O projeto “Se Liga No Planeta!” do Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia (MG), desembarca nos municípios de João Pinheiro e Três Marias, no interior de Minas Gerais, entre os dias 21 e 24 de outubro deste ano. O público, que receberá as atividades, serão os moradores dos distritos de Cana Brava, em João Pinheiro, e Andrequicé, em Três Marias.
A iniciativa tem como foco a conscientização ambiental por meio das artes, valorizando, ao mesmo tempo, o patrimônio histórico e cultural de dois importantes distritos mineiros.
O projeto “Se Liga no Planeta!” conta com apresentações e oficinas gratuitas e tem como objetivo incentivar o cuidado com o meio ambiente e valorizar as expressões culturais locais, promovendo a preservação da identidade cultural e histórica das comunidades.
Programação em Cana Brava: patrimônio histórico e religioso de João Pinheiro
Cana Brava, o maior distrito de João Pinheiro, destaca-se pelo seu valor histórico, cultural e religioso. A Igreja de Cana Brava, um dos principais marcos arquitetônicos da região, é tombada como patrimônio cultural, atraindo devotos e turistas interessados na sua importância histórica.
O distrito é um símbolo de preservação da fé e da arquitetura religiosa, sendo ponto de referência para historiadores e a comunidade local.
Lá, as atividades serão realizadas no dia 21 de outubro, às 10 horas e 15h30, na Escola Municipal Jovino Silveira, com o espetáculo “Se Liga no Planeta!” que aborda temas de sustentabilidade e preservação ambiental de forma lúdica e acessível para os alunos. E no dia 22 de outubro, na Escola Estadual Sebastião Simão de Melo, onde os estudantes terão a oportunidade de participar da oficina de Jogos Teatrais, das 10h30 às 12h e das 15h30 às 17h, explorando as técnicas teatrais como forma de expressão e criatividade.
Para uma das fundadoras do Grupontapé, Kátia Bizinotto, levar um projeto como o “Se Liga no Planeta!” para uma comunidade tão rica em história e cultura como Cana Brava é um grande privilégio. “Além de trabalhar a conscientização ambiental, conseguimos resgatar e valorizar o que essa região tem de mais precioso: sua herança cultural e religiosa”, compartilha.
Atividades em Andrequicé, berço cultural e literário de Três Marias
O distrito de Andrequicé, em Três Marias, carrega uma profunda importância cultural e histórica. Durante o Ciclo do Ouro, Andrequicé foi ponto de encontro de tropeiros, e o seu nome origina-se do capim-andrequicé.
O distrito também é famoso por ser cenário do início do romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, que se inspirou na região ao conhecer o vaqueiro Manuelzão, em 1952. A casa de Manuelzão, hoje transformada no Museu Manuelzão, preserva essa rica herança literária.
Andrequicé é também um centro de manifestações culturais, com grupos de Folias de Reis, Pastorinhas, Bordadeiras, Quitandeiras e Benzedeiras, que representam a tradição popular da região.
O grupo das Bordadeiras de Andrequicé foi reconhecido como patrimônio cultural pelo Conselho Municipal de Três Marias, valorizando o ofício artesanal que fortalece a identidade local. A Capela Nossa Senhora das Mercês também é um patrimônio importante, abrigando a fé e a esperança da comunidade.
O produtor cultural do Grupontapé, Rubem dos Reis, destaca a importância de levar esse projeto para Andrequicé: “quando falamos em Andrequicé, estamos falando de um lugar que respira literatura e história. Levar o ‘Se Liga no Planeta!’ para esse cenário é como unir o passado ao futuro, é abrir espaço para reflexões ambientais num local que tanto inspira as artes e a cultura”.
A programação do projeto em Andrequicé começa no dia 23 de outubro, às 10 horas, com o espetáculo “Se Liga no Planeta!”, no Armazém da Cultura e outra apresentação do mesmo espetáculo, às 13 horas, seguido de uma Roda de Danças Circulares às 19h, que celebra a interação comunitária por meio da dança.
No dia 24 de outubro, das 08h às 12h, será realizada a oficina Teatro e Autoconhecimento, focada em agentes culturais e membros do grupo de teatro local, promovendo desenvolvimento pessoal por meio das artes cênicas. O ciclo de atividades será encerrado com o espetáculo Balaio Popular, também no Armazém da Cultura, às 19h.
Apoio
As apresentações e atividades, que serão realizadas nos dois distritos mineiros, fazem parte do projeto “Se liga no planeta!” – aprovado pela Lei Rouanet – sendo patrocinado pela empresa Minasligas.
Programação completa:
- João Pinheiro – Cana Brava
○ 21/10 – Espetáculo “Se Liga no Planeta” – 10h e às 15h30, Escola Municipal Jovino Silveira
○ 22/10 – Oficina de Jogos Teatrais – 10h30 e às 15h30h, Escola Estadual Sebastião Simão de Melo
- Três Marias – Andrequicé
○ 23/10 – Espetáculo “Se Liga no Planeta” – 10h e às 13, Armazém da Cultura
○ 23/10 – Danças Circulares – 19h, no Armazém da Cultura
○ 24/10 – Oficina de Teatro e Autoconhecimento – 08h, no Armazém da Cultura
○ 24/10 – Espetáculo “Balaio Popular” – 19h, Armazém da Cultura