Em agosto, atrações de diferentes linguagens artísticas movimentam seis Centros Culturais de Belo Horizonte. As atividades acontecem entre os dias 4 e 24 deste mês, e incluem apresentações da Quadrilha São Gererê, do grupo de forró Os Disponíveis e quatro espetáculos voltados para o público infantil. São eles “Caixa de Brincar”, do grupo Estação Criativa; “Teatro Infantil Para Todos”, da companhia Aqui o Teatro Acontece, “Os Cinco Sentidos de Otto”, da atriz, contadora de histórias e escritora Anna Lirah; e “Alice no Circo das Maravilhas”, do coletivo circense Fora da Lona. A programação, que integra o Circuito Municipal de Cultura, é aberta ao público.
As atividades começam com a atração “45 anos da Quadrilha São Gererê”, no dia 4 de agosto, domingo, às 19h, no Centro Cultural São Geraldo. A Quadrilha São Gererê consiste em um espetáculo de quadrilha junina que mescla tradição e elementos culturais, celebrando a riqueza da cultura popular. A apresentação envolve cerca de 80 participantes e uma coreografia que destaca danças típicas juninas como o casamento caipira e as quadrilhas estilizadas. Fundada em 1979 por Rogério Gomes e outros moradores do São Geraldo, a quadrilha já venceu o “Arraial de Belo Horizonte” por cinco vezes e é a única mineira campeã do Concurso Nacional de Quadrilhas (2018).
No dia 16 de agosto, sexta-feira, às 14h, o Centro Cultural Vila Rica recebe o espetáculo “Caixa de Brincar”, do grupo Estação Criativa, criado por Adriano Borges e Fabrício Belmiro. Propondo um resgate das brincadeiras tradicionais por meio de canções populares e autorais, a peça traz um roteiro que valoriza a memória e estimula a imaginação e a criatividade. Além dos criadores do grupo, o elenco é composto por Anna Lages e Leandro Corgosinho, artistas de Belo Horizonte com vasta experiência profissional.
Na sequência, a atriz, contadora de histórias e escritora Anna Lirah apresenta o espetáculo “Os Cinco Sentidos de Otto”, no dia 22 de agosto, quinta-feira, às 19h30, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira. A peça é fruto de sua coleção de livros de mesmo nome, lançada em 2021, que trata temas como respeito à diversidade, empatia, autoestima, valorização das nossas emoções e memórias afetivas. Acompanhada do músico Babu Xavier e um violonista, Lirah canta, brinca, faz experimentos sensoriais e traz, de forma lúdica, os assuntos da publicação.
A banda mineira de forró Os Disponíveis, que completa dez anos de estrada em 2024, é a atração do dia 23 de agosto, sexta-feira, às 19h30, no Centro Cultural Jardim Guanabara. O grupo faz uma releitura peculiar do cancioneiro brasileiro, passeando por nomes pouco usuais do repertório do forró, como Criolo, Edu Lobo, Mallu Magalhães, Jorge Ben, Só Pra Contrariar, e Mutantes e tantos outros. Além disso, apresentam também um repertório autoral, com arranjos que remetem à diversidade de influências da banda, mas com sua raiz bem fincada nos ritmos nordestinos.
Fechando a programação, duas apresentações voltadas para as crianças. No dia 24 de agosto, sábado, às 15h, o Centro Cultural Vila Marçola recebe a peça “Teatro Infantil Para Todos”, da companhia Aqui o Teatro Acontece. Idealizada pelo artista Richard Ferreira como uma brincadeira entre amigos e parentes, o grupo tornou-se uma trupe de teatro infantil e passou a apresentar seu espetáculo em outros ambientes que não só os familiares. E também no sábado, às 16h40, no Centro Cultural Zilah Spósito, o coletivo Fora da Lona apresenta a peça circense “Alice no Circo das Maravilhas”.
Composto pelos artistas circenses Aline Alves, Thiago Vieira, Mariana Moraes, Maria Eduarda Coelho e Verônica Maia, o Fora da Lona tem como objetivo adaptar histórias infantis para o envolvente mundo do circo. O espetáculo inaugural, “Alice no Circo das Maravilhas”, transporta o clássico conto de Lewis Carroll para um universo repleto de encanto circense. Na versão da trupe, a magia do livro se mistura a números aéreos, como lira, tecido e capilar, além de acrobacias de solo, contorção e momentos de palhaçaria.
SERVIÇO | CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Circuito nos Centros Culturais
Quando. De 4 a 24 de agosto
Onde. Centros Culturais Municipais de BH
Quanto. Atividades abertas ao público
PROGRAMAÇÃO
4/8, domingo, 19h
45 anos da Quadrilha São Gererê
Centro Cultural São Bernardo (R. Édna Quintel, 320 – São Bernardo)
16/8, sexta-feira, 14h
Espetáculo “Caixa de Brincar”, Estação Criativa
Centro Cultural Vila Santa Rita (R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita)
22/8, quinta-feira, 19h30
Espetáculo “Os Cinco Sentidos de Otto”, Anna Lirah
Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (R. Formiga, 140 – Lagoinha)
23/8, sexta-feira, 19h30
Show Os Disponíveis
Centro Cultural Jardim Guanabara (R. João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara)
24/8, sábado, 15h
Espetáculo “Teatro Infantil Para Todos”, Cia Aqui o Teatro Acontece
Centro Cultural Vila Marçola (R. Mangabeira da Serra, 320 – Marçola)
24/8, sábado, 16h30
Espetáculo “Alice no Circo das Maravilhas”, Coletivo Fora da Lona
Centro Cultural Zilah Spósito (R. Carnaúba, 286 – Zilah Spósito)