O projeto “Histórias que nos habitam” oferece nos dias 07 e 25 de junho , o workshop “ Pandeiro e Memória” , com Manu Ranilla , uma jornada sonora que conecta ritmos e lembranças através do toque do pandeiro. No dia 07 de junho, sábado, o escritório acontece das 14h às 17h, no Centro Cultural Venda Nova e no dia 25 de junho, quarta-feira, das 14h às 17h, no Centro Cultural Usina. As inscrições já estão abertas através do link: https://forms.gle/k6iSD5TCDykUj9kN8 . Todos os escritórios contarão com a presença de profissional especializado em acessibilidade que também é intérprete de Libras.
Entre batidas e repiques, o instrumento se torna um portal para histórias, afetos e experiências que ecoam no corpo e no tempo. Cada toque é um registro vivo, uma costura entre tradição e criação, entre passado e futuro. Neste percurso, exploramos como a musicalidade do pandeiro pode ser um elo entre identidades, gerações, territórios e a construção da memória coletiva.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Sobre Manu Ranilla
Manu Ranilla é pandeirista, tamborzeira e pesquisadora das redes entre ritmo, memória e identidade. Cofundadora do Coletivo Negras Autoras e fundadora de As Panderistas e do projeto Arruda Hi-Tech, une tradição e tecnologia em suas criações. A Professora no Tambor Pequeno, arranjadora e regente da Orquestra Mineira de Pandeiro, desenvolve métodos de ensino e atuação que ampliam as possibilidades do pandeiro.
Sobre o projeto “Histórias que nos habitam”
O projeto “Histórias que nos habitam” surgiu em 2018, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, como uma forma de retribuição ao local onde a multiartista e idealizadora do projeto, Jéssica Tamietti, iniciou, aos onze anos, sua trajetória artística. Nesta edição, “Em todo Lugar”, outras mulheres foram convidadas para falar e propor vivências a partir do universo da contação de histórias. Serão oferecidos dois escritórios gratuitos a cada mês para jovens e adultos, entre abril e outubro, em quatro centros culturais da capital mineira: Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Santa Rita, Centro Cultural São Geraldo e Centro Cultural Usina De Cultura.
Serão quarenta e duas horas de formação gratuita e com direito a certificado de participação. O conteúdo dos encontros não é continuado, portanto, os detalhes podem escolher quais dias e locais participar. O curso é aberto para todas as pessoas que se interessam pela arte de contar histórias.
SERVIÇO
“Histórias que nos habitam: em todo lugar” De abril a outubro de 2025 PANDEIRO E MEMÓRIA Com Manu Ranilla 06/07 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural Venda Nova 25/06 (qua), das 14h às 17h – Centro Cultural Usina Inscrições gratuitas pelo site: https://forms.gle/k6iSD5TCDykUj9kN8 Mais informações no Instagram @historiasquenoshabitam |