25.8 C
Belo Horizonte
sáb, 20 abril 24

Feira Andorinhas promete movimentar a região metropolitana de BH

Evento será realizado no dia 13 de abril, tem a entrada gratuita e vai promover intercâmbio cultural entre mineiros, paulistas e capixabas

No dia 13 de abril, entre 9h e 18h, o Parque Fernão Dias (rua Rio Comprido, 4.655, Cinco), em Contagem, na região metropolitana de BH, se transformará em um palco de criatividade e de expressão cultural com a presença da primeira edição da Feira Andorinhas. O evento, idealizado pela produtora cultural e poetisa Andreia Carvalho, tem o intuito de reunir e expor obras de artistas independentes de todo o país, celebrar a diversidade e ser um espaço para a divulgação e a comercialização de criações artísticas únicas, singulares e que, normalmente, não circulam pelas feiras do gênero. A entrada é gratuita.

O evento inédito vai reunir 67 artistas independentes de todo o país, sendo que 34,9% são de Contagem. Entre os selecionados, estão autoras, escritores e artistas visuais, todos com trabalhos autorais e independentes. A Feira Andorinhas, a propósito, conta com recursos do Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.

“Recebemos 86 inscrições, mas infelizmente não conseguimos acolher todas. Nosso projeto é realizado com recurso limitado, conquistado por meio de edital, e o evento é gratuito tanto para o público quanto para os expositores e expositoras”, explica a idealizadora. “Queríamos mesmo ter todas e todos na feira. Mas buscamos, durante a árdua seleção, considerar alguns critérios que estavam pré-estabelecidos no projeto, como artistas residentes na cidade sede da ação, pessoas negras, pessoas com deficiência, idosos e idosas, mulheres e LGBTQIAP+. Dessa forma, teremos uma diversidade de artistas, autoras e autores, mas também de obras, visto que tentamos garantir tipos e estilos diferentes de trabalhos artísticos”, completou ela.

A diversidade regional, inclusive, vai ser um dos pontos fortes da Feira Andorinhas, que teve 9,3% de inscrições na região metropolitana de BH e 5,8% em cidades localizadas no interior de Minas Gerais. O evento recebeu ainda inscrições de proponentes do Espírito Santo e de São Paulo. Ou seja, o público contará com uma ampla gama de expressões artísticas, que vão desde a literatura, passa pelas artes visuais, e deságua em shows e performances. Na área da escrita, a feira terá, por exemplo, autores e autoras dedicados aos livros infantis, aos romances e às poesias.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Além das expositoras e dos expositores selecionados por meio do chamamento público, a Feira Andorinhas vai oferecer uma ampla programação para os visitantes. O evento contará com acessibilidade em libras, ampliando assim o acesso à cultura. Entre as atrações, estão a contação de histórias do grupo contagense “1,2,3 Contagem de Histórias”, a exposição de pinturas do multiartista baianeiro Ayam Ubrais Barco, que já teve as obras destacadas no programa “Encontro”, da Globo, e a apresentação musical do cantautor contagense Chedinho, além de intervenções artísticas da atriz e poetisa Daniela Graciere, sarau em libras do Coletivo Todos Estão Surdos e performance da artista visual e circense Ligia Moraes.

Com a classificação livre, a Feira Andorinhas vai promover uma campanha de doação de livros e revistas em quadrinhos. Quem puder doar, basta levar a obra no dia do evento. As doações, posteriormente, serão destinadas para uma instituição de Contagem que esteja focada na democratização e no fomento à leitura. O evento contará também com a presença dos produtores da Economia Solidária, que vão comercializar alimentos e bebidas durante todo o dia, fomentando assim um intercâmbio cultural e gastronômico. “Quando idealizei a Feira Andorinhas, busquei algo que pudesse fomentar a economia criativa local e valorizar o potencial de artistas, fazedores de cultura e produtores da cidade”, justifica Andreia Carvalho.

Com uma proposta inovadora e inclusiva, acoplada a uma variedade de talentos e linguagens, Andreia Carvalho acredita que esta primeira edição seja apenas o início de uma grande jornada. “A feira será uma oportunidade de estabelecermos conexões e parcerias, de nos inspirarmos e também de apresentarmos nossos trabalhos artísticos para um público diverso. Espero que possamos reunir pessoas de vários lugares de Contagem, da região metropolitana e de BH. E que essas pessoas se sintam interessadas nas obras, em conhecer os artistas e em participar e interagir. Enfim, que seja um momento de encontro, de troca e de celebração da arte e da literatura. Afinal, o Parque Fernão Dias, lugar escolhido para receber a Feira Andorinhas, é um espaço cercado de natureza, no coração da cidade e que permite lazer, descanso, conexões e bons encontros”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO DA FEIRA ANDORINHAS

9h

Abertura da Feira Andorinhas

9h às 17h

Exposição e venda de livros e DE artes visuais (expositoras/es diversos)

9h às 17h

Exposição de pinturas do multiartista Ayam Ubrais Barco (Contagem)

9h30 às 13h

Intervenções poéticas da atriz Daniela Graciere (Contagem)

10h às 11h

Contação de histórias do grupo “1,2,3 Contagem de Histórias” (Contagem)

11h às 11h30

Sarau em libras do coletivo Todos Estão Surdos (BH)

11h30 à 13h30

Lançamento de livros de expositoras e de expositores

13h30 às 14h30

Palco aberto para intervenções de expositoras e expositores

13h30 as 15h30

Performance Canteiros Artificiais da artista visual e circense Ligia Moraes (Contagem)

16h às 17h

Show autoral do cantautor Chedinho (Contagem)

18h

Encerramento do evento

Feira Andorinhas

Quando: 13/04, das 9h às 18h

Onde? Parque Fernão Dias (rua Rio Comprido, 4.655, Cinco), em Contagem

Valor? Gratuito

Mais informações: https://encurtador.com.br/cBOSW

FOTO AYAM UBRAIS BARCO/DIVULGAÇÃO

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui