22.4 C
Belo Horizonte
dom, 16 junho 24

FIEMG celebra, o Dia da Indústria 2024

Evento será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, e irá reunir principais representantes do setor produtivo mineiro.

Para celebrar e valorizar aqueles que impulsionam o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, a FIEMG realiza, anualmente, o Dia da Indústria. Em 2024, a cerimônia de homenagem aos empresários e outros agraciados terá como tema “Atitudes que Inspiram Transformação. Ações que Impactam o Futuro” e acontecerá no dia 23 de maio, às 20h, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Conheça, abaixo, os principais homenageados.

Mérito Industrial CNI – Carlos Mário de Moraes (Diretor-superintendente dos Laboratórios Osório de Moraes Ltda e presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins industriais de Minas Gerais – SINDUSFARQ)

Formado em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais (1974) e em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA (1976). É o atual presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas Gerais – SINDUSFARQ, delegado junto ao Conselho de Representantes da FIEMG, vice-presidente da FIEMG, membro do Conselho de Administração da Cooperativa Sicoob Credifiemg e presidente da Associação Brasileira Rotária de Letras (seção Belo Horizonte). Ao longo de sua trajetória profissional e pessoal, recebeu importantes comendas.
Industrial do ano – Ana Cabral (CEO e cofundadora da Sigma Lithium)

Ana Cabral é CEO e cofundadora da Sigma Lithium (Nasdaq: SGML), o quarto maior complexo industrial e mineral de lítio do mundo. A empresária investiu na Sigma Lithium em 2012 e tem coliderado a empresa desde seu IPO, em 2018, resultando na transformação de um projeto greenfield no principal fornecedor global de larga escala e baixo custo da cadeia de suprimento de lítio. A Sigma é a única empresa que produz “Quíntuplo Zero Green Lithium” para atender às necessidades da próxima geração de baterias de veículos elétricos com concentrado de lítio neutro em carbono e sustentável do ponto de vista social e ambiental.

É considerada protagonista global do empreendedorismo no que diz respeito a uma transição energética justa e limpa. É também uma das cofundadoras da empresa de Private Equity A10 Investimentos e tem mais de 25 anos de experiência como executiva sênior de fusões e aquisições e mercados de capitais nos principais bancos de investimento globais, incluindo Merrill Lynch e Goldman Sachs, onde foi diretora de mercados de capitais da América Latina. No total, trabalhou em mais de US$ 100 bilhões em transações. Ana faz parte do Conselho Consultivo Global da Universidade de Columbia, onde se formou com um MBA. Ela também tem mestrado da London Business School. É membro do Future Initiative Institute e membro do Aspen Institute.

Construtores do Progresso, categoria Desenvolvimento Regional – Deputado Estadual Gil Pereira

Bacharel em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior, foi vereador por dois mandatos em Montes Claros, de 1988 a 1994. Nesse período, presidiu a Lei Orgânica do município, foi secretário municipal de Governo e presidente da Câmara Municipal. Ingressou em 1995 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde exerce seu oitavo mandato consecutivo. Atualmente, preside a Comissão de Minas e Energia. Em 2011, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor-MG), no Governo de Anastasia, iniciando seu intenso trabalho pelo desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Estado. Assumiu a presidência da Comissão de Minas e Energia em 2015, dedicando-se ao desenvolvimento da energia solar. Nesse ano, foi aprovada a lei de isenção do ICMS para a geração distribuída (GD), de sua autoria, tornando Minas Gerais líder no setor com 8 GW de potência, representando 20% do total gerado no país. Destaque-se também o seu trabalho junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ao Ministério de Minas e Energia (MME), viabilizando a implantação de mais de 6 mil km de novas linhas de transmissão (500 kV) e 10 subestações de energia elétrica, o que possibilitará um crescimento de mais de 400%, principalmente no setor fotovoltaico do Estado.
Construtores do Progresso, categoria Pioneirismo Industrial – AngloGold Ashanti

A AngloGold Ashanti completa no dia 8 de julho 190 anos de atividades no Brasil. É a indústria de maior longevidade do País, uma história que começou no século 19, em 1834, quando a Saint John Del Rey Mining Company deu início à produção de ouro em Nova Lima (MG). A AngloGold, com a sua criação, deu sequência a este legado em 1999. É uma das maiores produtoras de ouro do mundo, com cerca de 3,3 mil empregados diretos no Brasil, onde a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos estados de Minas Gerais e Goiás. Suas operações se destacam pela adoção das mais avançadas tecnologias de mineração e a empresa se orgulha de participar ativamente do dia a dia das comunidades onde está presente, colaborando para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. A presença da AngloGold Ashanti também é marcada pela preservação ambiental, com a manutenção de mais de 10 mil hectares e o incentivo a práticas de educação ambiental, de patrimônio histórico e de valorização cultural. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, com 10 operações. Empresa de capital aberto, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana.
Mérito Industrial 2024
Além disso, serão homenageados com o Mérito Industrial 2024 empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo: Anísio Lacerda, diretor-presidente da Calçados Addan Ltda; César Sodré, CEO da EXXER Ltda; Claudinei Lopes, proprietário da Independência Móveis; Gilberto Teixeira, diretor-geral da Sallêto Indústria e Comércio de Móveis Ltda; Gilberto Teodoro, sócio-fundador da Designtex Indústria e Comércio de Tecidos Ltda;  Henrique Simões, diretor-presidente da Minasligas S/A; José Henrique Guimarães, sócio-diretor da Cocal Alimentos; Lázaro Batista, sócio-proprietário da Carré Arte em Mármore e Granito Ltda; Marcelo Pimenta, sócio-administrador da Plásticos Tropical Indústria e Comércio Ltda; Márcio Antunes Filgueira, diretor-geral na Manfil Trucks Hélio; Rodrigo Kaukal, vice-presidente e diretor comercial da Viena Siderúrgica S/A; Rodrigo Rocha, sócio-diretor da Forte Premoldados Ltda; Sávio Colombo, vice-presidente da Lhoist Brasil – Mineração Belocal Ltda; Thiago Augusto Durães, sócio-diretor da Fazenda Salinas Indústria e Comércio de Bebidas Ltda; e Thiago Jorge Florentino, sócio-administrador da Florentino e Cia Ltda.

Outras homenagens
Professores e alunos do SESI e do SENAI que se destacaram ao longo dos últimos meses também serão agraciados na categoria ‘’Portadores de Futuro’’, e um grupo de colaboradores da indústria será homenageado com a medalha ‘’Mérito do Trabalhador’’.

Posts Relacionados

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Inverno Mágico de Tiradentes começa em julho

Para quem gosta de passeios voltados ao tema religioso,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui