21.4 C
Belo Horizonte
seg, 27 maio 24

Livros, cantigas de crianças e muitas brincadeiras

A praça de Santa Tereza será palco de mais uma edição do projeto que leva cultura e entretenimento com entrada gratuita

No dia 20 de agosto, próximo domingo, a partir das 10h, a praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza), em Belo Horizonte, será palco de mais uma edição do projeto “Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto”. O evento de incentivo à leitura, que já é tradicional na capital mineira, conta com uma passarela de 60 metros coberta de livros de literatura infantil em português, biblioteca de livros em inglês, contação de histórias e muitas brincadeiras.

O convidado especial da edição será Nélio Torres, premiado compositor, cantor, poeta e produtor paraibano, mestre do Cavalo Marinho Estrela da Paraíba e de BH. Além disso, o projeto dispõe de vários espaços para o deleite dos visitantes. Para os adultos que estiverem acompanhando as crianças, há o “Espaço Poesia”, com livros para todos os gostos, de autores variados. Outra opção é o espaço em inglês, coordenado pela psicóloga Ana Carolina Araújo, que tem formação em inglês com aperfeiçoamento em Londres e também por Hana Abdalla, Gabriel Weitzel, Ester Gomes, que estão sempre prontos para auxiliar os baixinhos.

O objetivo do “Santa Leitura”, que tem o livro como estrela principal, sempre foi, desde a sua criação, promover, incentivar, despertar e formar leitores por meio do hábito da leitura. Todo sábado, o projeto está presente também no bairro Castanheiras, em Sabará-MG, com uma biblioteca infantil que faz parte das Obras Sociais São Gabriel. O espaço tem o intuito de despertar nas crianças o hábito da leitura de uma maneira lúdica. No local são promovidos diversos eventos de incentivo à leitura como contação de histórias, produção de textos, pinturas, palestras e oficinas diversas.

Criado em 10 de junho de 2010, o projeto voluntário e sem fins lucrativos, tem a proposta de estimular na criança, ou até mesmo no adulto, o desejo de ler. Idealizado por Estella Cruzmel, o projeto conta hoje com o “Mercado das Pulgas Santas”, um brechó para angariar fundos para o projeto, que é custeado pela própria idealizadora.

Novidade

O ‘Mercado das Pulgas Santas’ está de casa nova e já está funcionando em novo endereço (Rua Curvelo, 32, loja 20, bairro Floresta). O espaço chega com uma nova modalidade, será colaborativo. Funciona da seguinte maneira: para quem quiser ganhar um dinheirinho extra, é só levar um amigo ou parente e efetuar uma venda para eles, depois de efetivada a compra, quem vendeu ganha 10% do total da venda. O funcionamento será de terça-feira a sexta-feira, das 11 às 17h O espaço conta com peças selecionadas, de muito bom gosto e para vários estilos.

Quer colaborar com o ‘Santa Leitura’?

Quem tiver livros de literatura infantil em casa e não sabe o que fazer com eles, o projeto “Santa Leitura” recebe doações que podem ser entregues somente nos dias do evento na praça Duque de Caxias, em Santa Tereza.

Serviço: “Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto”

Data: 20 de agosto

Horário: 10h

Local: Praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza)

Evento gratuito

Contatos:
Estella Cruzmel

E-mail: projetoleituranapraca@gmail.com

@santaleitura.estellacruzmel
@mercado_das_pulgas_santas

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui