O Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sedia nesta terça-feira (27/8/24), a partir das 14 horas, encontro para debater o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas e garantia dos direitos”. A audiência pública foi sugerida pelos deputados Zé Guilherme (PP) e Dr. Maurício (Novo), esse último presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A atividade, que integra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, pretende entregar votos de congratulações à Associação Brasileira de Pacientes de Neuromielite Óptica e Doenças do seu Espectro (NMO Brasil) pelos dez anos de sua fundação.
Estão confirmadas as presenças da presidente e cofundadora da instituição, Daniele Freire, e de outras representantes da NMO Brasil. Também devem participar da audiência a produtora cultural Lais Vitral e a mãe de criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Berenice dos Santos.
NMO Brasil
A NMO Brasil foi criada em 2014 por pacientes de Neuromielite Óptica e Doenças do seu Espectro (NMO) para conscientizar a sociedade sobre a doença e compartilhar conhecimentos com outros pacientes e respectivas famílias.
De causa desconhecida, essa doença autoimune rara e grave atinge o sistema nervoso central e o nervo óptico.
É mais comum entre mulheres, de origem asiática e afrodescendentes, na faixa etária entre os 30 e 40 anos.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada uma doença rara aquela que afeta 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. No site da NMO Brasil, estima-se que no País o número de pacientes não chegue a 3 mil.