29.2 C
Belo Horizonte
sex, 01 março 24

Freud em BH: sucesso com +45 mil de público chega a Belo Horizonte

A sessão final de Freud, vista por mais de 45 mil pessoas, foi realizada por Marc Saint-Germain e chegou ao Centro Cultural Unimed BH Minas, em Belo Horizonte. 

A sessão final de Freud, vista por mais de 45 mil pessoas, foi realizada por Marc Saint-Germain e chegou ao Centro Cultural Unimed BH Minas, em Belo Horizonte.

Dirigido por Elias Andreato e estrelado por Odilon Wagner (que foi indicado aos Prêmios Shell e APCA 2022 por esta obra) e Claudio Fontana, o espetáculo é o pai da psicanálise e autor C.S. Lewis.

Sobre a peça “A Sessão Final de Freud”

A peça “A Sessão Final de Freud”, dirigida por Elias Andreato e com textos do premiado autor americano Marc Saint-Germain, é um grande sucesso no teatro brasileiro desde 2022. Com mais de 45 mil espectadores, a produção terá novas apresentações nos dias 26 e 27 de maio no Centro Cultural Unimed-BH Minas, localizado no Minas Tênis Clube em Belo Horizonte (Rua da Bahia, 2244, Lourdes).

A trama, que conta com a atuação de Odilon Wagner (indicado ao Prêmio Shell e Prêmio APCA 2022 por sua performance) como Sigmund Freud e Claudio Fontana como o escritor, poeta e crítico literário C.S. Lewis, é uma ficcionalização do encontro entre esses dois grandes pensadores do século XX, cujas ideias influenciaram a filosofia e a ciência da época.

Durante o diálogo no escritório de Freud, o renomado professor de Oxford e crítico literário C.S. Lewis e o crítico implacável da crença religiosa Sigmund Freud debatem o dilema entre o ateísmo e a crença em Deus, em uma discussão apaixonada que aborda temas como o significado da vida, a natureza humana, o sexo, a morte e os relacionamentos. O texto de Mark St. Germain é baseado no livro “Deus em Questão”, escrito pelo professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School, Dr. Armand M. Nicholi Jr.

Durante o debate, Freud questiona a escolha de C.S. Lewis de se tornar um cristão convicto, afirmando que um ex-ateu e intelectual brilhante como ele poderia “abrir mão da verdade por causa de uma mentira insidiosa”. A discussão é marcada pelo uso de ferramentas como escuta, sagacidade e economia para criar uma audiência envolvida e interessada. A ironia permeia toda a conversa e as ideias francas propostas deixam perplexos até mesmo os mais convictos ateus ou crentes.

O cenário da peça, assinado por Fabio Namatame (indicado ao Prêmio Shell de Melhor Cenário), retrata o consultório de psicanálise e pesquisa de Freud. Durante a Segunda Guerra Mundial, Freud teve que fugir da perseguição nazista na Áustria, e acabou se exilando na Inglaterra em 1939.

“Isso é uma armadilha e eu não queria que o show fosse uma discussão. São dois homens nervosos que sabem que Hitler pode bombardear Londres a qualquer momento.”

O diretor Elias Andreato escolheu a linguagem e encenação para que o texto seja o centro das atenções e a ideia esteja em evidência:

“O teatro é uma forma de arte na qual os atores encenam histórias específicas que evocam diferentes emoções no público.”

Sinopse da peça

No consultório de psicanálise de Freud, localizado na Inglaterra, o pai da psicanálise e o escritor C.S. Lewis debatem sobre a existência de Deus, mas a discussão verbal se expande para outros temas, como o sentido da vida, a natureza humana, o sexo e as relações interpessoais. O espetáculo, que utiliza ferramentas como o humor, a sagacidade e a escuta atenta como ponto de partida para boas conversas, consegue se conectar profundamente com o público. A ironia e o sarcasmo permeiam todo o diálogo, deixando-nos perplexos diante das ideias contundentes propostas pelos personagens, independentemente de nossas crenças.

Posts Relacionados

Evento inédito que reúne música ao vivo na sala de cinema

Os amantes do choro podem comemorar: no sábado, 02 de...

Nota de esclarecimento – BH Stock Festival (Stock Car em BH)

As empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do...

Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios...

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui