25.6 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

À procura de autenticidade no mundo digital

Escritor diz que a IA, combinada com algoritmos, transformou e internet em vitrine infinita e defende conteúdos feitos por pessoas para pessoas

Cada dia mais a inteligência artificial se espalha, firma-se entre nós. Está em apresentadores fictícios, a Marisa de Maiô, em tantos outros personagens, em imagens e vídeos criados. Ajuda em pesquisas, faz textos, currículos, decifra dados… “Estamos em um ponto de atenção. Nunca foi tão fácil produzir conteúdo, mas também nunca foi tão difícil gerar confiança. A inteligência artificial, combinada com algoritmos de atenção, transformou a internet em uma vitrine infinita”, diz o empresário, publicitário, designer e editor Luiz Borja, autor do livro “Marketing Orgânico – Essencial e Prático”.

Por tudo isso, segundo ele, os criadores de conteúdo, as marcas precisam ser mais responsáveis ainda. Investirem em assuntos que eduquem, conectem e inspirem. “O marketing digital não pode ser só um jogo de cliques: necessita ser uma ferramenta de transformação”, afirma. Luiz Borja vê, neste mundo digital que passa por transição profunda, uma tendência por busca de mais autenticidade e relações duradoras com seus públicos.

“A saturação de anúncios e o excesso de conteúdo artificial exigem uma comunicação mais humana e estratégica. O marketing orgânico, por exemplo, tende a se consolidar como alternativa sustentável para quem busca relevância sem depender de grandes orçamentos”, explica o empresário. Ele não acredita que as interações humanas vão ser reduzidas, mas que estão sendo mediadas por filtros automatizados com cada vez mais força.

Luiz Borja avalia que a inteligência artificial facilita a comunicação e, ao mesmo tempo, cria bolhas, repete padrões, reduz a espontaneidade. “Se não houver um equilíbrio, corremos o risco de ter uma internet ‘viva’ só na aparência – programada para parecer humana. A resposta está na curadoria: valorizar o conteúdo autêntico, feito por pessoas para pessoas.” Ele defende que a força do digital está na construção de conexões reais, humanas e autênticas neste mundo cada vez mais rodeado por conteúdos gerados por IA, interações automatizadas e perfis artificiais.

“Se deixarmos que os algoritmos dominem completamente a narrativa, sem curadoria humana, sem intenção verdadeira, corremos o risco de manter uma internet que ainda funciona tecnicamente — mas que perdeu sua alma”, diz o empresário. Ele acredita que o mundo digital pode se tornar irrelevante como espaço de diálogo se deixarmos a autenticidade ser substituída pela performance. “A boa notícia é que ainda podemos reverter isso – com estratégias conscientes, conteúdo orgânico e marcas que escolham a verdade como valor principal.”

O empresário e escritor afirma que o mundo precisa viver de forma mais equilibrada com o digital. “A ideia, como defendo no livro, não é fugir da internet, mas usá-la com propósito. Se um dia ela deixasse de existir, a humanidade continuaria — mas precisaríamos reaprender a criar, comunicar e conviver de outras formas”, argumenta Luiz Borja.

👉 Disponível agora no Clube de Autores: Marketing Orgânico

👉 Disponível agora na Amazon: Marketing Orgânico

🛒 Garanta o seu e comece a crescer organicamente hoje mesmo! 🌟🔥

Gostou desse tema? Assine minha newsletter e não perca próximas edições. Saiba mais sobre consultorias e serviços relacionados ao tema: https://www.desvendandoseo.com.br

Luiz Borja
Luiz Borja
Luiz Borja | Marketing Digital • Sommelier de Livros, Mkt, histórias. • Escritor e Palestrante • Gestor de Conteúdo Digital • Editor: @cenariominas

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui