20.2 C
Belo Horizonte
sex, 11 outubro 24

Governo apresentará plano de expansão do Metrô BH

Comissão de Transportes, Comunicação e Obras receberá Secretaria de Estado de Infraestrutura e famílias atingidas pelo projeto.

Atendendo a convite da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) apresentará o plano de início das obras e desocupações para a expansão do Sistema de Transporte Público Metroviário de Belo Horizonte (Metrô BH), nesta terça-feira (17/9/24).

A reunião será às 15 horas, no auditório do andar SE da sede do Legislativo, por requerimento do deputado João Magalhães (MDB) e da deputada Bella Gonçalves (Psol).

O plano de expansão prevê a ampliação da única linha já existente e a construção da Linha 2 do Metrô BH. As obras estão previstas para serem concluídas em 2027.

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos estima que cerca de 250 famílias da Região Oeste da Capital Mineira serão removidas de suas casas. A maior parte dos imóveis fica nos bairros Gameleira, Nova Gameleira, Nova Cintra, Betânia, Vista Alegre e no Barreiro.

Além do secretário de Infraestrutura Pedro Bruno Barros de Souza, foram convidados para a audiência representações dos moradores atingidos pelo empreendimento, da Federação Nacional dos Metroviários e da secretaria executiva da empresa Metrô BH, responsável pelo projeto.

Também estarão presentes a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual e representantes do Executivo e do Legislativo da Capital Mineira.

Projeto prevê oito novas estações na Capital

O metrô de Belo Horizonte tem, atualmente, apenas uma linha. O sistema conta com 19 estações, cerca de 28 quilômetros de extensão e foi expandido pela última vez em 2002.

O edital de concessão da obra prevê a ampliação da linha atual em aproximadamente 2,45 km com a construção de uma nova estação, a Novo Eldorado. Além disso, a concessionária também deverá fazer reformas nas estações já existentes.

O contrato ainda estabelece a construção da Linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro.

Posts Relacionados

Maurício Manieri apresenta a superprodução de “Classics”

Uma celebração épica da música romântica com grandes hits...

Governo de Minas participa de audiência pública sobre renovação contratual de ferrovias

Em audiência com FCA, Estado apresentou propostas para fortalecer...

Governo de Minas conclui obra entre BR-365 e Indianópolis, no Triângulo Mineiro

Iniciativa beneficia diretamente mais de seis mil habitantes e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui