17.5 C
Belo Horizonte
qui, 22 janeiro 26

Breve Cia e a Banda Truck do Desejo farão espetáculos

A Breve Cia e a Banda Truck do Desejo farão espetáculos com irreverência, humor, reflexão e sensibilização no Cras Novo Aarão Reis, na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, a partir das 14h. A Breve Cia apresentará o espetáculo Abismo, em seguida a Banda Truck do Desejo realizará um grande show musical. A ação é desenvolvida pelo Instituto Se Toque, por meio do Projeto Xia, que tem por objetivo ampliar, promover o acesso à arte, à cultura e ao lazer, além de proporcionar oportunidades de desenvolvimento integral ao público.

“A iniciativa gratuita convida a uma profunda reflexão sobre a complexidade da experiência humana e a necessidade de reconectar cada pessoa com sua própria essência em um mundo que frequentemente nos afasta de nossa identidade. É uma chance de se envolver com o universo poético dos corpos que dançam, cantam e celebram a diversidade que nos torna únicos e especiais. A iniciativa, que é gratuita, convida a uma profunda reflexão sobre a complexidade da experiência humana e a importância de resgatar a essência de cada indivíduo em meio a um mundo que muitas vezes desconecta as pessoas à sua própria identidade. É uma oportunidade de mergulhar no universo poético dos corpos que dançam, cantam e celebram a pluralidade que nos torna únicos e especiais”, explica Michelle Sá, que é curadora do projeto.

Breve Cia – A Breve Cia apresentará o espetáculo Abismo, que consiste num instante de experimentação, um encontro de artistas cênicos que se dedicam à arte teatral, pesquisando e deslocando o que é estabelecido como palco, onde o teatro faz-se necessário e urgente como lugar de expressão, encontro, reflexão, sensibilização, liberdade e fala.

A obra aborda questões diretamente ligadas aos atravessamentos da corpa de uma pessoa transexual em uma sociedade transfóbica e racista. O espetáculo é um manifesto artístico que transcende as estatísticas e traz à luz a vida de uma corpa transexual que se esforça para sobreviver em meio às violências e prazeres que a atravessam. A obra mergulha nas encruzilhadas da identidade, questionando quem somos em meio às múltiplas versões de nós mesmos que se entrelaçam ao longo da vida.  “ABismo” é uma obra que ultrapassa os limites do palco e se torna um manifesto pela valorização da arte e das pesquisas realizadas por pessoas trans negras. Com um olhar poético e sensível, a peça convida o público a refletir e questionar a sociedade e a si mesmo.

Fundada em janeiro de 2016, a Breve Cia é composta por Amora Tito, Anair Patrícia e Renata Paz. Assim, pessoas vindes de regiões periféricas das cidades de Belo Horizonte, Betim e Ribeirão das Neves. “A cia possui trabalhos que desvelam as violências impostas pelo racismo. Ou seja, desde a solidão e hipersexualização de corpas negres femininos a subalternização e apagamento das próprias histórias. Investiga a Dramaturgia Negra, o Teatro de Ocupação, o Épico Dramático”.

Truck do Desejo – Em seguida haverá o show musical com a Banda Truck do Desejo, que levará ao público, um pegada de irreverência, humor e muito groove. A banda surgiu a partir do bloco de Carnaval Truck do Desejo e é formada por pessoas LBPT: lésbicas, bissexuais, pansexuais e não bináries. Conta com artistas de trajetórias conhecidas em BH e traz no repertório músicas brasileiras compostas ou que se tornaram conhecidas nas vozes de mulheres lésbicas ou bissexuais. Normalmente seus instrumentos são surdos, caixas, agbês e agogôs e nossos ritmos passeiam entre o samba reggae, funk, pagodão, marchinha, piseiro e reggaeton.

Ao final haverá uma roda de conversa, entre os artistas e o público presente.

Sobre o Instituto Se Toque – O Instituto Se Toque é uma iniciativa de experimentação e pesquisa em arte, gênero e sexualidade, idealizado pelas artistas Catarina Maruaia e Lina Mintz. Fundado em 2014, o Instituto oferece oficinas, vivências e projetos culturais para mulheres, corpos dissidentes e jovens. O Instituto se formalizou como uma Organização Sociocultural em 2021. Seu trabalho se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo igualdade de gênero e bem-estar para todos.

Sobre o projeto – O projeto XIA – Programação cultural (Chamamento Público CMDCA/BH No 001/2022), realizado pelo Instituto Se Toque, visa promover espaço de experimentação, troca e investigação da arte como ferramenta de transformação social e reconhecimento da existência de corpos e expressões culturais dissidentes por meio de uma programação cultural e artística voltada para adolescentes e seu entorno (crianças, familiares e responsáveis) visando a ampliação do acesso à arte, a cultura e ao lazer, criando ainda oportunidades de desenvolvimento integral ao público em situação de vulnerabilidade, uma vez que as atividades do projeto têm caráter interdisciplinar.

Serviço: 

Show da Breve Cia e da Banda Truck do Desejo

Data:  Sexta-feira, 6 de setembro

Horário: A partir de 14h

Local: Avenida Risoleta Neves, 347, Bairro Guarani

Valor da entrada: Gratuito.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Bloco É o Amô celebra sertanejo raiz no Carnaval de BH 2026

O Carnaval de Belo Horizonte, conhecido por sua diversidade...

Havayanas Usadas celebra 10 anos no Carnaval de BH 2026

Belo Horizonte se prepara para um dos momentos mais...

Tio Paulinho e Tio Elétrico animam o “Abre Alas” infantil

Prepara a fantasia, separa os confetes e a purpurina...

Campanhas partidárias em 2026 terão veiculação restrita

Diferentemente dos anos anteriores, as campanhas partidárias de 2026...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui