28.4 C
Belo Horizonte
sex, 26 abril 24

Projeto Social forma goleiros para clubes profissionais

A paixão pelas aulas e pelo futebol transformou a cidade de Contagem, Minas Gerais, em um celeiro de atletas para o futebol, principalmente para a posição de goleiro. Até 2019, o projeto Esporte na Cidade, idealizado e promovido pela Instituição Social de Peito Aberto, realizava aulas de futsal para jovens entre 7 e 17 anos.  Hoje, o projeto segue na cidade com aulas de judô na Escola Municipal Heitor Villa Lobos.

Do projeto, dois goleiros foram revelados para o futebol profissional. Rodrigo Ferreira do Nascimento (21) que hoje é goleiro de futsal do América-MG e Daniel Alves (19), que têm passagens pelas  categorias de base do Flamengo e profissional do Goiás, e hoje defende o Coimbra Sports, time profissional de Contagem-MG.

“Gostava de jogar na linha e comecei a brincar no gol quando faltava o goleiro, minha mãe não gostava. O projeto foi o pontapé inicial”, conta Daniel, que é filho da diarista Maria José.

Ambos foram treinados pelo professor Gabriel Abreu (34), que também atua como goleiro do futsal do América-MG ao lado de Rodrigo. “Ele  começou a treinar comigo na De Peito Aberto, quando fui para o América-MG, indiquei ele. Já está no segundo ano”.

Para o professor, o projeto da De Peito Aberto é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social e construção de um futuro melhor para os jovens. “A gente se realiza através deles. Primeiro a gente quer formar um cidadão, o esporte é consequência”, afirma Gabriel.

Rodrigo entrou no Projeto aos 12 anos por acaso. “Faltou um aluno e me chamaram na arquibancada”, lembra.  Se não fosse o professor, o goleiro do Coelho brigaria por outras posições no futebol. “Meu negócio era fazer gol. Ele ficava insistindo para jogar no gol e comecei a me desenvolver com técnicas que o professor ensinava”.

Emocionado, ele fala da importância do projeto para chegar ao profissional.  “Se não fosse o projeto, não seria feliz. Vivo do meu sonho”, explica Rodrigo.

A relação aluno e professor é como de pai para filho. “Eu não sei o que seria sem ele, foi muito além do esporte. Ele é meu segundo pai”.

Para o professor, ter a capacidade de mudar a vida de uma pessoa não tem preço. “Somos uma ferramenta para a formação desses jovens. Os alunos olham para o projeto como a melhor hora do dia deles”.

Em 2024, professor e aluno estarão juntos na primeira edição do Campeonato Brasileiro de futsal. A competição, com início previsto para maio de 2024, reunirá 20 times de todo o país e será disputada paralelamente à Liga Nacional de Futsal, principal torneio do país.

Em Contagem, o Esporte na Cidade é realizado pelo De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Grupo CNH e da MBR. Podem participar do projeto jovens entre 7 e 17 anos devidamente matriculados e frequentes na rede escolar de ensino.

Sobre a De Peito Aberto

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.

Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade Norte e Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN, Vale, entre outras.

A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

Legenda: Rodrigo e Gabriel, da esquerda para a Direita, celebrando título juntos (Foto: Divulgação/De Peito Aberto)

Posts Relacionados

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui