22 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Manu Ranilla ministra oficina gratuita: Pandeiro e Memória

O projeto “Histórias que nos habitam” oferece nos dias 07 e 25 de junho , o workshop “ Pandeiro e Memória” , com Manu Ranilla , uma jornada sonora que conecta ritmos e lembranças através do toque do pandeiro. No dia 07 de junho, sábado, o escritório acontece das 14h às 17h, no Centro Cultural Venda Nova e no dia 25 de junho, quarta-feira, das 14h às 17h, no Centro Cultural Usina. As inscrições já estão abertas através do link: https://forms.gle/k6iSD5TCDykUj9kN8 . Todos os escritórios contarão com a presença de profissional especializado em acessibilidade que também é intérprete de Libras.

Entre batidas e repiques, o instrumento se torna um portal para histórias, afetos e experiências que ecoam no corpo e no tempo. Cada toque é um registro vivo, uma costura entre tradição e criação, entre passado e futuro. Neste percurso, exploramos como a musicalidade do pandeiro pode ser um elo entre identidades, gerações, territórios e a construção da memória coletiva.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Sobre Manu Ranilla

Manu Ranilla é pandeirista, tamborzeira e pesquisadora das redes entre ritmo, memória e identidade. Cofundadora do Coletivo Negras Autoras e fundadora de As Panderistas e do projeto Arruda Hi-Tech, une tradição e tecnologia em suas criações. A Professora no Tambor Pequeno, arranjadora e regente da Orquestra Mineira de Pandeiro, desenvolve métodos de ensino e atuação que ampliam as possibilidades do pandeiro.

Sobre o projeto “Histórias que nos habitam”

O projeto “Histórias que nos habitam” surgiu em 2018, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, como uma forma de retribuição ao local onde a multiartista e idealizadora do projeto, Jéssica Tamietti, iniciou, aos onze anos, sua trajetória artística. Nesta edição, “Em todo Lugar”, outras mulheres foram convidadas para falar e propor vivências a partir do universo da contação de histórias. Serão oferecidos dois escritórios gratuitos a cada mês para jovens e adultos, entre abril e outubro, em quatro centros culturais da capital mineira: Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Santa Rita, Centro Cultural São Geraldo e Centro Cultural Usina De Cultura.

Serão quarenta e duas horas de formação gratuita e com direito a certificado de participação. O conteúdo dos encontros não é continuado, portanto, os detalhes podem escolher quais dias e locais participar. O curso é aberto para todas as pessoas que se interessam pela arte de contar histórias.

SERVIÇO

“Histórias que nos habitam: em todo lugar”

De abril a outubro de 2025

PANDEIRO E MEMÓRIA

Com Manu Ranilla

06/07 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural Venda Nova

25/06 (qua), das 14h às 17h – Centro Cultural Usina

Inscrições gratuitas pelo site:

https://forms.gle/k6iSD5TCDykUj9kN8

Mais informações no Instagram @historiasquenoshabitam

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

TJMG empossa dois novos desembargadores

Foram promovidos os magistrados Élito Batista de Almeida e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui