20.2 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Itabira celebra 176 anos na abertura do Mapa Festival

A cidade de Itabira comemora hoje, dia 9 de outubro, o seu 176º na abertura do MAPA (Mostra de Arte Pública). A celebração será realizada na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, a partir das 20h30, com o lançamento da obra “Plantas que Pulsam”, do pintor e muralista mineiro Thiago Mazza. Em seguida, às 21h, a artista portuguesa Wasted Rita lança a obra “Nem todos os morros vão dar ao céu”, no Edifício Empresarial Senhorinha Andrade, na rua Irmãos D’Caux, 5, no Centro.

Até o dia 13, moradores e visitantes da cidade podem aproveitar a programação gratuita do festival, que traz exposições de obras de arte urbana com instalações artísticas, oficinas de artes visuais contemporâneas, pinturas em empenas e muros, além de festa de encerramento, que acontece no domingo, com shows de Mundo Livre SA e Augusta Barna.

Além de Thiago Mazza e Wasted Rita, o evento conta com a presença dos mineiros Kawany Tamoyos, Juliana Gontijo, Thiago Mazza, e os dois artistas itabiranos selecionados na convocatória, João Vieira e Leonardo Snake. O goiano Wes Gama e a paulistana Hanna Lucatelli também são nomes confirmados no evento. Para acompanhar, basta acessar o site: www.mapa.festival.com.br

O festival se inspira na canção “Para Lennon e McCartney”, eternizada na voz de Milton Nascimento, trazendo o tema “Sou do Muro, Sou Minas Gerais”. “Nesta 2º edição estamos mergulhando mais fundo no território e escavando as histórias da cidade. Nos inspiramos nesta composição do Clube da Esquina porque ser mineiro é ser do mundo, mas pra ser do mundo temos que nos conhecer primeiramente“, explica a curadora Juliana Flores.

Programação

A noite de abertura do Mapa celebra os 176 anos de Itabira. No dia 9, a partir das 20h30, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade recebe a abertura do festival com a inauguração e iluminação da obra “Plantas Pulsam”, do artista mineiro Thiago Mazza, por meio de uma parceria com a Festa da Luz de Belo Horizonte. A obra traz folhas da planta Tinhorão pintadas a mão pelo artista, inspirada nas semelhanças visuais da espécie com o coração e os vasos sanguíneos, dialogando também com estudos que revelaram que as plantas se conectam com o ambiente ao seu redor através de pulsações.

Às 21h00, a artista Wasted Rita lança a obra “Nem todos os morros vão dar ao céu”, no Edifício Empresarial Senhorinha Andrade, na rua Irmãos D’Caux, 5, no Centro. A artista portuguesa é reconhecida internacionalmente, desde 2012, por sua visão irônica e sarcástica. Seu trabalho, focado em “text-based art”, destaca-se por frases provocativas em preto e branco.

Na sexta-feira, dia 11, das 14h às 18h, Wasted Rita realiza a oficina “Welcome to Itabira/Bem-vindo a Itabira”, na Biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Os alunos participantes serão provocados a criar um postal da cidade misturando história com humor, dialogando com os memes de Itabira e suas próprias vivências. E o Bar da Neide recebe a festa Quintal do Mapa, a partir das 18h, na programação associada ao evento, com show do cantor Pedro Paulo Aguiar e banda (couvert artístico R$ 10).

O sábado, dia 12, será dedicado às atividades formativas com programação especial para a criançada. A mineira Kawany Tamoios vai oferecer uma oficina de introdução ao grafite na Escola Municipal Professora Didi Andrade, trazendo aprendizados sobre a história do grafite e também como proposta a produção de um mural coletivo com o tema Mãe-Terra. No mesmo dia, a artista Sthefany Fênix oferece o último módulo do Curso de Introdução ao Muralismo.

Fotos da última edição: Pintor Zéh Palito foi um dos artistas convidados e o grupo Lamparina agitou a festa de encerramento em 2023 – Fotos de Yuri Oliveira

Festa de encerramento

Um dos pontos altos do evento, o domingo, dia 13, reserva uma tarde cheia de atrações na festa de encerramento com shows e atrações diversas. A partir das 16h, na Praça da EEMZA, o palco do Mapa recebe shows de artistas consagrados na cena de Itabira e nacional. Os pernambucanos da Mundo Livre S/A , expoentes do movimento cultural do Manguebeat ao lado de nomes como Chico Science & Nação Zumbi, fazem um show da turnê especial de celebração dos 30 anos do disco “Samba Esquema Noise”. O álbum de estreia da banda, lançado em 1994, que mistura samba, rock, punk, pop, ska, reggae e ritmos regionais. O público poderá se encantar com a voz da artista Augusta Barna, um dos novos talentos da música mineira, com canções que percorrem ritmos diversos a partir das possibilidades da música popular brasileira, em uma mistura contemporânea e com fortes influências de produções musicais dos anos 70. Os DJs Vini Brown e Angel, Samba com Elas e Camaleão Grupo de Dança também são presenças confirmadas na festa, que acontece até as 22h.

Circuito

O MAPA Festival cria um grande circuito artístico a céu aberto, com a proposta de estimular o público a caminhar pelas obras expostas nos principais pontos comerciais e turísticos da cidade. Na 1ª edição, o evento apresentou uma curadoria para celebrar a arte urbana a partir dos maiores e mais simbólicos representantes da cena como Eduardo Kobra, Millo, Zeh Palito e Mag Magrela. Nesta 2ª edição, juntam-se a eles os artistas Wes Gama (GO), Juliana Gontijo (MG), Hanna Lucatelli (SP) João Vieira e Snake (Itabira | MG) com as pinturas de murais e empenas e os artistas Thiago Mazza (MG) Wasted Rita (PT) com instalações artísticas. O objetivo é provocar novos olhares e percepções sobre os espaços públicos, proporcionando a democratização das artes a partir da ocupação artística desses locais, e contribuir para melhorar a rotina das pessoas que transitam pelas ruas da cidade. As pinturas dos murais acontecem de quarta a domingo, das 9h às 17h. Já a exibição das instalações será realizada de quinta a domingo, das 18h à 0h. Confira abaixo os locais onde acontecerão as atividades:

Artista: Wes Gama (GO)

Local da pintura: Edifício Monte Carlo (Av. João Pinheiro, 540 – Centro)

Artista: Juliana Gontijo (MG)

Local da pintura: Empena Edifício Belcenter (Av. João Pinheiro, 128 – Centro)

Artista: Wasted Rita (PT)

Local da instalação: Edifício Empresarial Senhorinha Andrade (rua Irmãos D’caux, 5 – Centro)

Artista: Thiago Mazza (MG)

Local da Instalação: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro)

Artista: Hanna Lucatelli (SP)

Local da pintura: Praça Mário de Carvalho Azevedo, 75

Artistas convocatória – João Vieira e Snake (Itabira | MG)

Local da pintura: EEMZA (rua Irmãos D’caux, 100 – Centro)

A artista portuguesa Wasted Rita cria “pseudopoesia”, refletindo sobre seu entorno e pensamentos, com seu trabalho focado em “text-based art”, destacando-se por frases provocativas.

Os artistas

Wes Gama é artista urbano autodidata, muralista e ilustrador de Uruaçu, Goiás. Suas obras misturam tecnologia e ancestralidade, compondo o conceito “Caipira Futurista”. Destaque como ilustrador, já realizou projetos como “Amazon Alarm” (2020) para o Greenpeace Brasil.

Wasted Rita nasceu em Águas Santas, Maia, e é reconhecida internacionalmente desde 2012 por sua visão irônica e sarcástica. Vive e trabalha em Lisboa. Seu trabalho, focado em “text-based art”, destaca-se por frases provocativas em preto e branco. Também cria “pseudopoesia”, refletindo sobre seu entorno e pensamentos.

Kawany Tamoyos é uma artista visual indígena e comunicadora latino-americana que, desde 2014, usa o graffiti para subverter estereótipos sobre o feminino e povos indígenas. Coordena o Todas BR, rede de mulheres e queers artistas urbanas, e recentemente pintou sua primeira empena solo em Belo Horizonte com o projeto Coragem”.

Juliana Gontijo é formada em artes visuais pela UFMG. Participou de diversas exposições coletivas, individuais e residências artísticas no país. Desenvolve projetos relacionados à ecologia, geografia, e conhecimentos populares, utiliza-se da imagem e da palavra em busca de construções híbridas, que narrem histórias fantásticas tensionadas com a realidade.

Thiago Mazza é artista autodidata criado no interior mineiro, Mazza traz a natureza dentro de si e nos transporta até ela através de suas obras, espalhadas pelo Brasil e Europa. Por meio de uma parceria com a Festa da Luz de Belo Horizonte, o MAPA apresentará em Itabira a instalação “Plantas Pulsam” do pintor e muralista mineiro.

Hanna Lucatelli é muralista paulistana, mãe e filha de São Paulo. Com delicadeza e força, traduz o feminino em suas obras, criando figuras altivas que rompem moldes e pedem espaço. Suas pinturas, como orações, florescem nas ruas, rompendo o silêncio e reafirmando a liberdade e a autonomia da mulher na cidade.

Programação completa

De 09 a 13/10

Pinturas das obras do Circuito Urbano do MAPA Itabira 2024

Pinturas murais: quarta a domingo, das 9h às 17h.

Exibição instalações: quinta a domingo, das 18h à 0h.

Dia 09/10 – quarta-feira

Abertura do Festival – MAPA celebra o Aniversário Itabira

20h30 – Inauguração da Obra “Plantas Pulsam”, de Thiago Mazza

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro)

21h – Inauguração da Obra “Nem todos os morros vão dar ao céu”, de Wasted Rita

Local: Edifício Empresarial Senhorinha Andrade (rua Irmãos D’Caux, 5 – Centro)

Dia 11/10 – sexta-feira

Das 14h às 18h – Oficina Welcome to Itabira/ Bem vindo a Itabira, com Wasted Rita (Portugal)

Local: Biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro)

Dia 12/10 – sábado

Das 9h às 13h e das 14h às 18h – Curso Muralismo Contemporâneo (mód. 4) | Imersão mão na massa, com Sthefany Fênix (MG)

Das 9h às 13h – Oficina de introdução ao graffiti, com Kawany Tamoyos (MG)

Local: Escola Municipal professora Didi Andrade – Avenida Tabelião Osório Sampaio, 515 – Vila Santa Rosa

Dia 13/10 – Domingo

Das 16h às 22h – Festa de encerramento

Local: Praça EEMZA

Serviço

MAPA – Mostra de Arte Pública

9 a 13 de outubro – Itabira

Programação gratuita

Mais informações

www.mapa.festival.com.br

Redes sociais: @mapa.festival

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui