29.9 C
Belo Horizonte
dom, 12 maio 24

Câncer de mama é a doença que mais acomete mulheres

Especialista informa que apenas 10% dos casos têm como origem o fator genético

O câncer (CA) de mama é uma das doenças que mais preocupa as mulheres, sendo também a principal causa de morte por câncer entre o público feminino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Ainda segundo o Inca, são esperados 73.610 novos diagnósticos até o final deste ano.

O câncer de mama é uma doença causada por fatores modificáveis – relacionados ao estilo de vida – e não-modificáveis, que correspondem a fatores genéticos (herdados), gênero e idade. “Uma pessoa que possui fatores genéticos, que são as mutações nos genes BRCA 1 e BRCA2, tem em média 70% de chance de desenvolver carcinoma mamário ao longo da vida até os 80 anos de idade”, como explica a mastologista cooperada da Unimed-BH, Annamaria Massahud.

Por outro lado, a mastologista chama a atenção de que a detecção precoce eleva as chances de cura da doença para mais de 95%, confirmando a importância da realização dos exames de rastreamento. O monitoramento de pacientes com algum fator de risco torna-se ainda mais importante para a detecção do câncer nas fases iniciais.

Sinais do câncer de mama

O câncer de mama inicial pode cursar sem qualquer sinal da doença.  Um dos primeiros sinais do câncer de mama pode ser a presença de nódulos de consistência endurecida, fixos e geralmente indolores com crescimento progressivo. Outros sinais possíveis são:  saída de secreção pelos mamilos; descamação na aréola ou no mamilo; presença de íngua ou caroço na axila; aumento repentino e progressivo da mama; pele áspera com aspecto de casca de laranja; retração da pele da mama e mudança no formato do mamilo.

Os homens, que têm incidência de câncer de mama muito menor que as mulheres, o câncer se caracteriza por um caroço palpável, principalmente unilateral, e pela saída de secreção pelo mamilo.

A adoção de hábitos saudáveis se torna uma ferramenta de valiosa para a prevenção “Medidas como a prática de atividade física, manutenção do peso corporal adequado, alimentação saudável, evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo, reduzem consideravelmente o risco de desenvolvimento da doença. Para aquelas pessoas que têm o fator genético da doença é possível considerar a mastectomia redutora de risco, quando se retira a mama seguida pela reconstrução por meio da cirurgia reparadora”, orienta Massahud.

Os tratamentos para o câncer de mama estão muito avançados, aumentando a chance de cura e, quando ela não é possível, aumenta a sobrevida das mulheres.

Crédito da Imagem: Freepik

Posts Relacionados

Dia das Mães: 6 dicas para tornar a data especial

Este ano, a celebração do Dia das Mães será...

O Homem Mais Inteligente da História chega em BH

A adaptação do romance para os palcos, que já...

Com Cissa Guimarães, espetáculo Doidas e Santas chega a BH

Uma mulher prestes a completar 50 anos divide com...

Parque Ecológico da Pampulha recebe edição do Festival

O Sensacional!, marcado para os dias 21 e 22 de...

Jovens participam do torneio internacional de Beach Tennis

Quatro atletas mineiros receberam, da organização, um convite para...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui