O Arraiá do Theus, uma festa feita pela e para a comunidade do Aglomerado Santa Lúcia chega a sua terceira edição. Com o intuito da organização comunitária, acionamento de parcerias com comerciantes internos e geração de renda, a festa de valorização da cultura e das tradições juninas, vem chegando para levar mais uma vez sua programação diversificada e gratuita à Barragem Santa Lúcia. Em 2023, o festejo, que é considerado o maior e mais representativo da região Centro Sul promete muitas atrações.
O evento trás esse ano para a avenida Arthur Bernardes a apresentação do Grêmio Recreativo Cultural São Gererê, do Bonde do Rodeio que promete animar toda a comunidade e também a apresentação da quadrilha infantil com as crianças da Creche Educacional Nascer da Esperança, da escolinha da Dona Lia. Além disso, há as tradicionais barraquinhas, onde serão comercializadas comidas típicas e bebidas.
“A ideia do primeiro arraial surgiu justamente para dar uma oportunidade para os moradores. Eu, promovendo um arraial, além de trazer cultura para a comunidade, eu consigo aproximar outras classes da favela, para conhecer a cultura, ver que é um lugar onde consegue divertir e que tem muitas culturas aqui dentro, tem muitos sabores, a gastronomia dentro da favela é maravilhosa”
, afirma Matheus Pereira, idealizador do evento.
Matheus tem uma espeteria no bairro há dez anos e promove eventos locais, sempre com o intuito de levar cultura para dentro da favela, para famílias que não tem oportunidade de ir a uma festa junina ou a um evento com música ao vivo. “Com o nosso Arraial, conseguimos unir elementos fundamentais de uma comunidade carente, tais como a gastronomia, a dança, as tradições e a cultura junina. Isso mostra que estamos no caminho certo, agregando e valorizando todas as festas juninas, além de divulgar e promover a Barragem Santa Lúcia. ”, conta Matheus.
O evento terá cobertura completa pela Revista Cenário Minas.