28.1 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

Curso de audiovisual para professores e profissionais da área

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está disponibilizando gratuitamente o curso Minuto Escola aos profissionais da educação de Minas Gerais. A especialização na área do audiovisual tem carga horária de 30 horas e conta com as atividades 100% on-line. As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, neste link.

O uso do audiovisual em sala de aula pode tornar o aprendizado mais dinâmico e facilitar a visualização dos estudantes de conteúdos, além de ser uma ferramenta a mais para tornar o dia a dia dos profissionais mais completo e facilitado.

A superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Graziela Trindade, destaca a importância dos professores participarem do curso.

“Tudo isso pode tornar o processo de ensino ainda mais potente, porque acreditamos que por meio dos recursos audiovisuais, utilizados da maneira correta, os professores têm a condição de aprofundar e diversificar o conteúdo programático, tornando-o mais atrativo e interessante para o nosso estudante”, afirma.

O curso abordará os conceitos básicos da criação de conteúdo tratando de assuntos como a montagem, edição, transição e planos, entre outros.

Conteúdo

Durante o período das 30 horas de carga horária do curso, os profissionais que se cadastraram passaram por cinco  etapas:

•    Visualização do curso on-line: dividido em sete temporadas temáticas (4 horas);

•    Mostras de melhores minutos do Festival do Minuto de anos anteriores e visualização dos vídeos tutoriais de aplicativos de edição e animação – conteúdo não-obrigatório (10 horas);

•    Realização de dois exercícios em formato de vídeo, sendo um deles no formato stop motion (15 horas);

•     Realização de exercícios teóricos ao final de cada temporada (1 hora);

•    Opcional: plantão de dúvidas/encontros síncronos (um por semana, quando estudantes poderão discutir os conteúdos do curso e tirar dúvidas) – atividade não-obrigatória.

O curso é ministrado na plataforma Moodle, que dá acesso a conteúdos também por três formas: avaliação de vídeos; análise de trabalhos enviados por pelo menos três curadores, com retorno por escrito e encontros síncronos semanais (todas às segundas-feiras, às 19h, via meet) e grupo de WhatsApp para plantões de dúvidas e comunicados.

Cursos gratuitos

A SEE/MG, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, segue investindo na capacitação e formação dos profissionais da rede estadual de ensino.
Além do curso audiovisual Minuto Escola, os servidores têm acesso a outros 29 cursos EAD totalmente gratuitos.

“A escola mantém abertas inscrições para uma gama de cursos, on-line, que podem servir para enriquecer todo o trabalho pedagógico a ser realizado pelo professor”, completa a superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Graziela Trindade.

Ela reforça ainda que os cursos abordam o conhecimento do currículo referência de Minas Gerais, intervenções pedagógicas e recursos como o “Reforço Escolar”.

A lista completa com todos os cursos EAD gratuitos disponíveis pode ser acessada no site da Escola de Formação, neste link.

 

Posts Relacionados

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Iniciativa prevê oferta de diversos cursos em todas as...

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028 O presidente Luiz...

Minerion investe em nova marca para crescer no mercado de mineração

Fornecedora do mais completo sistema de gestão especializado em...

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos nas últimas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui