29.2 C
Belo Horizonte
sex, 01 março 24

Belo Horizonte tem o menor percentual de pessoas em home office

Apenas 15% das pessoas trabalham somente fora do escritório na capital mineira

Belo Horizonte é a capital com o menor percentual de trabalhadores totalmente remotos entre as principais do país. É o que mostra uma pesquisa exclusiva encomendada pelo QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina, e pelo Imovelweb, um dos maiores portais de classificados do Brasil. Segundo a pesquisa, apenas 15% das pessoas trabalham somente fora do escritório.

A pesquisa traz dados sobre outras capitais do país, além da mineira, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Para efeitos de comparação, 23% dos trabalhadores da capital paulista e 26% daqueles que atuam na capital fluminense exercem atividades totalmente em regime remoto – mesmo percentual registrado nacionalmente.

Segundo o levantamento, o modelo presencial predomina na capital mineira. Metade da população de BH já trabalha deste modo. Trata-se de um percentual maior que o registrado nas outras capitais e superior também ao nacional (41%).

Uma das hipóteses para isso é que boa parte (31%) dos trabalhadores de Belo Horizonte, entrevistados para a pesquisa, afirma ter começado no emprego neste ano ou no ano passado. É um percentual acima do registrado em São Paulo (24%), cidade com a maior proporção de trabalhadores que trabalham algum dia em casa no país.

“Diversas pesquisas têm mostrado que as vagas híbridas ou totalmente remotas estão ficando cada vez mais escassas. Como Belo Horizonte possui um contingente expressivo de trabalhadores que começaram a exercer suas atividades neste período, pode ter impactado para o resultado da pesquisa”, afirma Pedro Capetti.

A elevada parcela de pessoas que trabalham somente no escritório faz com que morar próximo ao trabalho seja um critério na hora de escolher a residência. Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados afirmaram que a proximidade ao local laboral influenciou na escolha do imóvel que habitam atualmente. É o maior percentual do país.

Em compensação, estar próximo ao transporte público não é uma grande prioridade. Enquanto 32% dos paulistanos elencam esse fator na hora de escolher o imóvel, apenas 20% dos moradores da capital mineira afirmam ter levado em consideração este critério.

“Isso mostra o quanto a proximidade com o trabalho é importante em Belo Horizonte na hora de escolher um imóvel, diante de um transporte público que é considerado ineficaz, com problemas de trânsito e grande contingente de pessoas trabalhando presencialmente”, diz Capetti.

Mudança na rotina

De acordo com a pesquisa, 45% dos trabalhadores totalmente remotos ou híbridos afirmam que procurariam outro emprego caso fossem obrigados a trabalhar exclusivamente no regime presencial em Belo Horizonte.

Além disso, 67% dizem que teriam que adaptar bastante a rotina de casa para conseguir ir presencialmente.

Metodologia

A pesquisa, encomendada foi realizada pela Offerwise, por meio de um questionário online. Foram entrevistados 1.914 brasileiros, com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais, nas 27 capitais do Brasil.  Em Belo Horizonte, 200 pessoas foram ouvidas.

O levantamento foi feito de 31 de agosto a 18 de setembro e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

É importante salientar que algumas questões, por permitirem a escolha de mais de uma opção, extrapolam a somatória de 100% nas respostas. Arredondamentos dos percentuais também fazem com que o total varie e ultrapasse os 100% em alguns casos.

 

Posts Relacionados

Evento inédito que reúne música ao vivo na sala de cinema

Os amantes do choro podem comemorar: no sábado, 02 de...

Nota de esclarecimento – BH Stock Festival (Stock Car em BH)

As empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do...

Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios...

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui