Pianista, cantor e compositor brasileiro que encantou Madonna, faz show na CASA OUTONO
O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará em formato solo na Casa Outono, no dia 4 de outubro, às 20h30. O espetáculo João Ventura entre Contrapontos e Bossas, é baseado no projeto Contraponto, que mistura grandes sucessos populares com peças eruditas, como Garçom (Reginaldo Rossi) e O Vôo do Besouro (Rimsky-Korsakov), ou Iracema (Adoniram Barbosa) e Nocturno (F. Chopin), ou Dia Branco em contraponto com Arabesque No. 1 (C. Debussy). João também interpretará clássicos de Chico Buarque, como Tatuagem, Trocando em Miúdos, Folhetim, Eu Te Amo, entre tantos outros.
Foi durante sua trajetória deste projeto CONTRAPONTO, em uma apresentação em Portugal, que Madonna então o convida para tocar no Baile de Gala no Metropolitan em NY. Para a ocasião, a musa do pop encomendou dois contrapontos a João, que foram apresentados nesse evento.
Em 2022, o músico lançou João Mello & João Ventura – A Bossa do Brasil, álbum de oito faixas, sendo que seis são cantadas por João Mello (1921 – 2010), em LPs gravados nas décadas de 1950 e 1960; e duas canções no formato piano e voz, interpretadas por João Ventura. Com a ajuda da tecnologia e através da produção de Alê Siqueira, extraiu-se a voz de João Mello além de outros instrumentos da gravação original dos LPs (executados pelo lendário Tamba Trio). A partir disto, foi possível o encontro das vozes do avô e do neto, que fazem duetos em seis das oito faixas.
O caminho entre João Ventura e a música foi natural. Nascido em família de artistas, o menino se deparou com o piano ainda muito novo e a atração pelo instrumento foi instantânea. Começou a tirar músicas de ouvido, privilegiado por uma percepção acima do normal herdada principalmente do seu pai. Aos nove anos, começou a estudar música erudita, onde se manteve até os treze anos. Durante a adolescência, aprendeu um pouco de violão e canto. Desta forma, a tríade “piano, violão e canto” foi a tônica durante toda a adolescência, com o foco voltado para a canção popular. Aos 22 anos, ganhou o Festival Sescanção de Sergipe, com música de sua autoria, intitulada SAMBA DE CACIQUE.
Aos 23 anos, João voltou a estudar piano e música erudita, cursando o bacharelado em piano pela UFBA, onde também fez o mestrado. Atualmente, finalizou o doutorado em artes musicais pela UNL, Universidade Nova de Lisboa, em Portugal (onde reside). João tem dois álbuns no Spotify, já assinou a trilha sonora de um longa-metragem e desenvolveu um projeto que mistura o popular e o erudito, intitulado Contraponto. João também já realizou turnês na Europa e no Brasil com Toquinho.
JOÃO VENTURA CANTA ROBERTO CARLOS
Data e Horário: 4 de outubro, às 20h30
Local: Casa Outono Café e Cultura – Rua Outono, 571, Carmo, Belo Horizonte, MG
Preço: R$ 70
Ingressos: https://www.sympla.com.br/