29.5 C
Belo Horizonte
qui, 29 fevereiro 24

Casa Fiat de Cultura inaugura nova programação nos jardins

“Na sombra das mangueiras” apresentará diferentes propostas a cada edição

A Casa Fiat de Cultura inaugura nova iniciativa cultural neste sábado, dia 20 de maio, com o projeto “Na sombra das mangueiras”, que nesta primeira edição apresentará “Conversas literárias sobre O Inferno de Dante”, com mediação do professor Riccardo Cassoli.

Nesta conversa, os participantes viverão uma experiência literária entre as mangueiras centenárias dos jardins da Casa Fiat de Cultura. Cassoli vai conduzir a conversa, além de ler alguns cantos do primeiro cântico de “A Divina Comédia”, obra-prima do poeta Dante Alighieri.

Nesta conversa, os participantes viverão uma experiência literária entre as mangueiras centenárias dos jardins da Casa Fiat de Cultura. Cassoli vai conduzir a conversa, além de ler alguns cantos do primeiro cântico de “A Divina Comédia”, obra-prima do poeta Dante Alighieri que, mesmo 700 anos após a sua morte, segue influenciando o pensamento e a literatura até os dias de hoje. “Dante era um homem visionário. Escreveu uma obra com muitos simbolismos, alegorias e cuja leitura segue nos transformando”, explica o professor Riccardo Cassoli.

Para que o participante faça uma imersão na obra, Cassoli fará uma breve apresentação sobre O Inferno e Dante – considerado a síntese do homem medieval –, o contexto histórico em que a obra foi escrita e a estrutura d’A Divina Comédia composta por 14.233 versos organizados em uma estrutura em 99 cantos, seguindo a divisão de 33 em cada cântico: Inferno, Purgatório e Paraíso. Também serão pontuadas as alegorias presentes na obra, mostrando que “ainda vale a pena a aventura de viajar com Dante”, nas palavras do professor.

O evento “Na sombra das mangueiras: conversas literárias sobre O Inferno de Dante” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Riccardo Cassoli 

Riccardo Cassoli é professor de Literatura e História na Fundação Torino. Formado em Literatura Moderna pela Universidade de Macerata, onde defendeu tese sobre a Literatura Italiana no século XIX, já ministrou palestras na Itália e em outros países da Europa, sempre falando sobre temas relacionados à história e à literatura da Itália, além da obra de poetas, pensadores e dramaturgos, como Giacomo Leopardi, Nicolau Maquiavel e Luigi Pirandello.

O Inferno de Dante – Valentina Vannicola

A exposição convida o visitante para uma viagem ao universo do poeta Dante Alighieri, pelo olhar cênico da artista italiana Valentina Vannicola. A série de 15 obras fotográficas, baseadas no gênero tableau vivant (fotografia encenada), representa algumas cenas clássicas do Inferno, o primeiro reino da Divina Comédia.

Com investigações estéticas apuradas e rigor cinematográfico, Valentina escolheu sua cidade natal, Tolfa, ao norte de Roma, para produzir as imagens. Transformando as fotografias em um projeto coletivo, o trabalho envolveu a comunidade local, com a encenação de atores não profissionais. A paisagem árida, o céu acinzentado e a retórica medieval foram inspirações para as imagens, que se destacam pela clareza dramatúrgica e composição em um estilo de inspiração surrealista. Um ambiente imersivo foi criado para aqueles que se aventurarem a atravessar o portal em que a literatura encontra outras artes. A mostra é uma parceria da Casa Fiat de Cultura com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro.

Na sombra das mangueiras: conversas literárias sobre O Inferno de Dante
20 de maio, das 10h às 12h
Inscrição pela Sympla: https://bit.ly/ConversasLiterarias

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

 

Posts Relacionados

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Natiruts faz tour de despedida “Leve com Você” em Minas

Basta dar um play em qualquer uma das músicas do Natiruts – ao...

Gustavo Tubarão lança livro em Belo Horizonte

Natural da cidade de Cana Verde, localizada na região...

Akatu se apresenta em BH nesta sexta-feira

O Akatu, grupo mineiro de samba e pagode, formado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui