27.6 C
Belo Horizonte
dom, 28 abril 24

Emoção e reflexão no VII Campori de Desbravadores, em Lavras

Programação combina diversão, aprendizado e ações sociais em uma experiência transformadora

Lavras recebe neste fim de semana um acampamento para crianças e adolescentes. Serão dezesseis mil participantes com idades entre 10 a 15 anos. A atmosfera de emoção e reflexão já tomou conta da primeira noite do VII Campori de Desbravadores, em Lavras, Minas Gerais.

O evento vai até este domingo, na Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS). Segundo a organização, uma ‘cidade’ de barracas será construída no evento. Na programação, haverá atividades recreativas, culturais e sociais.

Realizado na quarta-feira, 19 de julho, o evento organizado pelo Clube de Desbravadores da União Sudeste Brasileira reúne 16 mil jovens de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo em uma jornada de cinco dias que combina atividades recreativas, educativas e sociais.

Uma “cidade” de barracas foi erguida no campus I da Faculdade Adventista de Minas Gerais (FADMINAS), numa área de 30 hectares. A estrutura do evento conta com mais de 300 cozinhas, banheiros pavimentados, postos de saúde, centro médico, shopping, supermercado, museu, fazendinha, planetário, exposições de dinossauros, exposição de moedas e notas antigas e até mesmo uma ONG que recolhe meias para fazer cobertores em prol de famílias carentes.

Só para alimentar todos os participantes, em cinco dias de evento, serão preparadas mais de 200 toneladas de alimentos. Pelos cálculos dos responsáveis pelas cozinhas, serão aproximadamente 2 mil quilos de arroz, 1.200 quilos de feijão e 1.200 quilos de macarrão por refeição.

Social

A campanha “Meias do Bem” está no evento recolhendo meias que os participantes não usam mais — sem par, furadas ou rasgadas, por exemplo. A campanha recebe as meias e encaminha para a empresa Puket, que transforma as meias em cobertores. A cada 40 pares é possível fazer uma coberta.

A ideia surgiu pela própria Puket, que reaproveitava retalhos das meias. Eles expandiram a ideia e têm vários pontos de coletas. Um deles é o Clube de Desbravadores Bom Pastor, que fica no sul de Minas e recebe doações de todo estado.

O evento também foca na coleta de lixo responsável, trocando itens recicláveis por brindes. Além disso, um posto do hemocentro da cidade fará cadastro de doadores de medula, temática que será trabalhada para as crianças e adolescentes, bem como adultos que participarão do evento.

Saúde

Já na área da saúde são três postos de atendimento e um hospital de referência para consultas, exames e até pequenas cirurgias. Os postos funcionam como porta de entrada no ‘sistema’, lá são resolvidos os casos de baixa complexidade. Já o hospital, atende casos de média e alta complexidade. O hospital conta com duas salas de observação com 25 leitos, salas de UTI e raio X, espaço para exames laboratoriais e de imagem, estoque de medicamentos, espaço de isolamento hospitalar e atendimento psicológico. Para os casos mais graves, o paciente é encaminhado à Unidade Pública de referência mais próxima do evento.

Ao todo são cerca de 300 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e psicólogos, três ambulâncias e uma farmácia.

Diversão e Aprendizado

Uma das atrações do evento é um Planetário, que pode receber visitas todos os dias, das 9h às 19h30, com horário especial no sábado. A ideia é fazer com que os visitantes entendam a dimensão de todo o Universo, a movimentação dos astros, as fases da Lua, a formação das estrelas, as formas celestiais e os relógios celestes.

No Campori, são oferecidos tecnologia de realidade virtual, educação interativa e imersiva, aprendizado de astronomia e ciência de forma lúdica, programação adequada à idade, imagens do telescópio Hubble, aventuras no Sistema Solar, aulas sobre Estrelas, Formas Espaciais, Relógios Celestes, entre outros.

Os desbravadores ainda podem participar de carrossel de atividades recreativas, visitar um espaço com dinossauros de até 10 metros, conhecer um museu com moedas e notas antigas de várias partes do mundo, entre outros.

Cadastramento de Medula no Campori

No sábado (22) uma equipe de hemominas estará no Campori para realizar o cadastramento de doadores de medula. Serão 12 profissionais realizando os procedimentos de coleta para pessoas com idade entre 18 e 35 anos. Em caso de compatibilidade, o hemocentro mais perto entra em contato para dar continuidade aos procedimentos. As chances de compatibilidade são de 1 em 1 milhão, por isso a importância de testar voluntários.

A campanha de cadastramento de medula faz parte da mensagem do musical ELE VEM, que trabalhará a temática do câncer infanto-juvenil e como a doação de medula pode salvar vidas. Um filme sobre o tema será lançado no sábado 22.

O filme conta a história emocionante de João e Camila, dois adolescentes que enfrentam a dura realidade do câncer. João, diagnosticado com leucemia, luta bravamente contra a doença ao lado de sua melhor amiga, Camila. Com a presença de um coadjuvante, Rodrigo, um paciente com linfoma infantil que se recupera graças a um transplante de medula óssea, o filme sensibiliza a audiência para a importância e o impacto que a doação de medula óssea pode ter na vida das pessoas.

Sobre o Clube de Desbravadores

O Clube de Desbravadores é um projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia e nasceu em 1950. Já são mais de 2 milhões de participantes pelo mundo. Apenas no Brasil são mais de 288 mil meninos e meninas, de 10 a 15 anos, participando de atividades sociais, culturais, recreativas, em meio à natureza, entre outras. Eles aprendem valores como respeito e cidadania.

Posts Relacionados

Bruce Dickinson chega a BH com a turnê mundial

Reconhecido em todo o mundo como um dos maiores...

O retrato é muito mais do que uma simples foto

Fotógrafa conta que a imagem pode ser uma ferramenta...

Lukas Agustinho lança o single “Louve”

Eliezer de Tarsis, Lukas Agustinho e Samuel Messias se...

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui