29 C
Belo Horizonte
sex, 13 setembro 24

Programação dos Centros Culturais de BH em agosto

Entre 4 e 24 de agosto, seis Centros Culturais Municipais da capital mineira recebem atividades que incluem espetáculos voltados para o público infantil e apresentações de forró e quadrilha; programação é aberta ao público

Em agosto, atrações de diferentes linguagens artísticas movimentam seis Centros Culturais de Belo Horizonte. As atividades acontecem entre os dias 4 e 24 deste mês, e incluem apresentações da Quadrilha São Gererê, do grupo de forró Os Disponíveis e quatro espetáculos voltados para o público infantil. São eles “Caixa de Brincar”, do grupo Estação Criativa; “Teatro Infantil Para Todos”, da companhia Aqui o Teatro Acontece, “Os Cinco Sentidos de Otto”, da atriz, contadora de histórias e escritora Anna Lirah; e “Alice no Circo das Maravilhas”, do coletivo circense Fora da Lona. A programação, que integra o Circuito Municipal de Cultura, é aberta ao público.

As atividades começam com a atração “45 anos da Quadrilha São Gererê”, no dia 4 de agosto, domingo, às 19h, no Centro Cultural São Geraldo. A Quadrilha São Gererê consiste em um espetáculo de quadrilha junina que mescla tradição e elementos culturais, celebrando a riqueza da cultura popular. A apresentação envolve cerca de 80 participantes e uma coreografia que destaca danças típicas juninas como o casamento caipira e as quadrilhas estilizadas. Fundada em 1979 por Rogério Gomes e outros moradores do São Geraldo, a quadrilha já venceu o “Arraial de Belo Horizonte” por cinco vezes e é a única mineira campeã do Concurso Nacional de Quadrilhas (2018).

No dia 16 de agosto, sexta-feira, às 14h, o Centro Cultural Vila Rica recebe o espetáculo “Caixa de Brincar”, do grupo Estação Criativa, criado por Adriano Borges e Fabrício Belmiro. Propondo um resgate das brincadeiras tradicionais por meio de canções populares e autorais, a peça traz um roteiro que valoriza a memória e estimula a imaginação e a criatividade. Além dos criadores do grupo, o elenco é composto por Anna Lages e Leandro Corgosinho, artistas de Belo Horizonte com vasta experiência profissional.

Na sequência, a atriz, contadora de histórias e escritora Anna Lirah apresenta o espetáculo “Os Cinco Sentidos de Otto”, no dia 22 de agosto, quinta-feira, às 19h30, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira. A peça é fruto de sua coleção de livros de mesmo nome, lançada em 2021, que trata temas como respeito à diversidade, empatia, autoestima, valorização das nossas emoções e memórias afetivas. Acompanhada do músico Babu Xavier e um violonista, Lirah canta, brinca, faz experimentos sensoriais e traz, de forma lúdica, os assuntos da publicação.

A banda mineira de forró Os Disponíveis, que completa dez anos de estrada em 2024, é a atração do dia 23 de agosto, sexta-feira, às 19h30, no Centro Cultural Jardim Guanabara. O grupo faz uma releitura peculiar do cancioneiro brasileiro, passeando por nomes pouco usuais do repertório do forró, como Criolo, Edu Lobo, Mallu Magalhães, Jorge Ben, Só Pra Contrariar, e Mutantes e tantos outros. Além disso, apresentam também um repertório autoral, com arranjos que remetem à diversidade de influências da banda, mas com sua raiz  bem fincada nos ritmos nordestinos.

Fechando a programação, duas apresentações voltadas para as crianças. No dia 24 de agosto, sábado, às 15h, o Centro Cultural Vila Marçola recebe a peça “Teatro Infantil Para Todos”, da companhia Aqui o Teatro Acontece. Idealizada pelo artista Richard Ferreira como uma brincadeira entre amigos e parentes, o grupo tornou-se uma trupe de teatro infantil e passou a apresentar seu espetáculo em outros ambientes que não só os familiares. E também no sábado, às 16h40, no Centro Cultural Zilah Spósito, o coletivo Fora da Lona apresenta a peça circense  “Alice no Circo das Maravilhas”.

Composto pelos artistas circenses Aline Alves, Thiago Vieira, Mariana Moraes, Maria Eduarda Coelho e Verônica Maia, o Fora da Lona tem como objetivo adaptar histórias infantis para o envolvente mundo do circo. O espetáculo inaugural, “Alice no Circo das Maravilhas”, transporta o clássico conto de Lewis Carroll para um universo repleto de encanto circense. Na versão da trupe, a magia do livro se mistura a números aéreos, como lira, tecido e capilar, além de acrobacias de solo, contorção e momentos de palhaçaria.

SERVIÇO | CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

Circuito nos Centros Culturais

Quando. De 4 a 24 de agosto

Onde. Centros Culturais Municipais de BH

Quanto. Atividades abertas ao público

PROGRAMAÇÃO

4/8, domingo, 19h

45 anos da Quadrilha São Gererê

Centro Cultural São Bernardo (R. Édna Quintel, 320 – São Bernardo)

16/8, sexta-feira, 14h

Espetáculo “Caixa de Brincar”, Estação Criativa

Centro Cultural Vila Santa Rita (R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita)

22/8, quinta-feira, 19h30

Espetáculo “Os Cinco Sentidos de Otto”, Anna Lirah

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (R. Formiga, 140 – Lagoinha)

23/8, sexta-feira, 19h30

Show Os Disponíveis

Centro Cultural Jardim Guanabara (R. João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara)

24/8, sábado, 15h

Espetáculo “Teatro Infantil Para Todos”, Cia Aqui o Teatro Acontece

Centro Cultural Vila Marçola (R. Mangabeira da Serra, 320 – Marçola)

24/8, sábado, 16h30

Espetáculo “Alice no Circo das Maravilhas”, Coletivo Fora da Lona

Centro Cultural Zilah Spósito (R. Carnaúba, 286 – Zilah Spósito)

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic. A Organização Mundial...

Conselho de Direitos Humanos constata situações degradantes nos presídios do Estado

Atendimento à saúde e alimentação inadequada geram denúncias mais...

Proposta de alteração nas regras de doação de sangue passa na comissão de saúde

Tramita em 2º turno projeto que obriga centros hemoterápicos...

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

Foram 164 ações extrajudiciais e 34 inquéritos policiais. O Ministério...

Procura por crédito mais do que dobra no Norte de Minas nos oito primeiros meses de 2024

Crescimento também foi expressivo entre micro e pequenos negócios,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui