Gustavo Figueiredo Trio apresenta o show de jazz instrumental “Antes do fim”

0
26

Evento gratuito acontecerá no dia 17 de abril, domingo de Páscoa, às 11h, no teatro de arena do Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem

Um passeio ao ar livre, em contato com a natureza e ao som vibrante do jazz instrumental contemporâneo. O convite é do pianista mineiro Gustavo Figueiredo que apresentará, junto com os músicos Adriano Campagnani (baixo) e Bruno Souza (bateria), o show de divulgação de seu novo CD “Antes do fim”, disponível em todas as plataformas digitais. O trio vai tocar no dia 17 de abril, domingo de Páscoa, às 11h, no teatro de arena do Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem. Haverá participação especial dos cantores Kadu Vianna e Marcelo Dai. O espetáculo, patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, é gratuito.

“Após o lançamento do disco em Belo Horizonte, agora é a vez de Contagem. E, como diferencial, ele traz a minha essência como compositor e arranjador em uma mistura de jazz contemporâneo com música brasileira. O show é muito animado e espero que todos gostem. Fica a dica, então, de um ótimo programa de final de semana para toda a família”, diz Gustavo Figueiredo.

Show

Com duração aproximada de uma hora e meia, o show propicia um clima alto-astral, envolvente e elegante a base da sonoridade jazzística. O repertório, composto por canções que fazem parte do disco “Antes do fim”, também tem releituras de clássicos de Gilberto Gil e Dominguinhos.

Sobre as músicas de seu novo álbum, o segundo de sua carreira, Gustavo Figueiredo explica que o processo de composição passou por vários períodos, de 2018 a 2021. “Sobre a música que é título do álbum, Antes do fim, foi algo bem interessante. Isso porque eu não queria terminar 2020 sem finalizá-la. E eu consegui. Foi concluída no último dia do ano”, explica.

O disco possui nove faixas, das quais sete são autorais, como “Velha Boipeba” inspirada na Ilha de Boipeba (BA), onde o pianista passou férias com a família. Outro destaque é “Antes do fim”, que é um jazz-rock. Já “Queridão” é uma homenagem de Gustavo Figueiredo ao baterista Márcio Bahia, seu antigo parceiro. O álbum tem, ainda, duas versões das músicas “Lamento sertanejo“ (Dominguinhos e Gilberto Gil) e “Pássaro“de Djavan.

A gravação do “Antes do fim”, sob o comando de Gustavo Figueiredo Trio, contou com a participação de Kadu Vianna nas canções “My feelings” e “Pássaro” (Djavan) e de Marcelo Dai nas músicas “Nova” e “Miragem.”

Sobre Gustavo Figueiredo

Belo-horizontino, Gustavo cresceu ouvindo vinis dos Beatles, Queem, Eric Clapton, entre outros. E foi de 12 para 13 anos que o interesse pelo universo musical aumentou ao fazer aulas de teclado junto com a irmã. Já, aos 18 anos, decidiu ser músico e passou a dar aulas particulares de teclado e ser convidado para tocar jazz fusion, que mistura rock e funk americano.

Com o tempo, teve contato com todos os tipos de jazz e passou a tocar esse estilo musical misturando elementos musicais brasileiros e de outros países, como Israel e Cuba. Já tocou com grandes músicos, como Vander Lee, Beto Guedes, Toninho Horta, Gilvan de Oliveira, Marku Ribas, Nivaldo Ornelas, Grupo Cobra Coral, Celso Moreira, Chico Amaral, Teresa Morales, entre outros. Também dividiu palco com Elza Soares, Flávio Venturini, Paula Lima, Luiza Possi, Emmerson Nogueira, George Israel, Toninho Ferragutti, Leila Pinheiro, Paula Santoro e Paulinho Moska.

Foi ganhador do Prêmio BDMG Jovem instrumentista 2005 e 7º Prêmio BDMG Instrumental 2007. Com seu trio vem tocando em festivais e shows pelo país. Em 2014, lançou o CD “Trio”, com oito canções autorais e uma releitura. Em 2015 gravou um DVD ao vivo na “Sala Juvenal dias” – Palácios das artes. Em 2018, Gustavo Figueiredo Trio apresentou o espetáculo “Música brasileira” em homenagem aos grandes compositores do cenário nacional que marcaram gerações e, ainda, fazem história. No final de 2021 lançou o seu segundo disco “Antes do fim” em todas as plataformas digitais. Também tem participado de eventos culturais, como o Savassi Festival e o Buena Vista Soul, jazz e Blues Festival. Hoje atua como músico, arranjador e produtor.

====

Serviço:

Gustavo Figueiredo Trio apresenta o show de jazz instrumental “Antes do fim” com participação de Kadu Vianna e Marcelo Dai 

Data: 17/04/2022 (domingo)

Horário: 11h

Local: Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineira, 1722, Eldorado – Contagem)

Entrada: gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here