29 C
Belo Horizonte
sex, 13 setembro 24

Conferência Estadual de Saúde discute propostas para o SUS

Com o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer, teve início, nesta segunda-feira (26/8), em Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a quarta Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Roges Carvalho dos Santos.

Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), o evento reúne usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS-MG) de todas as regiões do estado para discutir propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde ainda este ano.

O tema escolhido reflete o compromisso em promover uma saúde pública de qualidade, valorizando pessoas que tornam o SUS uma realidade.

“É muito importante lembrarmos do papel dos trabalhadores da saúde, do ciclo diário de atendimentos pelo SUS, como também da necessidade da capacitação constante para mantê-los sempre atuais. Esse é um compromisso do Governo de Minas”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

“Temos dado ênfase ao manejo e à forma de acolhimento aos usuários para garantir que os profissionais de saúde estejam cada vez mais preparados para o atendimento em rede”, reforçou Baccheretti.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Aparecida Machado, ressaltou que conferências são espaços amplos e democráticos de construção coletiva.

“O Sistema Único de Saúde é a maior política social do nosso país e está em constante construção. E nesta conferência, construída para falarmos sobre trabalhadores e trabalhadoras do SUS, discutiremos educação e saúde como ferramenta de transformação”, pontuou Lourdes.

Alcance

Ela também citou o alcance das políticas públicas diante da dimensão territorial do estado.

“Minas Gerais é muito amplo e as pessoas que aqui estão trouxeram propostas consolidadas em municípios para serem discutidas e trabalhadas a fim de levarmos uma proposta de Minas Gerais para a pauta nacional do trabalho e da saúde”, concluiu.

Também participaram da abertura da conferência a conselheira Nacional de Saúde, Neide Barros da Silva; a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto; a superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira; o vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais, Lucio Alvim; o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Ricardo Assis; e o secretário Municipal de Saúde de Jaboticatubas, Arlen Araújo Marques.

O evento, que leva o nome do conselheiro Roges Carvalho dos Santos, dedicou, em sua abertura, homenagem ao psicólogo, filósofo, sindicalista e entusiasta das causas sociais e do controle social na saúde, falecido em março deste ano.

Debates e propostas

A quarta Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde será realizada até quarta-feira (28/8) e conta com a participação de cerca de 600 pessoas entre delegados, convidados e autoridades.

Ao longo desses três dias, haverá mesas de negociação permanente sobre plano de carreira e violência no trabalho e discussões a partir dos eixos temáticos, além da eleição de delegados que representarão Minas Gerais na Conferência Nacional de Saúde de 2024, com debates divididos em eixos.

Programação

Nesta terça-feira (27/8), os participantes passarão o dia em trabalho de grupos para debater e definir as propostas a serem levadas à plenária, que será realizada na quarta-feira (28/8). No último dia, também haverá a eleição da delegação que vai representar Minas Gerais na Conferência Nacional de Saúde.

A abertura completa e apresentação dos eixos temáticos da quarta Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Roges Carvalho dos Santos está disponível no canal do Conselho Estadual de Saúde no YouTube, em que também será transmitida ao vivo a plenária final e eleição da delegação, a partir das 8h de quarta-feira (28/8): https://www.youtube.com/@conselhodesaudemg.

Posts Relacionados

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic. A Organização Mundial...

Conselho de Direitos Humanos constata situações degradantes nos presídios do Estado

Atendimento à saúde e alimentação inadequada geram denúncias mais...

Proposta de alteração nas regras de doação de sangue passa na comissão de saúde

Tramita em 2º turno projeto que obriga centros hemoterápicos...

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

Foram 164 ações extrajudiciais e 34 inquéritos policiais. O Ministério...

Procura por crédito mais do que dobra no Norte de Minas nos oito primeiros meses de 2024

Crescimento também foi expressivo entre micro e pequenos negócios,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui