19.8 C
Belo Horizonte
seg, 27 maio 24

Mostra de Cinema de Betim anuncia programação especial

Além dos filmes, o evento contará também com oficinas, exposição de fotos e um seminário que pretende impulsionar os debates para a implantação de um polo audiovisual na cidade.

Segundo a cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos, fundadora da iT Filmes, Comunicação e Entretenimento, e idealizadora da mostra, o foco do evento é formação de público, capacitação e discutir Betim diante do crescente desenvolvimento da indústria criativa no Brasil. A cidade de Betim é cenário da 1ª Mostra de Cinema de Betim, com programação inclusiva e gratuita, exibições de filmes nacionais e locais, em sala de cinema e diferentes pontos da cidade, oficinas, exposição de fotos e um seminário que pretende impulsionar os debates sobre o desenvolvimento do cinema e audiovisual local.

A seleção dos filmes foi feita por uma curadoria composta exclusivamente por mulheres, pela jornalista, escritora e documentarista Mariana Tavares e pela cineasta Lorena Ortiz, e apresenta filmes recentes que se comunicam com o público e que ainda não chegaram às salas de cinema de Betim, evidenciando novas linguagens e as diversas representatividades do cinema contemporâneo brasileiro, de várias regiões do país, dentre eles Minas Gerais, Pará, Bahia, Rio de Janeiro, Roraima, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amazônia, Ceará. São histórias que abordam aspectos culturais, étnicos, geográficos, históricos e econômicos vivenciados por diversas minorias no país.

Na frente e atrás das câmeras, trabalhadores urbanos e rurais, povos originários, garimpeiros, quilombolas, artistas, estudantes e cineastas que contam e experienciam suas histórias propondo novas narrativas, pois cada história solicita uma forma diferente de ser contada, que não deve necessariamente, ficar presa aos cânones. Por isso, o recorte curatorial aposta nas diversas possibilidades do fazer cinematográfico, evidenciando a força e criatividade do cinema brasileiro, seja no formato longa ou curta-metragem.

Duas oficinas de capacitação compõem a programação, uma de ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO PARA INICIANTES, aberta ao público, e outra de “INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA INICIANTES”, voltada, exclusivamente, para jovens do Instituto Ramacrisna, em sua sede no bairro Santo Afonso, em Betim.

O SEMINÁRIO – BETIM CIDADE CRIATIVA – ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO AUDIOVISUAL LOCAL  será o espaço para as discussões sobre as estratégias de crescimento do setor cinematográfico e audiovisual na cidade, bem como da indústria criativa que engloba os dois setores. Profissionais experientes estarão reunidos para compartilhar conhecimentos, dentre eles, César Piva, gestor cultural com trajetória de 30 anos na área, atuando na formação de redes de cooperação envolvendo agentes culturais, gestores e organizações da sociedade civil, universidades, empresas privadas e governos, tendo foco estratégico na implantação de territórios criativos e educativos para o desenvolvimento local sustentável, sendo um dos fundadores do Polo Audiovisual da Zona da Mata, em Minas Gerais.

A “MOSTRA BETIM”, com programação de filmes locais, é um atrativo importante do evento. Assim como Elizabete Martins Campos, diretora do premiado e primeiro longa-metragem produzido em Betim, “My Name is Now, Elza Soares”, outros cineastas da cidade produziram obras, terão destaque, portanto a 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM terá uma programação especial para que a população conheça o talento desses profissionais do audiovisual municipal, com sessões em sala de cinema.

O documentário inédito “BETIM VIVA”, que vem sendo rodado nos últimos três anos, pela iT FILMES, será lançado, oficialmente, durante a MOSTRA, não apenas para enriquecer o evento, mas também para homenagear a história e a diversidade cultural da cidade, que completou 85 anos em 2023. O documentário pesquisa, registra e divulga, por meio de entrevistas, com antigos e novos moradores da cidade, historiadores, pesquisadores e profissionais das áreas culturais e ambientais, a formação da identidade local.

Em paralelo, a EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA BETIM VIVA, com quadros do filme sobre Betim estará disponível para visitação de 8 a 31 de maio, na Casa da Cultura Josephina Bento.

A 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é concebida pela iT Filmes, Comunicação e Entretenimento, que em 2024 completa 15 anos, e o lançamento deste evento acontece aliado à tendência do crescimento da indústria cinematográfica, audiovisual e criativa como um todo no Brasil.

“Nossa intenção é compartilhar conhecimentos e informações sobre o setor cinematográfico e audiovisual, colaborar para garantir acesso e democratização do cinema nacional e aprendizados ligados a esta área, que acredito ser a indústria que tem tudo para colocar o Brasil na linha de frente dos países desenvolvidos por meio da indústria criativa, aliás criatividade, força de vontade, e pessoas querendo realizar e se enxergarem por meio da arte é o que não falta”, completa Elizabete.

A 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é concebida pela iT Filmes, Comunicação e Entretenimento, que em 2024 completa 15 anos, e o lançamento deste evento faz parte das comemorações e intenção é compartilhar conhecimentos sobre o setor cinematográfico e audiovisual, garantir acesso e democratização do cinema nacional e aprendizados ligados a esta área junto a comunidade de Betim e região.

PROGRAMAÇÃO

1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM 

2024

100% Gratuito!

DE 07 A 12 DE MAIO

MOSTRA DE FILMES EM SALA DE CINEMA, OFICINAS, SEMINÁRIO, MOSTRA ITINERANTE, EXPOSIÇÃO DE FOTOS

************************************************************

07 MAIO DE 2024

ABERTURA OFICIAL DA MOSTRA E LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO BETIM VIVA

19H SALA DE CINEMA

LOCAL: SALA CINEART – MONTE CARMO BETIM SHOPPING

Endereço: Av Juiz Marco Túlio Isaac 1119, Betim

************************************************************

OFICINAS AUDIOVISUAIS

OFICINA DE ROTEIRO PARA INICIANTES – GRATUITA

Oficineiro: Maick Hannder Lima Porto – Cineasta, Diretor e Roteirista. Graduado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA.

Data: dias 08, 09 e 10 de maio de 2024

Presencial

Horário: 19h.

Local: Shopping Monte Carmo – Sala Expansão – Piso Térreo do (próximo da Caixa Econômica) – Av Juiz Marco Túlio Isaac 1119, Betim

************************************************************

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA INICIANTES

Oficineiro: Lucas Diego Gonçalves da Costa, professor da FUMEC, graduado em jogos digitais e especialista em desenvolvimento de sistemas web pela PUC Minas. Mestre e doutorando em estudos de linguagens pelo CEFET-MG, na linha de pesquisa literatura, cultura e tecnologia.

Dias 08, 09 e 10 de maio

Horário: 14 às 16 horas

Local: Instituto Ramacrisna

Público-alvo:

Esta oficina é realizada pela 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, em parceria com o Instituto Ramacrisna, junto aos alunos do Instituto interessados em desenvolvimento de jogos. Não é necessário conhecimento prévio na área. Todas as vagas são voltadas para os alunos do Ramacrisna.

************************************************************

SEMINÁRIO – BETIM CIDADE CRIATIVA – ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO AUDIOVISUAL 

Data: 09/04/2024, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Sala Expansão- Shopping Monte Carmo – Piso Térreo do (próximo da Caixa Econômica) – Av Juiz Marco Túlio Isaac 1119, Betim

O foco do evento é buscar estratégias e oportunidades para impulsionar o mercado da indústria criativa em Betim e região. Um debate para discutir alternativas eficazes para o desenvolvimento e crescimento deste setor.

Venha aprender e discutir o futuro promissor da indústria criativa.

Público-alvo: Cineasta, realizador audiovisual, videomaker, roteirista, escritor, produtor cultural de evento, músico, compositor, designer, desenhista, ilustrador, social media, jornalista, publicitário, artista visual, pintor, escultor, fotógrafo, artesão, arquiteto, artista da expressão da cultura popular, radialista, profissionais de TV, desenvolvedor de conteúdo para redes sociais, da moda, joias, novas mídias, software, desenvolvedor e jogador de jogos digitais, costeira, técnicos de som, operadores de câmera, professor, estudantes, empreendedoras que trabalham ou querem empreender nas diversas áreas da indústria criativa.

Credenciamento:

https://itfilmes.com.br/mostrabetim/seminario/

*********************************************************************************

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA BETIM VIVA

  • Abertura: 8 de maio, quarta-feira, 10h.
  • Visitação das 9h às 17h até 31 de maio de 2024
  • LOCAL: CASA DA CULTURA JOSEPHINA BENTO

Patrimônio Tombado de Betim – Avenida Padre Osório Braga, 18 – Praça Milton Campos, Betim/MG.

*************************************************

PROGRAMAÇÃO SALA DE CINEMA

MOSTRA FILMES NACIONAIS

07/05 – Terça-feira

ABERTURA OFICIAL

19H SALA DE CINEMA

LOCAL: SALA CINEART – MONTE CARMO BETIM SHOPPING

Endereço: Av Juiz Marco Túlio Isaac 1119, Betim

19h – Lançamento da 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM e do documentário BETIM VIVA 

(68 min, 2024, Direção: Elizabete Martins Campos)

Classificação: Livre para todos os públicos

Sinopse: Betim Viva pesquisa, registra e divulga, o patrimônio material, imaterial, natural, diversidade cultural, esportiva, paisagens, tradições, costumes, oralidades, riquezas humanas, culturais e artísticas, presentes na cidade de Betim, em Minas Gerais. A tessitura de uma gente e a formação de uma cidade.

08/05 – Quarta-feira

14h – A ALMA DA GENTE

(83 min, 2013, Direção Helena Solberg e David Meyer)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Sinopse: Um grupo de jovens da Zona Norte do Rio de Janeiro ensaia o último espetáculo do Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte.

18h40: SAMUEL FOI TRABALHAR

(17 min, 2024, Direção: Janderson Felipe e Lucas Litrento)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Na véspera de deixar a informalidade e ser contratado, Samuel é assombrado pelo seu instrumento de trabalho: a fantasia de engenheiro.

19h – MUSSUM, O FILMIS

(123 min, 2023, Direção: Silvio Guindane)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: MUSSUM, O FILMIS narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores dos Trapalhões.

21h10 – SEU CAVALCANTI

(78 min, 2024, Direção: Leonardo Lacca)

Classificação: Livre para todos os públicos

Sinopse: Seu Cavalcanti tem 90 e tantos anos e uma saúde de ferro. Depois de sofrer uma grande contrariedade, acompanhamos suas aventuras em busca de reconquistar sua independência e seu prestígio.

09/05 – Quinta-feira

14h: PLACA-MÃE

(105 min, 2023, Direção: Igor Bastos)

Classificação: Livre para todos os públicos

Sinopse: Nadi é uma andróide com cidadania, que ganha o direito de adotar duas crianças, David e Lina. Porém, um político e digital influencer sensacionalista, cria diversas polêmicas sobre o caso, com o intuito de ganhar popularidade para sua candidatura de presidente do senado. Um mal entendido leva David a fugir e viver algumas aventuras, consequentemente Nadi tem que decidir entre ficar com a sua cidadania ou avisar sobre a fuga às autoridades.

18h30: CLARA ESTRELA

(71 min, 2017, Direção: Susanna Lira & Rodrigo Alzuguir)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: Clara Estrela narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora mineira que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.

21h – O DIA QUE TE CONHECI

(71 min, 2023, Direção: André Novais)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Zeca todo dia tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.

10/05 – Sexta-feira

18h30 AS PRIMEIRAS

(78 min, 2023, Direção: Adriana Yañez)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: O documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres.

20h30 ESTRANHO CAMINHO

(83 min, 2023, Direção: Guto Parente)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.

11/05 – Sábado

16h: MY NAME IS NOW, ELZA SOARES

(73 min, 2014, Direção: Elizabete Martins Campos)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Elza chega em casa e cara a cara, diante do espelho/câmera, nos desafia numa saga, que ultrapassa o tempo, espaço, preconceitos, perdas e sucesso. Mas ela é dura na queda, num rito, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, incorporada de ancestralidades brasileiras, como uma fênix transcende em música e canta gloriosamente.

18h: SESSÃO CURTA BETIM

Com a apresentação dos diretores e debate com todos ao final

A MAKSRA

(8 min, 2021, Direção: Marlon Tinoco)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: Enquanto faz seus exercícios matinais, um rapaz acaba se deparando com uma figura intrigante usando uma máscara, que repete seus movimentos. Ao perder um desafio, o rapaz parece ser perseguido pela figura, o obrigando a se aventurar em um terror surrealista. Curta realizado para a disciplina de Arte e Mídia I e Cor Forma e Composição da Imagem Digital, do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG.

SOLILÓQUIO

(2,43min, 2024, Direção: Werlei Santos)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Sinopse: Loucura ou a falta de vontade ou capacidade para a comunicação interpessoal.

DESISISTIR – POÉTICAS APOCALÍPTICAS

(9 min, 2024, Direção: Priscila Sousa )

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Curta-metragem experimental que mergulha no universo afrofuturista para explorar as impressões poéticas da autora sobre a vida e a cidade de Betim. Através da manipulação de palavras e imagens, a obra propõe um novo olhar audiovisual, tecendo a “poesia da imagem”. Desisistir é uma reflexão sobre a interação entre arte e vida, costurada com sensibilidade.

A GRANDE PIONEIRA

(14 min, 2021, Dir: Vinícius Martins)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Depois de anos morando em outro lugar, Dricka perde sua fonte de renda na pandemia e precisa voltar para sua cidade natal, Betim. Após seu retorno, é atravessada por estranhamentos causados pelas mudanças ocorridas na cidade e também pelas novas formas de atuar enquanto artista, num mundo virtualizado.

Depois de anos morando em outro lugar, Dricka perde sua fonte de renda na

100 ANOS DE FOLIA DE REIS SANTO AFONSO

(15 min, Direção: Marlon Moura)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: 100 anos da Folia de Reis Santo Afonso narrados por três gerações da família Diniz e os novos integrantes que passaram a fazer parte desta importante manifestação cultural de Betim. Um documentário realizado pela Antenados Produtora, do Instituto Ramacrisna.

21h: ONDE ESTÁ MYMYE MASTROIAGNNE

(16 min, 2023, Direção: biarritzzz)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

Sinopse: Uma misteriosa e extravagante cabeleireira perde uma amiga em um metaverso repleto de casas noturnas e seres encantados. Para procurá-la e desvendar o desaparecimento, ela consegue a ajuda de uma outra amiga, enquanto conta suas histórias como stripper, quando ganhava muito dinheiro, até ela desaparecer.

SESSÕES CINEMA NACIONAL

21h20: MARTE UM

(115 min, 2022, Direção: Gabriel Martins)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos

Sinopse: O dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças.

12/05 – Domingo

17h Sessão Curtas da Terra

521 ANOS / SIIA ARA

(5 mim, 2021, Direção: Adanilo)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Sinopse: A história foi mal contada, mas nós vamos descontar, vamos recontar. Vamos despertar cada vez mais. Já não dormimos. Cada vez mais vamos ser a natureza. Os próximos 521 Anos vão ser nossos. Os próximos 521 Anos vão ser indígenas.

CABANA

(14 min, 2023, Dir: Adriana de Faria)

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Em uma cabana na floresta amazônica, duas mulheres do movimento da Cabanagem – que ocorreu na província do Grão-Pará, entre 1835 e 1840, causada pela crise econômica e social da região – têm seus destinos cruzados e precisam fugir antes que sejam descobertas pelas autoridades.

O CANTO

(15min, 2023, Direção: Izabella Vitório e Isa Magalhães)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: Em “O Canto”, somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca, em Alagoas. O filme nos apresenta a mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão na poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo. À medida que seguimos Rosália, descobrimos as raízes ancestrais e a poderosa força que reside nos cantos que florescem da convivência entre mulheres.

GARIMPANDO GARIMPEIROS

(13 min, 2023, Direção: Tomás Tancredi)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: O Garimpo está a céu aberto no YouTube. O filme garimpa estas imagens em um trabalho de montagem a partir de imagens da Terra Indígena Yanomami e Ye’kwana (Roraima) e Mundurukânia (Oeste do Pará). Todas as imagens foram “garimpadas” entre 2019 e 2022.

SERTÃO AMÉRICA (18′ APROX)

(18 min, 2023, Direção: Marcela Ilha Bordin)

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Sinopse: Um registro do processo de fabricação do Parque Nacional da Serra da Capivara, unidade de conservação no sertão do Piauí, onde desenhos rupestres desafiam a teoria corrente de como o homem entrou na América.

18H20: SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO

(107 min, 2022, Direção: Haroldo Borges)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Bruno, 15 anos, sempre fez vista grossa para a violência e o preconceito gerado pela cultura machista na qual está inserido. Mas uma doença degenerativa faz com que ele pouco a pouco perca a visão. Agora, enquanto atravessa a adolescência, Bruno tem que aprender com as diferenças, a enxergar a vida com outros olhos.

20H15 – A FLOR DO BURITI

(125 min, 2023, Direção: João Salaviza e Renée Nader)

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a Ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando a cada dia, infinitas formas de resistência.

MOSTRA ITINERANTE

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO BETIM VIVA 

  • Lançamento: 07 de maio, 19h, no Cine Monte Carmo Shopping
  • Exibição nas Regionais de Betim
  • 08/05, 14h – Vianópolis:

Missão Ramacrisna

Endereço: R. São Paulo, 379 – Santo Afonso, Betim

  • 08/05, 19h – Teresópolis:

E. M. Belizário Ferreira Caminhas

Avenida Campo Florido, 888 – Jardim Teresópolis, Betim

  • 08/05, 20h – Norte:

E. M. Mário Marques Cordeiro Tupynambá

Avenida Hibisco, 125 – Alto das Flores, Betim

  • 09/05, 8h – Imbiruçu

E. E. Cecìcila Meirelles

09 de maio, 8h

Endereço: Rua Carajá, 44 – Laranjeiras, Betim

  • 09/05, 14h, PTB

CPC PTB

Endereço: R. José Teixeira de Oliveira – Santa Cruz, Betim

  • 09/05, 20h30 – Alterosa

E. M. Edmeia Duarte de Oliveira

Rua Recife, 374 – Niterói, Betim

  • 10 de maio, 8h – Petrovale

E. E. Gabriel Passos

Rua Argentina, 64 – Petrovale, Betim

  • 10/05, 19h – Icaivera

E. E. João Guimarães Rosa

Avenida Sycaba, 1200 – Icaivera, Betim

  • 10/05, 19h30 – Citrolândia:

Centro de Memória da Hanseníase Luiz Veganin

Rua Emílio Ribas, 570 – Colônia Santa Izabel, Betim

SERVIÇO

1ª Mostra de Cinema de Betim

De 07 a 12 de maio de 2024

Onde: Cineart Betim e diversos espaços pela cidade

Inscrições e informações: www.mostrabetim.com.br

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui