21.4 C
Belo Horizonte
dom, 25 fevereiro 24

Clube do Samba celebra 45 anos de movimento

“Clube do Samba 45 anos”, que recebe selo comemorativo, contará com roda de samba de verão, bloco de carnaval, livro, musical (para toda família e infantil), entre outras atividades

O Clube do Samba, patrimônio imaterial da cultura brasileira, celebra 45 anos em 2024. Para enaltecer a sua importância, a Família Nogueira lança o Clube do Samba 45 anos, um movimento especial que promoverá ações o ano inteiro, como rodas de samba no verão, bloco de carnaval, espetáculo musical, oficinas para crianças e muito mais! Iniciando a comemoração, Diogo Nogueira, sambista e filho do fundador João Nogueira, apresentará as ações – e uma logo comemorativa – durante show gratuito dentro do projeto Mesa Brasil, no Grande Teatro do Sesc Palladium.

Entre as atividades comemorativas, o Baile do Clube do Samba terá uma edição especial comandada por Diogo Nogueira e convidados, na quinta, dia 08 de fevereiro de 2024. Já na terça de Carnaval, dia 13 de fevereiro, o Bloco de Carnaval fará seu tradicional desfile na Praia de Copacabana, na Avenida Atlântica. E para fechar o verão, na última semana de março, o Clube do Samba 45 anos promoverá uma edição especial do Festival Clube do Samba de Verão, com diversos convidados para a famosa roda de samba, onde já passaram Fundo de Quintal, Mumuzinho, Criolo, Marcelo D2 e Moacyr Luz.

O projeto Clube do Samba 45 anos foi desenvolvido por Clarisse Nogueira, do Clube do Samba, em parceria com Fernando Campos, do Grupo Prismah. Clarisse Nogueira, que atualmente está à frente do Clube do Samba ao lado da mãe Angela Nogueira, destaca que o movimento vem para contar toda a história de João Nogueira através da música. “O nosso objetivo é que o Brasil conheça o que é o Clube do Samba. Muito mais que um movimento, o clube traz entretenimento, cultura e promove ainda um projeto social que atende gratuitamente cerca de 120 crianças no subúrbio do Rio”, explica Clarisse.

Para o segundo semestre de 2024, haverá a estreia do musical “Através do Espelho”, que contará toda a trajetória de João Nogueira e o Clube do Samba em um espetáculo único. Diogo Nogueira interpretará seu pai na superprodução. “O maior desafio em interpretar o João Nogueira será transmitir o artista valente e guerreiro que ele era. Eu já tenho alguns dos trejeitos dele, mas fazer no palco será bem diferente”, comenta o cantor, que já atuou em musicais como “Sambra – 100 anos de samba”. O musical tem direção geral e produção de Fernando Campos e Clarisse Nogueira, enquanto Gustavo Gasparini assina o roteiro e a direção artística.

Para levar o legado à novas gerações, também haverá um musical infantil no segundo semestre. “Nogueirinha – João Nogueira Para Pequenos” faz parte do consagrado projeto Grandes Músicos Para Pequenos, de Diego Morais e Pedro Henrique Lopes. “Através do Espelho” e “Nogueirinha – João Nogueira Para Pequenos” serão gravados em alta qualidade e posteriormente lançados em praças, cinemas e centros culturais em mais de 100 cidades do Brasil, através do Cine Palco.  “É necessário levar a cultura a lugares que muitas vezes são esquecidos. Seria inviável levar produções gigantescas para tantas cidades. Mas com a gravação, podemos levar espetáculos para todos e a cultura merece ser acessível a todas as comunidades, independentemente de onde estejam localizadas”, diz Fernando Campos, sócio do Grupo Prismah, responsável pelo Cine Palco.

Ainda nas comemorações dos 45 anos, haverá o lançamento do livro “É Disso Que O Povo Gosta!”; uma exposição no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier (Rio de Janeiro); e oficinas para formar e capacitar jovens talentos, através do Clubinho do Samba, oferecendo inclusão, diversidade, qualidade de vida e cidadania.

Sobre o Clube do Samba: Enquanto as estações de rádio e televisão privilegiavam apenas as músicas de discoteca americana, João Nogueira no dia 5 de maio de 1979 criou o Clube do Samba para fortalecer as raízes brasileiras. O movimento sociocultural nasce como um espaço de resistência à “invasão” da música americana no país, de forma humilde, dentro da casa de João Nogueira, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. A atividade principal do Clube do Samba? Rodas de samba no quintal da residência, onde se reuniram os maiores compositores e cantores da história do samba. Ao longo da trajetória do clube, artistas como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Alcione, Cartola, Elizeth Cardoso, Ivone Lara, Clara Nunes, entre tantos outros que fortaleceram a iniciativa. João Nogueira presidiu o Clube por 21 anos, até seu falecimento em 2000, quando Ângela Nogueira assumiu a presidência e continua até hoje, com o objetivo de perpetuar o samba e formar culturalmente crianças e adolescentes carentes.

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui