20.8 C
Belo Horizonte
qui, 22 fevereiro 24

Escola de Música Sabra amplia atuação em Contagem

A Sociedade Artística Brasileira e a Associação Eldorado de Apoio à Vida celebram um termo de parceria que tem por objetivo a expansão da Escola de Música em Contagem

A Escola de Música Sabra, que existe desde 2013, tem o objetivo de promover a inclusão social e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, de forma gratuita e continuada, disponibilizando capacitação, acesso e integração ao mundo do trabalho.

A Associação Eldorado de Apoio à Vida, localizada no bairro Eldorado, em Contagem, em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra), iniciou na última terça-feira (1º), mais um período de oficinas de Musicalização Inclusiva para mais de 200 crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

No novo espaço em Contagem, a Escola de Música Sabra oferecerá ainda 80 vagas para o curso de Musicalização Infantil para crianças de 8 a 10 anos, totalmente gratuito. As aulas terão uma hora e trinta minutos de duração e serão realizadas às quartas-feiras nos turnos manhã e tarde. Para participar é necessário que um dos pais ou responsável preencha o formulário de matrícula na secretaria da Escola. O edital com informações completas está disponível na internet no endereço sabra.org.br/site/editais/.

Além de contagem, em agosto, também serão ofertadas 40 vagas em Betim e 40 vagas em Raposos para o curso de Musicalização Infantil e 20 vagas para o curso de Musicalização Inclusiva em Betim, em parceria com a APAE Betim.

O presidente da Sabra, o maestro Márcio Pontes, conta que “as novas atividades da Escola de Música Sabra em Contagem vão potencializar as atividades já realizadas há dois anos na Escola Municipal Professora Lígia Magalhães”.

A Associação Eldorado de Apoio à Vida trabalha há mais de 40 anos para proporcionar suporte às pessoas que apresentam deficiências intelectual e física como paralisia cerebral, síndrome de down e outras doenças neurológicas. Tradicional em Contagem, foi a primeira instituição especializada no município a ofertar gratuitamente oficinas semiprofissionalizantes e socioeducativas, atenção psicopedagógica, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para pessoas portadoras de deficiência. Além disso, desenvolve ações integradas de reabilitação e capacitação para o trabalho.

De acordo com a gerente administrativa da Associação Eldorado de Apoio à Vida, Flávia Kellen Dutra, o espaço há 41 anos apoia famílias da comunidade e a parceria com a Sabra é uma grande oportunidade para os atendidos. “A aula de musicalização realizada pela Sabra irá agregar muito à comunidade de Contagem, uma vez que auxiliará no desenvolvimento dos jovens e adultos que já frequentam a associação e, ainda, abrirá as portas, semanalmente, para que crianças de 8 a 10 anos da comunidade possam imergir no mundo da música. Hoje, eles já realizam outras atividades como aula de artesanato, informática, oficinas de arte e cultura e realmente essas aulas trazem um impacto positivo para a vida deles, como a socialização”, relatou.

O maestro Márcio Pontes reforça que as novidades vão impactar positivamente todas as ações já realizadas pela Sabra em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Nova Lima e Raposos. As oficinas de musicalização são ofertadas gratuitamente às comunidades locais graças ao financiamento por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.

A diretora-presidente do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, destaca a importância da ampliação da Escola de Música Sabra em Contagem e, reforça ainda, que essa iniciativa faz parte das diversas ações de responsabilidade sociocultural da Unimed-BH que terão início em 2023 no município. “Como uma cooperativa de trabalho médico, nós temos a responsabilidade social como um dos nossos princípios e apoiamos projetos que tenham impacto social nas comunidades onde atuamos. A Sabra é um parceiro de longa data que faz um trabalho incrível de inclusão social por meio da música, transformando a vida de dezenas de crianças. Graças ao apoio dos médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH poderemos expandir esse projeto para mais crianças de Contagem”, declarou.

Sobre a SABRA

 

Fundada em 2013, a Sociedade Artística Brasileira (SABRA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Betim, Minas Gerais. A organização promove o ensino gratuito de música, com cursos de Musicalização Infantil, Musicalização Inclusiva, Básico de Música, Orquestra Sinfônica, Grupos de Câmara – Instrumentais e Vocais, Coral Adulto e Coral Infanto-juvenil. A SABRA também atua por meio de concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas com os grupos musicais formados por seus alunos e professores. Desenvolve intenso trabalho de pesquisa e restauração da música de compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX e documentos históricos, além de bens móveis e imóveis.

Em 2021, devido à pandemia, os cursos foram realizados de modo remoto e atenderam a mais de 1.200 alunos nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Nova Lima e Raposos. Em 2022, já com atividades presenciais, ultrapassou a marca de 2.000 alunos matriculados. As atividades são financiadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Contam com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Conta com a parceria de Escolas Municipais em Belo Horizonte; da Adefib em Betim; da Aeav em Contagem, da Amas em Ibirité; do Programa Escola de Tempo Integral em Nova Lima e das Secretarias de Cultura e Educação de Raposos. Saiba mais em www.sabra.org.br.

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

SERVIÇO:

Curso gratuito de Musicalização Infantil

Edital completo: sabra.org.br/site/editais/

Matrículas:

– Contagem – Rua Riso do Prado, 99

– Betim – Rua Pedro da Silva Fortes, 179

– Raposos – Secretaria Municipal de Cultura

Período de matrícula: de 1º a 8 de agosto

Horário: das 8h às 17h

Curso gratuito de Musicalização Inclusiva

Matrículas:

– Contagem – Rua Riso do Prado, 99

– Betim – Rua Pedro da Silva Fortes, 179

Período de matrícula: de 1 a 8 de agosto

Horário: das 8h às 17h

Posts Relacionados

Atriz e cordelista Bianca Freire estreia “3 Contos de Amor”

“Um espetáculo que vem sendo construído desde que eu...

Programação cultural enriquece Carnaval da PBH

Após 23 dias de celebração intensa em todos os...

Projeto Jardim Musical recebe a cantora Lívia Itaborahy

“Soy Sosa – um Tributo à Mercedes Sosa” com...

Escola Livre de Artes Arena da Cultura abre inscrições

Dando continuidade no propósito de ensino da arte como...

Literíssima lança antologia feminina, Elas, a saudade, o amanhã

A Editora Literíssima realiza noite de autógrafos e lançamento da nova...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui