14.8 C
Belo Horizonte
dom, 14 julho 24

Avião Solidário da LATAM transporta arara-azul-de-lear

Ave estava sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Salvador e foi enviada à Fazenda Cachoeira de Minas Gerais para participar do Programa de Conservação coordenado pelo CEMAVE/ICMBio

Uma arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), espécie ameaçada de extinção, recebeu um novo lar na última sexta-feira (5/7) graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM entre Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). O objetivo é a conservação da espécie e reintrodução do animal na natureza por meio do Programa de Conservação coordenado pelo CEMAVE/ICMBio.

Em maio de 2024, a arara foi resgatada ainda filhote em Euclides da Cunha (BA) após o acionamento pela população do disque fauna do INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, gestor da fauna silvestre e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) na Bahia. Após os primeiros cuidados realizados pelo CETAS do Recôncavo Baiano, a ave precisou ser transferida para o CETAS de Salvador a fim de receber um tratamento clínico e nutricional para ganho de peso e melhora da saúde. Agora, a arara será reabilitada na Fazenda Cachoeira, um criadouro científico em Minas Gerais que cuida de espécies de aves ameaçadas de extinção, com o objetivo de reintroduzi-las na natureza. A arara-azul-de-lear é uma espécie classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O transporte gratuito foi realizado por meio da LATAM Cargo em voo que partiu de Salvador, realizou uma conexão em São Paulo, e pousou em Belo Horizonte/Confins. Na prática, o transporte aéreo reduziu de 22h para 10h a viagem na comparação com um deslocamento exclusivamente terrestre entre as duas instituições.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL

Com quase 13 anos, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros.

O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

Posts Relacionados

Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente...

Viagens e pacientes em quimioterapia: combinação pode ser perigosa para a saúde

A temporada de férias está oficialmente aberta. Com a...

Hábitos saudáveis podem favorecer tratamento contra o câncer

 Cuidados com corpo, mente e alimentação durante período de...

Governo de Minas apresenta inovações tecnológicas para gestão de saúde

As inovações tecnológicas permitem ampliar a oferta de serviços,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui