26.2 C
Belo Horizonte
qui, 18 julho 24

Casa Fiat de Cultura tem programação especial Noturno nos Museus

Além das exposições em cartaz, o público poderá participar das atividades do Ateliê Aberto, de visita mediada ao painel de Portinari e assistir à performance da atriz Rejane Faria

A Casa Fiat de Cultura é um dos espaços que integra a programação do “Noturno nos Museus”. Para esta noite cultural, programação para todas as idades: Performance “Onde você se senta”, com a atriz Rejane Faria, Ateliê Aberto “Tudo começa com um traço” e Passeio temático Portinari – painel “Civilização Mineira”.

O público ainda terá a oportunidade de visitar as exposições em cartaz, “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” e “Fístula”, além de experimentar as delícias da confeitaria Mole Antonelliana. Toda programação é gratuita.

Como parte da programação paralela da exposição “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura”, o público é convidado a apreciar a apresentação do monólogo “Onde você se senta”, um recorte do espetáculo “Ignorância”, do Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum. Performado pela premiada atriz e diretora Rejane Faria, o texto promove questionamentos sobre o lugar no mundo em que todos ocupam, suas cadeiras e o empoderamento que essa escolha pode criar.  A performance acontecerá às 19h, e os interessados podem se inscrever pela Sympla.

A partir das 20h, serão realizadas as atividades do Ateliê Aberto “Tudo começa com um traço”. O desenho de Oscar Niemeyer é uma referência na criação de obras icônicas na arquitetura e também no design. Constante inspiração para quem busca traduzir ideias inventivas para o papel, seus esboços livres indicam que tudo começa com um traço. A partir desse pensamento, os visitantes são convidados a libertar seu próprio traço e criar suas interpretações das obras de design expostas na mostra “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura”. A atividade é aberta para todas as idades e para participar não é necessário se inscrever.

Integrando o circuito temático de visitação às obras de Candido Portinari em exibição em Belo Horizonte, a Casa Fiat de Cultura recebe o público para conhecer detalhes do painel “Civilização Mineira” (1959), de Portinari, em exposição permanente no hall principal de sua sede. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel do artista em Minas Gerais. O painel retrata a mudança da capital mineira da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789).  Para essa programação serão disponibilizadas pela Diretoria de Museus vans gratuitas que circularão pelos centros culturais e  farão o trajeto Circuito Portinari.

Exposições em cartaz na Casa Fiat de Cultura

O modernismo surgiu no Brasil como prenúncio de grandes transformações na sociedade e na cultura. A Casa Fiat de Cultura evidencia a expressão deste movimento no design, por meio de um histórico acervo de cadeiras provenientes de várias coleções privadas. “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” reúne 50 cadeiras assinadas por grandes nomes do design que criaram um novo valor estético para objetos do cotidiano. As obras em exibição abrangem um recorte de 60 anos, entre as décadas de 1920 e 1980, e partem de um olhar inovador e moderno contrapondo-se ao academicismo e à estética que até então vigorava no país, de influência europeia. A mostra, que fica em cartaz até 27 de agosto de 2023, com entrada gratuita, faz parte das comemorações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e é realizada em parceria com o “Museu da Cadeira Brasileira – MuC” e o evento cultural “Modernos Eternos BH – 2023”.

“Fístula” pode ser considerada uma intervenção que abre uma janela para acessar o desconhecido. Esse também é o nome da exposição do artista Iago Gouvêa, em cartaz na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, que apresenta 18 esculturas em cerâmica de ratos e uma de ovelha. O artista plástico usa técnicas milenares na produção de peças contemporâneas que chamam a atenção pela visualidade e delicadeza, ao mesmo tempo em que promovem reflexões sobre a relação do ser humano com outros animais. As obras, apesar de causarem certa estranheza pelas deformações dos pequenos animais, são equilibradas pela aparência delicada da cerâmica. Entre paredes brancas e cinzas e cubos com tampo de aço inox, o artista cria uma atmosfera que remete aos laboratórios científicos, ambiente no qual alguns animais passam todo o seu ciclo de vida. A trama proveniente desse habitat coabitado pelos humanos e pelos animais une-se a um universo poético e serve de insumo para a produção dos trabalhos do artista.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas.

SERVIÇO

Noturno nos Museus na Casa Fiat de Cultura
14 de julho de 2023, sexta-feira, das 10h às 22h

Performance “Onde você se senta”, com Rejane Faria
14 de julho, das 19h às 20h
Inscrições gratuitas pela Sympla

Ateliê Aberto Especial | Tudo começa com um traço
14 julho, das 20h às 21h
Não é necessário se inscrever

Passeio temático | Circuito Portinari – painel Civilização Mineira
14 de julho, das 20h às 21h30
Não é necessário se inscrever

Exposições “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” e “Fístula”
Das 10h às 22h
Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui