Um dos cartões postais de Belo Horizonte completa 95 anos em 7 de setembro de 2024: o Mercado Central. Fundado quando BH tinha apenas 31 anos de existência, o local conta muito da história e das tradições da cidade. O marco, chegando perto ao centenário, não poderia ficar sem festa. Na data, a Box. Bold Xperiences promove evento gratuito na Av. Augusto de Lima, em frente ao local, com shows e muita gastronomia mineira. Os ingressos estão disponíveis para retirada na plataforma da Ingresse (ingresse.com/mercadocentral). O evento é apresentado pela Kto, tem patrocínio da Roma Fiat e apoio da Itambé e do Grupo Roma.
Um dos pontos mais queridos dos belo-horizontinos e mais buscados pelos turistas guarda em seus corredores mais de 400 lojas. Produtos típicos de Minas Gerais ocupam as prateleiras, como doce de leite, goiabada, cachaça e queijos variados. Nas laterais, bares e restaurantes são ponto de encontro, na clássica boemia mineira. Entre os diversos destaques, ícones como o Bar da Lora, que serve o famoso fígado acebolado com jiló; a Tradicional Limonada, com o refresco gelado, comercializado desde 1983; e o Comercial Sabiá, onde o pão de queijo com pernil é sucesso.
Essa tamanha tradição é celebrada no evento, dia 7 de setembro, que ocupa a avenida com diversas barracas da gastronomia do mercado e de convidados. A festa não podia ficar sem música: nas 12h de programação, de 9h às 21h, sete atrações musicais se apresentam. Tem espaço para o pop, para a música brasileira e para o chorinho e samba, que fazem parte da vivência de qualquer frequentador assíduo dos bares da capital.
“Começando a contagem regressiva para o centenário do Mercado, a gente quer celebrar tudo que esse local reúne: cultura, gastronomia e história. O Mercado Central é um lugar de integração entre os próprios mineiros, nosso lugar de encontro e conforto, mas também é essa potência que mostra a riqueza das nossas tradições pra todo o mundo. Todo turista que vem para BH, com certeza escuta: ‘você tem que conhecer o Mercado Central’”, comenta Guilherme Rabelo, um dos sócios do evento.
Entre as atrações musicais, algumas já estão confirmadas. Tem a animação carnavalesca do Baile do Maguá, que coloca diversos estilos brasileiros no ritmo do repique. Também tem rock, com a banda Ca$h, já com 23 anos de estrada, celebrando diferentes gerações do gênero. O sertanejo é com a dupla Castelli & Thiago, fusão de duas vozes singulares de BH. Já o grupo Trem dos onze representa o efervescente samba mineiro, que conquista qualquer um, com repertório cheio de clássicos.
SERVIÇO
Mercado Central 95 anos
Dia 7 de setembro
Horário: 9h às 19h
Local: Av. Augusto de Lima, 744
Centro – Belo Horizonte
Acesso gratuito
Retirada de ingressos pela ingresse.com/mercadocentral
Mais informações: https://www.instagram.com/