21 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Fórum SAF 2024 debate a trajetória do futebol no Brasil

Com mais de 10 horas de programação incluindo debates de especialistas em gestão de futebol, juristas e imprensa esportiva, a segunda edição do evento fará uma análise sob diferentes perspectivas em relação ao esporte nos três anos de SAFs nacionais

No próximo dia 3 de outubro de 2024, Belo Horizonte receberá a segunda edição do Fórum SAF, evento que reunirá especialistas, gestores e entusiastas do futebol, além de juristas e profissionais da imprensa esportiva, para discutir o contexto das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs). O evento, que teve grande repercussão em sua primeira edição, no ano passado, se concentrará nos avanços e controvérsias das SAFs desde sua criação e nas oportunidades para o futuro.

Paulo Lasmar, idealizador e organizador do Fórum, enfatiza a importância do evento: “O sucesso da primeira edição consolidou o Fórum SAF como um espaço essencial para o debate sobre os desafios do futebol brasileiro. Além de promover a troca de experiências, o evento cria oportunidades de networking entre gestores, investidores e profissionais do esporte”, destaca.

Com mais de dez horas de programação, cinco painéis e diversos especialistas de renome, o Fórum abordará temas essenciais, como a sustentabilidade financeira dos clubes, as alterações legislativas, o papel da imprensa na conscientização das torcidas e as alternativas de capitalização. A expectativa é proporcionar um ambiente rico para discussões e networking entre os principais agentes do setor.

Três Anos de SAFs no Brasil, um dos painéis mais aguardados, é o que analisará a trajetória de implantação das SAFs no país. Sérgio Santos Rodrigues, ex-presidente do Cruzeiro Esporte Clube e advogado especializado, trará sua visão sobre os benefícios e desafios enfrentados pelos clubes com a adoção desse modelo de gestão.

O painel sobre Alterações Legislativas será conduzido por Jonas Marmello, especialista no tema, que discutirá as implicações da Lei Complementar nº 68/2024 e as mudanças trazidas pela reforma tributária. A criação de conselhos independentes e o fomento ao investimento em jovens atletas também serão temas de destaque.

No painel Fair Play Financeiro e Gestão Responsável, com a participação de Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro SAF, e mediado por João Vitor Xavier, será discutida a necessidade de equilíbrio financeiro nas disputas esportivas. O debate explorará formas de garantir a sustentabilidade financeira dos clubes, enfrentando o problema das dívidas acumuladas.

Marcos Salum, presidente da SAF do América Futebol Clube palestrará em “As Ligas de Futebol no Brasil – 2025 uma Realidade ou uma Ilusão?” sobre como as Ligas de Futebol no Brasil, projetadas para 2025, transitam entre a tentativa de reorganizar o esporte nacional e os desafios históricos de governança no futebol brasileiro. Salum debaterá sobre como a implementação bem-sucedida das ligas depende de um esforço coordenado entre clubes, patrocinadores e federações. E se esse movimento será uma realidade transformadora ou apenas mais uma ilusão no cenário esportivo do país.

Para os interessados em explorar novas oportunidades de capitalização, o painel Novas Modalidades de Investimento para a Capitalização dos Clubes apresentará alternativas como debêntures, fundos de investimento, emissão de tokens e até IPOs, destacando a diversificação de fontes de capital para os clubes brasileiros.

Outro destaque será o painel O Papel da Imprensa e a Conscientização das Torcidas, mediado pelo jornalista Chico Maia, que abordará como a mídia pode influenciar a percepção pública sobre a gestão profissional dos clubes.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial: www.forumsaf.com.br.

Serviço:
• Data: 3 de outubro de 2024
• Local: Belo Horizonte, MG
• Inscrições: www.forumsaf.com.br

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui