16.6 C
Belo Horizonte
qui, 10 julho 25

Quermesse Agita a Casa Baanko em BH

No próximo sábado (17), a Casa Baanko, espaço multifuncional para pessoas que desejam criar, se conectar e se divertir, localizado no bairro Funcionários, dá início em seu mais novo projeto, a temporada de inverno 2025 com uma quermesse repleta de atrações gratuitas.

Um dos destaques será um workshop de forró, ministrado pela professora Isabel Loyola que, segundo a própria docente, vai convidar os participantes a terem a percepção de que, antes de tudo, o ritmo – nascido no sertão do Pernambuco no século XIX – é uma deliciosa brincadeira. “Juntando técnica, ritmo e improviso, vamos entender como podemos dançar nos bailes de uma forma confortável e dinâmica, além de estudarmos os princípios da dança aberta e fechada, ou seja, como fazemos para dançar abraçados e como o ritmo pode funcionar quando não estamos juntos, mas nos conectamos de outras formas”.

Ainda segundo Isabel, também fazem parte da oficina o estudo dos princípios rítmicos das músicas de forró e como é possível dançar a partir deles. “Essa aula é, sobretudo, um convite a todos para irem aos bailes [de forró] que acontecem na cidade e se divertirem com a música, as trocas e danças”, destaca acrescentando uma de suas propostas é romper com o paradigma de gênero de que na dança o homem comanda a mulher. “Esse é um modelo ultrapassado. O forró é democrático. O homem pode dançar com o homem, a mulher com a mulher e a mulher comandar o homem na dança”.

Além da aula grátis, o público participará de uma roda de conversa, cujo tema, ‘ O forró está à venda ?’, busca despertar uma provocação sobre como é possível trabalhar com cultura sem desrespeitar ou deslegitimar as origens de uma determinada manifestação cultural. Será emitido certificado para as duas atividades.

A Quermesse da Casa Baanko também contará com a venda de comidas típicas, incluindo opções veganas, o som de DJs e apresentação da banda de Forró das Garotas, com música ao vivo, que promete movimentar o evento, além, claro que bandeirinhas para enfeitar e muita descontração.

Professora Isabel Loyola

Isabel Loyola é coordenadora do projeto Pira , fundado em 2016, que nasceu da vontade de construir um ambiente que fosse ideologicamente alinhado com os valores de inclusão social e disseminação da cultura popular e do forró. A iniciativa desenvolveu uma metodologia que proporciona autonomia, técnica, pensamento crítico e estimula a criatividade dos alunos. As diretrizes do trabalho de Bel, tanto como professora autônoma quanto dentro do Pira, partem da dança como brincadeira e cultura.

Além de pesquisadora de música, dança e cultura popular, Bel ainda toca zabumba. Todas essas áreas de conhecimento têm forte influência em seu trabalho.

Serviço

Quermesse Casa Baanko

Quando: 17 de maio, sábado, a partir das 14h

Onde: Avenida Afonso Pena 2881 – Funcionários

Programação

  • 14h – Abertura do evento
  • 15h – Roda de conversa “O forró está à venda?”
  • 16h30 às 18h – Oficina de Forró com a professora Isabel Loyola
  • 18h às 20h – Forró das Garotas com música ao vivo
  • 21h – Encerramento
  • DJs – 15h às 18h

O evento será totalmente gratuito, sendo necessária a retirada de ingressos para oficina de forró e roda de conversa, nos links:

https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-conversa-o-forro-esta-a-venda/2945757

https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-forro-com-bel-loyola/2945759

Para participar da quermesse em si e do forró das garotas não é necessário retirar ingresso. Basta chegar!

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Delegada que atirou em direção a policiais civis não vai à júri popular

Juíza sumariante entendeu que não houve intenção de matar...

Programa capacita gratuitamente moradores da periferia de BH

"Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica" terá quatro...

Minas Gerais recebe 259 novos profissionais do Mais Médicos

O estado de Minas Gerais recebeu o reforço de...

Más condições de trabalho afastam candidatos de vagas abertas

Mesmo com alta demanda em setores operacionais, insalubridade, baixos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui