14.7 C
Belo Horizonte
ter, 23 julho 24

Espetáculo “SOBREVIVÊNCIAS” do grupo Trama entra em cartaz

Temporada do espetáculo terá início no dia 29 de junho, no Instituto CircoLar, com entrada gratuita

A peça, que recebeu os pitacos do público quando ainda era um estudo cênico, foi lapidada e retorna, a partir do dia 29 de junho, para uma temporada de três meses na cidade de Contagem. A escolha do território, inclusive, é mais uma provocação, afinal, se já é difícil viver da arte na capital mineira, imagina viver da arte em um município metropolitano que ainda é considerado dormitório?

Três artistas sonham em viver exclusivamente da arte. Três artistas precisam comer e pagar as contas. Três artistas, após uma imersão com grandes nomes da dramaturgia brasileira, decidem expor as próprias dores e jornadas para o público. Esse é o caldo do provocante espetáculo “Sobre Vivências”, do veterano Grupo Trama de Teatro.

“Sobre Vivências”, que surgiu após uma residência artística com Dudude, Lira Ribas e Francisco Falabella, traz no elenco Shirley Rodriguez, Marco Túlio Zerlotini e Carlos Henrique, que se revezam como protagonistas de cenas curtas envolventes, críticas e provocantes. As primeiras apresentações do espetáculo, que vai passar por diferentes espaços culturais de Contagem, serão nos dias 29 e 30 de junho, às 19h, no Instituto Cultural CircoLar (Travessa C-5, 521, Eldorado), ambas com entrada franca. No dia 29, a sessão terá acessibilidade em libras. Os ingressos GRATUITOS estão disponíveis no Sympla.

Para Marco Túlio Zerlotini, a atual circulação é uma coroação do trabalho desenvolvido em 2023 e é uma continuação das construções coletivas que fizeram surgir a montagem. “‘Sobre Vivências’ nasceu de nossa inquietação da vontade de estarmos no palco, falando sobre questões que nos atravessam atualmente como artistas. A proposta também foi de permitir que o retorno do público pudesse influenciar na trajetória da cena. Por isso, nessa nova oportunidade de mostrar ‘Sobre Vivências’ para novos públicos, em outros locais de Contagem, queremos continuar sendo afetados por quem nos assiste, num processo de troca e aproximação com o público que nos interessa muito”, explicou.

“Sobre Vivências” coloca o público dentro de uma sala de ensaio, onde é possível ver os erros e os acertos de uma companhia teatral, por meio de cenas curtas que integram a montagem e que expõem as dores, as alegrias, as angústias e os desafios de cada integrante do Grupo Trama. “É como se a gente estivesse ensaiando um espetáculo com a presença da plateia. A gente questiona a gente mesmo em vários momentos, e o público acompanha tudo”, adianta Shirley Rodrigues.

Com bom humor, deboche e críticas sociais, “Sobre Vivências”, em um dos pontos altos, coloca deuses gregos em um intenso debate sobre como salvar a humanidade a partir do teatro. Ao mesmo tempo em que é irônico, o momento provoca. “Esse trabalho surgiu em meio as pesquisas da residência artística, que teve a duração de quatro meses e que renovou a nossa presença cênica. ‘Sobre Vivências’ é fruto do nosso reencontro com o espaço cênico”, garante Carlos Henrique.

Aprovada no Edital da Lei Paulo Gustavo, além do Instituto CircoLar, “Sobre Vivências” será encenado no Espaço Trama (av. Carmelita Drumond Diniz, 527, Maracanã), nos dias 3 e 6 de julho; no CEU das Artes (rua Magnólia, 100, Arvoredo), no dia 14/08; e no Ateliê Multicultural (rua Mafra, 912, Milanez), no dia 17/08. Todas as sessões são gratuitas e terão início às 19h.

CONHEÇA O TRAMA
Fundado em 1998, em BH, o Grupo Trama migrou para Contagem, na região metropolitana da capital mineira, há exatos 12 anos. No currículo, a companhia tem célebres espetáculos, como “Abracadalivro” (1998), “O Homem da Cabeça de Papelão” (20012), “Tabu” (2003) e “Os Três Patéticos” (2006). Além de ser o realizador do Trama Festival: Teatro em Contagem, o Grupo Trama é ponto de cultura no município e também um dos pilares do fortalecimento da produção teatral na cidade.

ESPETÁCULO SOBRE VIVÊNCIAS
Instituto Cultural CircoLar (Travessa C-5, 521, Eldorado)
29/06 (sábado) e 30/06 (domingo)

Espaço Trama de Teatro (av. Carmelita Drumond Diniz, 527, Maracanã)
3/07 (quarta) e 6/07 (sábado)

Ingresso Gratuitos Antecipado: https://www.sympla.com.br/evento/sobre-vivencias-espaco-trama-de-teatro/2479894

Mais informações: https://www.instagram.com/tramadeteatro/

Posts Relacionados

Olimpíadas de Paris 2024: datas, modalidades e horários

Se você ainda não se organizou, a hora é...

Minas lidera ranking com cooperativas de crédito do Brasil

O crescimento exponencial do cooperativismo financeiro no Brasil e...

Hotmart FIRE 2024: festival dedicado ao mercado digital

O Hotmart FIRE se prepara para sua nona edição,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui