeiros, chocalhos, entre outros). Os arranjos valorizam os ritmos nacionais e propõem uma mistura da música erudita com o popular, do tradicional com o contemporâneo”, conta Christiano Caldas.

Segundo o diretor da peça, a ideia era escolher músicas “que permitissem não só a composição de cenas e coreografias pedidas pelo texto e pela história, mas, principalmente, estivessem em consonância com arranjos que ilustrassem as cenas valorizando ritmos e pulsações, contrapondo grave, médio e agudo, tempo, contratempo e suas subdivisões rítmicas. Uma variedade musical que vai de temas musicais circenses às árias de ópera e do teatro musical com sofisticada criação e elaboração, ofertando assim um amplo leque de sons e cores sonoras”.

Orquestra em Cena

O projeto Orquestra em Cena propõe integrar teatro, circo e orquestra numa pluralidade de significados atribuídos à música orquestrada e à cena teatral. Pretende levar, principalmente, às pessoas em situação de vulnerabilidade, um repertório que transita entre o erudito e o popular, por meio de um espetáculo cênico musical lúdico e acessível.

O espetáculo “E No Entanto É Preciso Cantar…”, terá a participação de um coral com 30 crianças da Pré Escola Creche São Judas Tadeu, de Nova Lima. O coral foi montado e ensaiado por integrantes do projeto, especialmente para participar dessa apresentação. “Desse modo, conseguimos promover maior mobilização da comunidade e o contato dessas crianças com a música, a cena e com os artistas que integram o espetáculo”, explica Iris Prates, da Lira Eventos.

Espetáculo “E NO ENTANTO É PRECISO CANTAR…”
Data: 10 de março, domingo
Horário: 16h
Local: Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima
(Praça Bernardino de Lima – Centro, Nova Lima – MG)
Entrada Gratuita (retirar o ingresso 1h antes na bilheteria do teatro)

Posts Relacionados

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui