28.5 C
Belo Horizonte
qui, 29 fevereiro 24

Academia Jovem Concertante 2023 se apresenta em Minas

Etapa região sudeste, que acontece até 16 de junho, no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais

Criada pela pianista e diretora artística Simone Leitão, a Academia Jovem Concertante chega em sua 22a Etapa. Primeira orquestra academia itinerante do país, traz no repertório Francisca Gonzaga, Rachmaninoff e Sibelius com regência do Maestro Daniel Guedes.

O projeto surgiu como uma resposta à necessidade brasileira de uma orquestra que chegasse a regiões do Brasil ainda carentes da experiência com um repertório sinfônico que ao mesmo tempo fosse um retrato da criatividade e diversidade dos jovens músicos brasileiros e um laboratório que os preparasse para o mercado de trabalho. Este ano, o programa celebra não só os seus 11 anos como também 22 etapas produzidas, 11 estados do Brasil percorridos, mais de 800 jovens músicos bolsistas contemplados de todo o país, cerca de 150 concertos realizados e mais de 50 cidades diferentes em todo o Brasil.

Os jovens aprovados têm todas as despesas pagas e uma bolsa incentivo durante o período do projeto. A ideia nasceu da própria experiência de Simone. “Meu desejo maior partiu de uma dor. Individual e comunitária. A dor do desperdício de talento no Brasil. Sou do interior de Minas. Conheço bem o abandono cultural. Mesmo sem ter orquestras perto de mim, na minha infância, eu sonhava em um dia ver e ouvir uma orquestra de perto. Apesar de todos os domingos de manhã voltar correndo da igreja para assistir o projeto Aquarius na TV, essa experiência não era suficiente. Precisava ver e ouvir de perto”. Para ela, a Academia acolhe os músicos em um momento importante de suas trajetórias.

Este ano, serão realizados 9 concertos, sendo 6 principais e 3 didáticos. A regência será do maestro Daniel Guedes, com Simone Leitão ao piano. Ao todo foram selecionados 45 jovens de toda região sudeste e outras regiões do Brasil. O valor da bolsa incentivo é de R$1.500,00. Os ensaios irão acontecer de 3 a 7 de junho, no Rio de Janeiro. A turnê está prevista para acontecer de 9 a 16 de junho. O projeto, que tem a direção artística de Simone Leitão, conta com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio do banco Itaú e da empresa Enauta.

Cidades e atividades:

15/06 – Juiz de Fora, MG – Theatro Solar de Juiz de Fora // Concerto Orquestrado

15/06 – Juiz de Fora, MG – Theatro Solar de Juiz de Fora // Concerto Didático

Horário: 20h – Local: Theatro Solar de Juiz de Fora

Ingressos: Gratuitos

16/06 – Caratinga, MG – Concerto de Câmara Caratinga // Concerto Música de Câmara

Horário: 20h – Local: Auditório da Faculdade Doctum Caratinga

Ingressos: Gratuitos

Posts Relacionados

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Natiruts faz tour de despedida “Leve com Você” em Minas

Basta dar um play em qualquer uma das músicas do Natiruts – ao...

Gustavo Tubarão lança livro em Belo Horizonte

Natural da cidade de Cana Verde, localizada na região...

Akatu se apresenta em BH nesta sexta-feira

O Akatu, grupo mineiro de samba e pagode, formado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui