23.5 C
Belo Horizonte
sáb, 13 julho 24

Conheça as cidades históricas de Minas Gerais

Minas Gerais é estado com maior número de bens culturais reconhecidos pela Unesco. Estão na lista o Centro Histórico de Ouro Preto, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, o Centro Histórico de Diamantina e o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. Ao visitar as cidades históricas mineiras, você encontrará, além de joias do patrimônio nacional e mundial, a hospitalidade calorosa que só existe por aqui.

  • CONGONHAS

Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1985, a cidade abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos —maior conjunto de arte colonial do país, composto por uma igreja e seis capelas marcando os passos da Paixão de Cristo — e guarda um dos maiores patrimônios artísticos do Brasil: obras do Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Vale a pena fazer uma visita guiada para entender a história e curiosidades do Santuário. Depois de um processo de recuperação finalizado em 2018, a basílica está mais colorida e cheia de surpresas a exemplo da pintura de nuvens no teto e de flores nos altares laterais. No adro da igreja ainda estão os doze profetas feitos em pedra sabão por Aleijadinho. Visite o Museu de Congonhas, que mostra de forma interativa e moderna as diversas concepções que existem no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, juntamente com as obras de Aleijadinho.
Distância de Belo Horizonte: 80 km
Informações turísticas: (31) 3731-1300 / 3731-7394
Saiba mais: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/congonhas

  • DIAMANTINA

Diamantina soube conservar sua arquitetura, cultura e natureza para se tornar uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do Brasil. Possui um casario colonial de inspiração barroca, construções históricas e igrejas seculares, que carregam consigo mistérios que fazem parte da cultura popular. A musicalidade, com suas serenatas e vesperatas, faz de suas ruas um verdadeiro show. Para completar, a paisagem cênica que envolve a cidade é uma das mais deslumbrantes de toda Minas Gerais.
Essas características, além de encantar a todos, trouxeram para a cidade, em 1999, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, entregue pela UNESCO. A cidade é um lugar onde o erudito e o popular se misturam em obras autênticas da cultura mineira, fazendo de Diamantina um dos destinos mais singulares para visitação em Minas Gerais. Entre as principais atrações da cidade, estão a Igreja São Francisco de Assis, o passadiço da Glória, a Casa da Chica da Silva, a Igreja do Amparo e o Parque Estadual do Biribiri.
Distância de Belo Horizonte: 290 km
Informações turísticas: (38) 3531-9532
Saiba mais:http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/diamantina

  • OURO PRETO

Primeira cidade brasileira e uma das primeiras do mundo a ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980, Ouro Preto foi construída por artistas e escravos, no auge do Ciclo do Ouro. Seu grande valor histórico como palco da Inconfidência Mineira e seu expressivo conjunto histórico não são os únicos atrativos da cidade, que também se beneficia de sua intensa atividade cultural, além do rico ecossistema que a contorna, com cachoeiras, trilhas e uma enorme área de mata nativa. Suas imponentes e silenciosas igrejas contrastam com o clima jovial e alegre proporcionado pelo movimento contagiante dos estudantes e turistas, sempre dispostos a festejar em suas famosas repúblicas ou nas ladeiras da cidade.
Entre as principais atrações do município estão a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Igreja São Francisco de Assis, Igreja do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Santa Efigênia, Teatro Municipal, Museu da Inconfidência, Museu do Oratório, Museu de Arte Sacra e Casa dos Contos, além do passeio de Maria Fumaça de Ouro Preto a Mariana e o Parque Estadual do Itacolomi.
Distância de Belo Horizonte: 98 km
Informações turísticas: (31) 3559-3200
Saiba mais: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/ouro-preto

  • TIRADENTES

Tiradentes é uma mistura de história, cultura, religiosidade, natureza e gastronomia. É uma das cidades históricas mais charmosas de Minas, com importantes exemplos de arte barroca em sua paisagem. Seus museus, igrejas e praças são encantadores. Algumas das suas principais construções têm o toque de Aleijadinho. A cidade ganha vida com o movimento das charretes, levando os visitantes a um passeio no tempo. O calendário da cidade é repleto de eventos, além do tradicional Carnaval de rua e da Semana Santa, destaca-se o Festival de Cinema, em janeiro; o Encontro dos Apreciadores da Harley Davidson, em julho; e o Festival Gastronômico, em agosto. Uma dica para enriquecer sua viagem é conhecer o distrito de Bichinho pertencente ao município de Prados.
Entre as principais atrações, estão o Museu Casa Padre Toledo, Museu de Sant’Ana, Matriz de Santo Antônio, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Chafariz de São José, Largo das Forras e Passeio de Maria Fumaça Tiradentes – São João del-Rei.
Distância de Belo Horizonte: 192 km
Informações turísticas: (32) 3355-1412
Saiba mais: http://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/tiradentes

 

 

*Por Laura Fialho, estagiária sob supervisão de Ícaro Ambrósio.

Posts Relacionados

Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente...

Viagens e pacientes em quimioterapia: combinação pode ser perigosa para a saúde

A temporada de férias está oficialmente aberta. Com a...

Hábitos saudáveis podem favorecer tratamento contra o câncer

 Cuidados com corpo, mente e alimentação durante período de...

Governo de Minas apresenta inovações tecnológicas para gestão de saúde

As inovações tecnológicas permitem ampliar a oferta de serviços,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui