20.4 C
Belo Horizonte
dom, 26 maio 24

Festival Fartura realiza a 5 edição em Conceição do Mato Dentro

Edição conta com Zeca Camargo como padrinho e traz aulas gratuitas, cozinhas ao vivo e pratos selecionados

Após iniciar o ano em Portugal, a Plataforma Fartura volta ao interior de Minas Gerais, para a 5ª edição do Festival Fartura Gastronomia Conceição do Mato Dentro, entre os dias 24 e 26 de maio de 2024, com o tema “Comida de Família”. O evento gratuito tem a participação de renomados chefs como Luana Sabino (SP), Juliana Duarte (MG), Bruna Rezende (MG) e Lucas Corazza (SP) entre outros, em aulas, cozinhas ao vivo e, é claro, nos estandes servindo seus pratos ao som de muita música boa, com artistas locais e nacionais, ao longo de todo o dia.

O jornalista Zeca Camargo será o padrinho da edição e, além de participar do festival, irá ministrar uma aula e visitar o produtor da Cachaça Bento Velho, na região. Um grande apaixonado por gastronomia, Zeca já passou por diversos programas abordando receitas, entrevistas e histórias que atravessam a gastronomia.

“A nossa principal inspiração para esse evento é a comida de família, de dia-a-dia, que está presente na casa de todo mundo. O Zeca Camargo carrega esse espírito de querer conhecer as pessoas comuns, de estar intimamente ligado ao povo, por isso combina tanto com o festival. Também estamos fazendo uma grande homenagem à boemia belo-horizontina, com verdadeiras instituições como o Bar do Zezé. Temos ainda mulheres, como as chefs Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio, e Bruna Rezende, d’A Porca Voadora, que escrevem a história da culinária mineira, cada uma da sua forma”, comenta Carolina Daher, curadora.

A quinta edição marca a consolidação do do Festival Fartura Gastronomia em Conceição do Mato Dentro. “Conceição nos recebeu tão bem que já somos parte do calendário fixo da cidade. Com grande potencial ao turismo, belezas naturais, cachoeiras famosas, um evento de gastronomia integra muito bem essa programação. De forma leve, com opções que nem sempre estão disponíveis na região, levando um fim de semana agradável aos moradores e turistas”, comenta Rodrigo Ferraz, Diretor da Plataforma.

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

No Espaço Restaurantes, chefs servem pratos especiais ao longo do dia. Entre eles, três belo-horizontinos que levam a típica comida de boteco mineira:

  • Flávia Baltazar, da Taberna Baltazar (BH);

  • Marcelo Haddad, do restaurante-fazenda Paladino (BH);

  • Vitor Martins, do Bar do Zezé, outro boteco tradicional da capital (BH);

  • João Paulo, da pizzaria local Monte Castelo;

  • Simone Cardoso, do Quintal, diretamente do Serro (MG);

  • Lurdinha Majó e Vânia Queiroz com o famoso pastel de angu de Conceição do Mato Dentro.

Para quem gosta de acompanhar as receitas em tempo real, as Cozinhas ao Vivo terão uma programação especial com chefs preparando seus pratos na hora. Já confirmados estão:

  • Luana Sabino, chef do Metzi de São Paulo, considerado o 18° restaurante da América Latina pelo respeitado e internacional “50 Best Restaurants”.

  • Lucas Corazza, chef paulista e apresentador do programa Que seja Doce, do canal GNT;

  • Bruna Rezende, que após passar pela Cozinha Tupis e Birosca, agora é uma das sócias do bar e armazém A Porca Voadora (BH);

  • Cristiano Seabra, do restaurante local Sr. Pork, que convida Carolina Daher, curadora do festival;

  • Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio, reconhecida por respeitar a sazonalidade dos alimentos;

  • Rafael Pires, do Mia, restaurante de cozinha contemporânea em Tiradentes.

Já no Brasa e Lenha, os assados são preparados ao longo do dia e sendo liberados direto do fogo para apreciação do público. Bruna Rezende, Marcelo Haddad, Rafael Pires e Cristiano Seabra também participam desse espaço, além de:

  • Marcelo Aparecido, do Chapa Burger, famoso na cidade de Serro (MG).

No Espaço do Conhecimento, os chefs que vão cozinhar no festival compartilham suas experiências e receitas em aulas gratuitas. Participam Luana Sabino, Lucas Corazza, Vitor Martins, Bruna Rezende e Juliana Duarte, além da aula super especial do padrinho Zeca Camargo.

E na Mercearia Fartura, produtores locais terão produtos de origem à venda. Neste espaço, participam empreendedores da Nossa Feira Sabor e Arte, de Conceição do Mato Dentro, e do Projeto Crescer, da AngloAmerican.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA – CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

DATA: 24 a 26 de maio de 2024
HORÁRIOS:
Sexta: 18h às 00h
Sábado: 12h às 00h
Domingo: 11h às 21h
Local: Largo do Rosário, Conceição do Mato Dentro – MG

Mais informações: www.farturabrasil.com.br 

Instagram.com/farturabrasil/

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui