22.5 C
Belo Horizonte
dom, 26 maio 24

Astronauta Helder Carneiro estreia peça

Com texto e direção de Rita Clemente, espetáculo faz parte da Mostra ao Teatro 2023

O ator Helder Carneiro estreia o espetáculo “Astronauta”, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. A peça, que conta com texto e direção de Rita Clemente, retrata um astronauta perdido em um planeta inóspito procurando informações sobre sua missão, mas sem sequer saber, ao certo, em que planeta está.

Astronauta toca em temas contemporâneos ao expor a desorientação de um homem que, preparado para explorar o espaço, vai em busca de um novo planeta para habitarmos. BH vai receber a estreia nacional da peça.

“Estou feliz em voltar às tábuas com um solo desafiador e impactante, algo novo pra mim e, ainda mais, em estreia nacional em Belo Horizonte”, comemora Helder.

O ator retorna aos palcos comemorando 50 anos de carreira e, para essa data especial, estabeleceu uma parceria com a atriz e diretora de teatro Rita Clemente, do Estúdio Clementtina. “Depois de assistir ‘Amanda’ no CCBB/RJ, espetáculo protagonizado por ela, senti uma vontade de lhe falar, conhecê-la de perto, fuxicar seu processo de criação e, quem sabe, criarmos juntos algo inesperado e consistente. Foi assim que nossa história começou e culminou no Astronauta”, conta Helder.

A premissa que orienta a história é puramente ficcional e cheia de humor. “Rita vê na comicidade refinada um território adequado para traçar a trama que brinca com tempo-espaço, temas sobre o futuro do planeta terra e as projeções que hoje fazemos sobre o desenvolvimento tecnológico”, comenta o ator.

Em Astronauta, a brincadeira do tempo-espaço está centrada na perda de limites como “onde estou, quando estou”. A autora procura tocar nessas questões através do humor: “O humor é fundamental, até quando tratamos de acontecimentos trágicos. Aliás, não consigo dimensionar um sem o outro”, explica Rita Clemente.

Astronauta também se estrutura através de acontecimentos fantásticos e busca uma diversão que possa disparar, além de crítica e reflexão, perspectivas metafóricas sobre o sentido ou a falta de sentido da existência.

Fundamentados pela pesquisa de criação, composição e articulação de vocabulários desenvolvida no Estúdio Clementtina, Helder e Rita, com o auxílio de Márcio Monteiro e Régelles Queiroz, construíram uma obra toda conectada, em que cenário é luz, trilha original é texto, texto é ação e o ator é um dramaturgo em cena. Essas correlações fazem parte do desejo ou da necessidade de entrelaçamento dos elementos cênicos, em uma obra teatral.

Sobre Helder Carneiro ____________________

Helder Carneiro tem 67 anos de idade e 50 de carreira. Nasceu em Ubá (MG), mas hoje transita no triângulo São Paulo, BH e Rio de Janeiro. Ator solo, é Bacharel em Artes Cênicas (Direção Teatral) pela UNIRIO; Psicopedagogo pela FERLAGOS-RJ; Especialista em Desenvolvimento Humano pelo Programa Germinar (Instituto Ecosocial, SP, com base Antroposófica) e em Africanidades pela UNOPAR (PR). Participou do Grupo Mergulho no Trágico (RJ) nas décadas de 80/90; ganhou o Prêmio Shell em 1990, pelo conjunto da obra; participou de filmes, novelas, comerciais e espetáculos teatrais como diretor, produtor e ator, ao longo da carreira. Atualmente, é professor de Artes e Teatro na Rede Municipal de Ensino de Ubá (MG). Além de receber convites para atuações no Polo Audiovisual de Cataguases e em Muriaé (MG), produz e dirige, também, documentários em Minas e Rio de Janeiro como produtor independente.

Ficha Técnica____________________

Texto e Direção: Rita Clemente

Atuação: Helder Carneiro

Assistência de Direção: Analu Diniz

Cenário/Luz: Régelles Queiroz (Gato de Luz Iluminação Cênica)

Trilha Sonora Original: Márcio Monteiro

Voz em OFF: Rita Clemente

Cenotécnica: Antônio Lima
Consultoria Clown: Cícero Silva

Produção: Analu Diniz
Gênero: Humor

Duração: entre 40 e 45 minutos

Classificação: 14 anos

Sinopse:

Um astronauta está perdido em um planeta inóspito. Ele procura informações sobre sua missão, mas sequer consegue saber, ao certo, em que planeta está. Cansado e com o oxigênio no fim, ele tenta sobreviver até descobrir onde realmente se encontra.

Serviço ___________________

Espetáculo Astronauta, com Helder Carneiro

Data: 05 e 06 de agosto, sábado e domingo

Horário: 20h

Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte)

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia entrada)
Vendas: Pelo site da Sympla ou na bilheteria do Teatro

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui