18 C
Belo Horizonte
seg, 17 junho 24

FIC Minas apresenta Música na Igreja

O Festival Internacional de Corais de Minas Gerais - FIC Minas - apresenta o projeto Música na Igreja, com o Coral Ensaio Aberto

Solistas convidados e recital com a cantora lírica Eliseth Gomes e a pianista Renata Cicarini. A apresentação do projeto acontece na menor Basílica do mundo Nossa Senhora da Piedade, a padroeira de Minas Gerais (Santuário Nossa Senhora da Piedade – Alto da Serra da Piedade, s/n – Zona Rural, Caeté – MG)

As atrações:

cantora lírica Eliseth Gomes é bacharel em canto pela UEMG e atualmente é uma das mais renomadas cantoras portuguesas líricas que atua no Brasil. Tem se apresentado em teatros de Ópera do país e exterior sob a regência de conceituados maestros. Sua estreia internacional foi na Itália, nos Teatros Comunale de Bologna e no Reggia Emília, com a Ópera La Traviata. Além da Itália, Eliseth já se apresentou em outros países da Europa, como Portugal, Espanha, Suíça e em alguns países da América, como Chile e Uruguai.

pianista Renata Cicarini é graduada em Música com Bacharelado em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes – pela Universidade Cândido Mendes (2015). Mestre em Artes – pela Universidade do Estado de Minas Gerais, II/2018. Atua como professora de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 2002. Tem vasta experiência na área de Artes, com ênfase em acompanhamento Instrumental, Educação Musical e Canto Coral Infanto-juvenil.

Coral Ensaio Aberto

A ideia do Coral Ensaio Aberto de Belo Horizonte surgiu há 12 anos, durante a realização do Dia de Minas realizado pela primeira vez em Belo Horizonte na Praça da Liberdade. A pedido do governo do estado, formou-se o Coral Cantos de Minas, que participaria então de eventos promovidos pelo maestro Lindomar Gomes. Os participantes são integrantes de diversos corais da região metropolitana de Belo Horizonte, praticando o canto coral de forma festiva e sublime. Os ensaios ocorrem aos sábados de 11h às 12h no salão da Igreja São José em BH.

Lindomar Gomes

O Maestro Lindomar Gomes é formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral, pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, é formado também em Arte educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral Ensaio Aberto, desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras. Atuou em atividades corais na Argentina, Cuba, Itália e Venezuela. É o idealizador e coordenador do Festival Internacional de Corais & Bandas. Recebeu do Santuário Nossa Senhora da Piedade, a medalha comemorativa dos 250 anos e do governo de Minas a Medalha Tiradentes, pelos relevantes serviços em prol da Cultura Mineira, além das medalhas Peter Lung, de Lagoa Santa, 70 anos do Museu da Inconfidência Carlos Gomes de São Paulo e Villa Lobos, de Itabira.

Aline Ayres

A solista violista Aline Ayres é graduada em música desde de 2020, no curso bacharelado em Viola Classic. Iniciou seus estudos ainda na infância de lá para cá, teve a oportunidade de participar de festivais nacionais e internacionais, como o 30° Internationalen Jugendmusik Festival, em 2010 e Curso Internacional de Verão de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília, em 2011.

Aline Santos

A solista contralto Aline Santos é cantora e compositora mineira. Nascida em Itabirito, é residente em BH. Licenciada em Música pela UFMG. Abordou, em sua pesquisa de monografia, “Educadoras e Performers: Desafios e perspectivas de mulheres artistas do cenário musical de Belo Horizonte”. A pesquisa foi aprovada para ser apresentada no 16o Congresso Internacional de Inquérito Qualitativo na University of Illinois at Urbana – Champing – EUA. Atualmente trabalha como Educadora Musical e Performer. Está cursando sua segunda graduação em Bacharelado em Música Popular com habilitação em Flauta transversal na UFMG.

Marcelo Minal

O solista tenor e arranjador Marcelo Minal iniciou seus estudos musicais em 1998, com aulas de violão. Em 2002 ingressou no curso Básico de Canto Lírico na UEMG, em BH. Em 2008 ingressou na Graduação em Música Licenciatura na UFMG, onde começou a estudar Harmonia, Contraponto, Composição e Piano. Em 2012 ingressou no curso de Música, Bacharelado em Regência, no qual se formou, em 2018. Desde 2011 Marcelo Minal tem trabalhado com arranjos musicais, coro e grupos instrumentais. Seus arranjos já foram executados por grupos de diversos países, como África Do Sul, Índia, Bélgica e Austrália.

 

Participações especiais

Fernando Gomes tem sete anos e é um artista mirim. Através do incentivo dos pais, Fernando demonstrou uma aptidão musical muito cedo e mesmo e já participou de diversas apresentações. Aos cinco meses de idade iniciou musicalização para bebês na Chorus Escola de Música e também no CMI – Centro de Musicalização Infantil da UFMG. Além disso, Fernando se apresentou no lançamento do FIC Sonhos como cantor no Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Padroeira de Minas Gerais e a convite, na posse da Prefeita de Contagem. Atualmente Fernando estuda musicalização, piano, violino e artes circenses.

João Pedro Lemos tem nove anos e acompanhou a mãe nos ensaios do Coral Musicanto de Contagem desde os três anos. Fez aula de flauta e ballet nos dois anos da pandemia. Juntamente com a avó e a mãe tem participado do Coral Ensaio aberto desde 2022.  Faz sessões de musicalização semanalmente. Possui TDAH, dislexia e está dentro do espectro autista. Participará de um solo da música “Anel Mágico” do compositor Marcus Viana juntamente com o Fernando Gomes.

 

Repertório da apresentação:

  1. Ave Maria – Giulio Caccini (1551-1618), 2. Céu de Santo Amaro – (da cantata 156 de J.S.Bach 1685-1750) – Flávio Venturini e Caetano Veloso, 3. Anel Mágico – Marcus Viana, 4. Panis Angelicus – Santo São Tomás de Aquino (1225 – 1274) – Música composta em 1872 pelo compositor César Franck, 5. Per Crucem – Jacques Berthier (1923 1994 – Mosteiro de Taizé
  2. Ave Maria da ópera Otello (Giuseppe Verdi – 1813-1901), 7. Pai Nosso – Albert Hay Malote – 1895-1964), 8. Quem sabe? (Carlos Gomes – 1836 – 1896), Ave Maria (J.S. Bach 1685-1750 – Charles Gounod 1818-1893) 10. Aleluia (Leonard Cohen – 1934 – 2016).

FIC Minas apresenta Música na Igreja

Coral Ensaio Aberto, solistas convidados e recital

Basílica Nossa Senhora da Piedade (Santuário Nossa Senhora da Piedade – Alto da Serra da Piedade, s/n – Zona Rural, Caeté – MG) 

Dia 06 de agosto, às 17h30.

Agradecimento: Santuário Nossa Senhora da Piedade

Arquidiocese de Belo Horizonte

Apoio:  BMA Ambiental, Engesolo, MPRO Comunicação e Evento & Tracbel

Posts Relacionados

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Fernando e Sorocaba levam o Churrasco On Fire para Betim

A dupla Fernando e Sorocaba desembarca na cidade de Betim,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui