18.9 C
Belo Horizonte
dom, 26 maio 24

Mariana recebe a 20ª edição do Festival da Vida

Com o tema “Fraternidade e Amizade Social” evento gratuito apresentado pelo Instituto Cultural Vale inicia neste sábado, dia 4 de maio. Terá foco na inclusão, acessibilidade, diversidade, shows com Padre Fábio de Melo e Xamã, além de música, teatro, oficinas e mesa-redonda sobre a temática do Festival, abordando assuntos relacionados à cidade de Mariana e de Dom Luciano

Mariana (MG), cidade mais antiga do estado, conhecida por sua beleza arquitetônica, seus casarios e sua história  será palco da 20ª edição do Festival da Vida, de 4 a 12 de maio. Tradicional na região, o evento apresentado pelo Instituto Cultural Vale, tem foco na inclusão, na acessibilidade e na  diversidade. O Festival da Vida de Mariana reunirá representantes de  diversas religiões, com uma programação destinada a adultos, idosos em asilos, crianças, jovens. indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestantes e cadeirantes. Também terá cultura, música, gastronomia, teatro, artesanato, oficinas, palestras, mesa-redonda, concurso de redação e contação de casos.

 

O Festival da Vida é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Prefeitura de Mariana, apoio da Cedro Mineração e produção da New View.

 

A programação inicia neste sábado, dia 4 de maio, às 14h, com mesa-redonda sobre a temática do Festival,  abordando assuntos relacionados à cidade de Mariana e de Dom Luciano, no Cine Teatro Municipal, com as presenças do padre Júlio Lancellotti, cacique Danilo Kren Borum, convidado evangélico pastor Davi, budista Ryosen, do mosteiro zen Pico de Raios, Aida Anacleto (Igualdade Racial),  sacerdote de Umbanda, Diego Fernandes e mediador padre Marcelo Santiago. Prossegue com atrações musicais, teatro, missa e coroação.

 

Idealizado pela saudosa produtora e curadora Maria Alice Martins, a pedido de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana de 1988 a 2006 que, à época queria levar cultura de qualidade aos  marianenses, por meio de um evento totalmente gratuito, o Festival da Vida sempre tem como tema  a  Campanha da Fraternidade do ano. Em 2024, “Fraternidade e Amizade Social” visa despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade,  inclusão social e religiosidade, além de trabalhar a temática da diversidade e suas nuances.

 

”Voltado para  as famílias, o Festival da Vida aborda a inclusão, a acessibilidade e a diversidade. Tem representantes de diversas religiões e conta com uma programação para idosos em asilos, crianças e jovens.  Além disso, reflete a importância da paz entre os diversos povos. Por isso, a programação foi pensada para privilegiar toda essa diversidade. O Festival da Vida é o momento de celebrar as tradições, reviver memórias, contribuir para a formação de uma consciência cidadã por meio das inúmeras atividades gratuitas que mobilizam toda a comunidade local”, afirma o produtor cultural e organizador, Rud Carvalho.

 

”O Festival da Vida é um grande encontro de todas as religiões. Para mim, que participei do processo de construção da primeira edição e, hoje, 20 anos depois, tenho a honra de também colaborar, é muito gratificante. É um evento para toda a família.  Ele mostra como Mariana é uma cidade viva, que equilibra religiosidade, lazer e bem-estar, reunindo centenas de pessoas nos nossos espaços públicos”, destaca o prefeito de Mariana, Celso Cota.

 

Programação –  No domingo, dia 5 de maio, a partir de 9h, Bandas Festejam a Vida, com mostra de 6 bandas tradicionais de Mariana, seguido de  Rua Brincante, cortejo local do Zé Pereira,  Festa da Caridade e show do Grupo Sorriso.

A semana de 6 a 10 de maio será marcada pela realização de oficinas gratuitas direcionadas para alunos e educadores, concursos de redação e de desenhos e contação de histórias nas escolas públicas e distritos de Mariana.

Na quinta feira, 9 de maio, haverá palestra e oficina com Padre Marcelo no Cine Teatro Municipal, oficina de estratégias pedagógicas inclusivas para coordenadores da rede pública com Tatiana Quites, Feira de Arte e Culinária, Percussão do Cria e Bartucada, encerrando a noite com show The Voice:  Ivan Barreto e Luana Camarah, no Centro HIstórico.

 

Sexta feira, dia 10 de maio a programação será com teatro no Lar Santa Maria, em Mariana, de manhã; à noite, Feira de Arte e Culinária, apresentação  de Dunga – Projeto Cantando a Vida  e Padre Fábio de Melo, às 21h, na Praça Minas Gerais.

 

No sábado, pela manhã haverá oficina de estratégias pedagógicas inclusivas para coordenadores da rede pública, com Tatiana Quites, Rua Brincante, Teatro infantil, banda local e roda de samba (em Santa Rita Durão – Distrito de Mariana)  e, em Mariana, a partir das 20h, na Praça Minas Gerais, Acauã banda e o rapperpoetacantor e ator brasileiro, Xamã. No domingo, a programação será a apresentação de  Los Gregórios, às 19h, na praça Gomes Freire, seguida de Cantares  a  Maria, na Igreja São Francisco de Assis.

.

(PROGRAMAÇÃO DETALHADA ABAIXO)

 

Festival da Vida – 20 anos

Mariana/MG

TEMA:

”Fraternidade e Amizade Social” : Propõem a inclusão social e a paz entre diversos povos – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestantes, crianças, jovens, cadeirantes, adultos e idosos.

DATA:

4 de maio a 12 de maio de 2024.

 

PROGRAMAÇÃO:

Sábado – 4 de maio:

Abertura:

14h: mesa-redonda com convidados sobre a temática do festival, abordando assuntos relacionados à cidade de Mariana e de Dom Luciano, com padre Júlio Lancellotti, cacique Danilo Kren Borum, convidado evangélico pastor Davi, budista Ryosen, do mosteiro zen Pico de Raios, Aida Anacleto (Igualdade Racial),  sacerdote de Umbanda, Diego Fernandes e mediador padre Marcelo Santiago.

Local: Cine Teatro Municipal

17h30: Grupo  Baú Recontando – “Do Fundo do Baú”

Local: Praça Gomes Freire

19h: Missa e coroação

Local:  Praça da Sé.

Domingo – 5 de maio

9h às 13h : Bandas Festejam a Vida : mostra de bandas tradicionais de Mariana – 6 bandas.

Local : Jardins  – Praça Gomes Freire

14h:  Cortejo do Zé Pereira

Festa da Caridade

13h às 16h: Rua Brincante,  Baú Recontando e Oficina de Bolha de Sabão

16h: Show do Grupo Sorriso

17h: Anderson Alves

Local: Complexo CRIA

 

6 a 10 de maio – 2 oficinas nas escolas públicas de Mariana com a temática da Campanha da Fraternidade.

Oficinas de linguagens de sinais para escolas públicas com Tatiana Quites: vice-diretora de Politicas para Pessoas com Deficiências de Belo Horizonte

Crianças de 06 a 10 anos:

Contação de Histórias

2 oficinas para educadores: a  importância das acessibilidades em prol de uma cidade e para todos. Tema: Estratégias pedagógicas  inclusivas para crianças, com Tatiana Quites.

1 oficina para monitores e professores

 

6 a 10 de maio – 6 contadores  de casos nas escolas de ensino público.

Ações nas escolas de ensino público municipais de Mariana, com contador de caso e violeiro contando histórias da cultura e do folclore da região. A peça irá abordar a Campanha da Fraternidade.

Tema da peça: Chico Mineiro – Um causo de amizade que atravessou o tempo

Escolas e distritos alcançados : Camargos, Santa Rita Durão, Morro de Santana, Serra do Carmo, Águas Claras, Goiabeiras, Barroca, Barro Branco,  Cláudio Manoel, Campinas e

Cachoeira do Brumado.

 

6 a 10 de maio – concurso de redações e desenhos nas escolas de ensino público; 

Concurso de redação proposta para a rede pública de ensino local com o Tema: ”Fraternidade e Amizade Social”

Os alunos após recebimento das oficinas e contadores de caso serão convidados a escrever um conto ou fazer um desenho relacionado à Campanha da Fraternidade. Essas redações e desenhos serão analisados por uma banca e os 3 primeiros lugares serão premiados.

Distritos alcançados : Camargos, Santa Rita Durão, Mainart, Morro de Santana, Serra do Carmo, Águas Claras, Goiabeiras, Barroca, Barro Branco,  Cláudio Manoel e Campinas .

 

 

Segunda-feira – 6 de maio

9h: Teatro Infantil. Chico Mineiro – Um causo de amizade que atravessou o tempo

Local: CAPS

 

Terça-feira – 7 de maio

19h30: oficina de Libras para crianças em Morro de Santana e Escola Municipal Cônego Paulo

 

Quarta-feira – 8 de maio

19h30: Palestra/oficina – temática da Campanha da Fraternidade

Oficina: Forja e tambor – Diego Samba

Local: Cine Teatro Municipal

 

Quinta-feira – 9 de maio

9h e 14h : Estratégias pedagógicas inclusivas para coordenadores da rede pública com Tatiana Quites.

19h: Apresentação  Nicolinas

19h30: Palestra  sobre  ”Fraternidade e Amizade Social” – Padre Marcelo Santiago

Local: Cine Teatro Municipal

19h às 23h: Feira de Arte e Culinária – 7 expositores  de Santa Rita Durão, Morro d’Água Quente e Antônio Pereira

20h: Show – Bartucada convida Percussão do Cria

21h30: Show The Voice:  Ivan Barreto e Luana Camarah

Local:  Centro Histórico

Término: 23h30

 

Sexta-feira  – 10 de maio

 

10h: peça teatral Lar Santa Maria.

1 peça teatral em asilo de Mariana.

19h às 23h: Feira de Arte e Culinária – expositores de Santa Rita Durão, Morro d’Água Quente e Antônio  Pereira

20h: Inconfidentes Jazy

20h30: Dunga – Projeto Cantando a Vida

21h30:  Padre Fábio de Melo

Local: Centro Histórico

Término: 00h00

 

 

bado – 11 de maio

 

9h : Estratégias pedagógicas inclusivas para coordenadores da rede pública com Tatiana Quites.

Local: Teatro Municipal

14h: Fanfarra Vila do Sucesso de Santa Rita Durão

14h às  17h:  Rua Brincante Baú Recontando  e Oficina de Bolha

15h: Teatro infantil Baú Recontando

17h: Fernando Primo e Banda

Local:  Santa Rita Durão – Distrito de Mariana

17h:  Teatro infantil com  Circo volante  – “Bestetú”
Local: Praça Gomes Freire

19h às 23h: Feira de Arte e Culinária

20h:<

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui