25.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 junho 24

Projeto que conecta artistas independentes ao público de BH

Virada Cultural neste final de semana, levando 15 shows gratuitos para o Parque Municipal

O projeto começou com cerca de trinta pessoas, que se encontravam no quintal da casa de Thales e hoje tem um público médio de mais de 700 participantes por edição. Prestes a completar cinco anos, o Tranquilo, criado pelo músico Thales Silva para ser um rolé de descobertas e conectar artistas independentes ao público de BH, vem despontando na cena cultural nacional, com apresentações semanais na capital mineira e em São Paulo, sempre com casas lotadas e participação de novos talentos e nomes consagrados da nossa música.

A lógica do evento é ser acessível e para isso não cobra ingresso, mas sugere uma contribuição do público. Além disso, tem um bar na base da confiança e rola em locais quase secretos, revelados sempre dois dias antes por mensagens privadas no instagram e os artistas participantes, um dia antes em publicações também na rede social.

Neste final de semana, o Tranquilo estreia na Virada Cultura de BH, com o festival Tranquilo-No Escuro, que vai levar 15 atrações para um palco dentro do Parque Municipal, na Praça dos Patins. A programação, totalmente gratuita, acontecerá a partir das 19h do sábado e se prolonga até a madrugada do domingo. O line up vai contar com Gui Ventura, Maria Baldaia, Bemti, Dani Black, Veronez, Julia Branco, Bruno Berle, Chico e o Mar, Leticia Fialho, Bebé, As Panderista, Doralyce, Gabriela Viegas, Enversos e Black Dom.

Com o lema “Ouvidos atentos, corações abertos”, o Tranquilo vem construindo uma linda história na cena musical brasileira. O público é convidado a parar e apreciar cada apresentação, em silêncio, admirando a arte e respeitando o artista, seja ele famoso ou iniciante. “Instigamos as pessoas a apreciarem o trabalho autoral de cada um que se apresenta no palco do Tranquilo. Ao final dos shows principais, temos o olho no olho, uma oportunidade para artistas da plateia se apresentarem sem amplificação de som. E geralmente temos também no início de cada edição o No Escuro, onde convidamos o público a fechar os olhos para ouvir com o coração um artista surpresa e o resultado é sempre muito encantador”, explica o idealizador do projeto, Thales Silva. “Nossa ideia é ocupar as cidades com música, por isso somos itinerantes”, completa.

Nestas mais de 230 edições ao longo de quase cinco anos, já passaram pelo Tranquilo nomes de relevância nacional como JP, Zé Ibarra, Ana Gabriela, Lagum, Tiê, Tó Brandileone, Lô Borges, Tuyo, Marcelo Jeneci, Rachel Reis, Alice Caymmi, Chico Chico; artistas locais de destaque, como Nath Rodrigues, Coral, Mac Julia, Clara x Sofia, Lamparina, Daparte, Maurício Tizumba; e promessas como Marina Sena, Chico e o Mar, Enversos, que depois passaram a figurar como estrelas no mundo da música. O projeto também ocupou locais emblemáticos de Belo Horizonte, como o Museu de Artes e Ofícios, Museu Mineiro, Biblioteca Estadual, Usina Cultural, Quintal do Mamão, Autêntica e o Mercado Distrital do Cruzeiro.SERVIÇO:
TRANQUILO-NO ESCURO + VIRADA CULTURAL DE BH

Das 19h do sábado, 19/8, às 4h do domingo, 20/8
Parque Municipal – Palco Praça dos Patins
Entrada gratuita
Line up:
SÁBADO:
19h00 – Gui Ventura
19h35 – Maíra Baldaia
20h10 – Bemti
20h45 – Dani Black
21h20 – Veronez
21h55 – Julia Branco
22h30 – Bruno Berle
23h05 – Chico e o Mar
23h40 – Letícia Fialho
DOMINGO:
00h15 – Bebé
00h50 – As Panderista
01h25 – Doralyce
02h00 – Gabriela Viegas
02h35 – Enversos
03h10 – Black dom

Mais informações pelo instagram: @tranquilobh

Posts Relacionados

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui