28.1 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

45ª edição do Arraial de Belo Horizonte reuniu 55 mil pessoas

A 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte chegou ao fim no último final de semana. O festejo junino atraiu aproximadamente 55 mil visitantes ao Mineirinho nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho. Neste ano, o evento foi marcado pela apresentação de 45 quadrilhas nos tablados, além dos shows musicais, entre eles da cantora sertaneja Paula Fernandes e da dupla Clayton e Romário. A Vila Gastronômica ofereceu ao público pratos dos bares do Mercado Central e as receitas dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino.

Pesquisa de satisfação 

Conforme a pesquisa de satisfação realizada pela Belotur, através do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, o evento no Mineirinho recebeu uma nota média de 9,2 em uma escala de 0 a 10. A sensação de segurança durante o evento foi avaliada com uma pontuação de 9,6, enquanto as apresentações das quadrilhas conquistaram a nota de 9,5, a mesma atribuída à limpeza geral do evento. A decoração e o palco do Arraial receberam notas de 9,4, a organização foi concedida uma nota de 9,3, e a programação obteve uma avaliação de 9,2.

 

Foram mais de 800 entrevistados durante os quatro dias de evento. Entre os participantes que já estiveram presentes em outras edições do Arraial de Belo Horizonte, 80,3% consideraram que o evento melhorou nos seguintes aspectos: local do evento, estrutura geral, organização, segurança, arquibancadas e alimentação. Em relação à origem dos entrevistados, 70,8% são de Belo Horizonte, 24,3% da Região Metropolitana, 5% são visitantes, sendo 2,5% do interior de Minas Gerais e 2,5% de outros estados e países. A idade média dos participantes do evento foi de 35 anos.

Balanço da 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte  

Para garantir a segurança do público presente, 736 servidores da Guarda Municipal atuaram durante todo o período da festa. Além disso, o Centro Integrado de Operações (COP-BH) reforçou seu efetivo e implantou postos de comando em todos os dias da festa, nas modalidades presencial e virtual, para monitoramento de  imagens e gestão das ocorrências integradas do evento, tanto no Mineirinho quanto em seus arredores. Neste ano, nenhuma ocorrência por natureza de segurança foi registrada dentro do evento pela Guarda Municipal nos 4 dias de programação.

Para atuar no trânsito e garantir a mobilidade das vias no entorno da festa, a BHTrans e a SUMOB empenharam cerca de 16 agentes por dia.  A linha ‘Move Especial 55’, que foi disponibilizada especialmente para o festejo, transportou 1.353 passageiros, realizando 92 viagens, durante os 4 dias da festa.

O Arraial de Belo Horizonte também contou com os serviços de 50 garis por dia de evento, seis caminhões-bascula, dois caminhões-pipas, 40 contêineres de 240 litros e um contêiner para vidros. Foram recolhidas quase nove toneladas de lixo em todo festejo e 1,7 tonelada, aproximadamente, de resíduos recicláveis.

Concurso Municipal de Quadrilhas 

Manifestações culturais oriundas da periferia de Belo Horizonte, as quadrilhas da cidade se apresentaram pela primeira vez no Mineirinho. No primeiro final de semana do evento, a Quadrilha Feijão Queimado, do bairro Urca, se sagrou campeã do Grupo Especial do Concurso Municipal de Quadrilhas pela décima quarta vez, com o tema ‘Um Voo Sobre o Sertão’. A vice-campeã foi a Quadrilha São Mateus; o terceiro lugar ficou com a Quadrilha São Gererê; a quarta posição ficou com a Quadrilha Fogo de Palha.

Já no Grupo de Acesso, a Quadrilha Trem D’Minas foi a grande campeã do Concurso Municipal. Com apresentação focada no conto de Romeu e Julieta, a agremiação do Alto Vera Cruz ficou em primeiro lugar no torneio e disputará o concurso no Grupo Especial em 2025. A Quadrilha Sol Nascente foi a vice-campeã da competição. O terceiro lugar ficou com a Quadrilha Tradição Mineira e a quarta posição foi da Quadrilha Milho Verde. Todas essas agremiações se classificaram e também disputarão o Concurso Municipal de Quadrilhas no Grupo Especial no próximo ano.

O Grupo de Disputa contou com a participação de 15 agremiações que competiram por 4 vagas no Grupo de Acesso na próxima edição. As quadrilhas Camin da Roça, Nossa Junina, Cata Latas e Fogo na Perna obtiveram as melhores notas e conquistaram o direito de ascender de categoria.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Iniciativa prevê oferta de diversos cursos em todas as...

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028 O presidente Luiz...

Minerion investe em nova marca para crescer no mercado de mineração

Fornecedora do mais completo sistema de gestão especializado em...

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos nas últimas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui