17.3 C
Belo Horizonte
seg, 22 abril 24

Como escolher o peixe ideal para sua ceia na Sexta-feira Santa

Tamiris Pitana, nutricionista da Água Doce, revela dicas de como escolher a melhor opção de proteína para saborear durante a data

Estamos na quaresma, período religioso que antecede a Páscoa, data em que a tradição sugere o consumo de peixes durante as refeições. No mercado, há uma grande variedade dessa proteína, pensando nisso, a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Tamiris Pitana, ensina como escolher o melhor peixe na hora da compra, de acordo com o que as famílias planejam preparar para a Sexta-Feira Santa ou ao longo do mês.

“Os peixes são ricos em proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais. Muitos deles são fontes de ômega 3, que auxiliam no controle dos níveis adequados de triglicerídeos, colesterol e fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo também doenças cardiovasculares. Eles são alimentos com baixo teor de gordura saturada e calorias. Seja de água salgada ou doce, sempre é importante ter atenção durante a compra do peixe”, afirma a nutricionista.

Peixes frescos
Geralmente, são encontrados em feiras e peixarias. Para a compra do peixe nessas condições é necessário prestar atenção e verificar se estão refrigerados em gelo ou geladeira. Além disso, é preciso observar se a proteína conta com escamas bem aderidas na pele ou com o couro inteiro e os olhos ainda brilhantes, no caso de compra do peixe inteiro. Os peixes frescos são ideais para preparar pratos assados, como um robalo ao molho de ervas e especiarias, além de serem bastante utilizados na forma cru na culinária japonesa, como o salmão, atum e peixes brancos. Vale ressaltar que a proteína descongelada deve ser consumida em até dois dias, caso contrário pode apodrecer e causar mau cheiro na cozinha.

Peixes congelados
Os peixes congelados são os mais fáceis de encontrar, pois são vendidos em supermercados e geralmente já estão cortados, pesados e já foram limpos. Os mais encontrados são as tilápias, merluza, arenque etc. Se a opção for a compra do produto nessas condições, eles devem estar bem embalados e conservados em temperatura adequada. Importante verificar se há acúmulo de água ou gelo na embalagem, dando indícios do peso incorreto e embalagem inadequada. Com este tipo de peixe, receitas de pratos com molhos e empanados são as recomendadas.

Peixes secos
Os peixes vendidos secos, como o bacalhau e a manjuba, também precisam de cuidados durante a compra e consumo. As proteínas com essas condições devem estar armazenadas em local limpo e protegidos de poeira e insetos. Observe se há algum ponto de mofo, ovos ou larvas de moscas, além de manchas escuras ou avermelhadas no peixe. Também é ideal que não tenha limosidade superficial e odor desagradável quando manipulado. Pratos como bacalhoada, tortas, patês ou petiscos fritos são os mais indicados para este tipo de peixe.

Com 80 operações, a Água Doce conta com um extenso cardápio com opções que levam peixes, como a Moqueca, o Escondidinho de Bacalhau e a Tilápia em pratos e porções para quem busca por um ambiente aconchegante para comemorar a Sexta-Feira Santa e do Domingo de Páscoa entre família e amigos.

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui